Ajuda - Algas em Excesso e Plantas Amarelas


Hugo Félix

Recommended Posts

Olá a todos...

 

Estou-me a iniciar nos plantados... iniciar assim mesmo no início :P

 

Tenho um aquário de 450litros ciclado, com Discus, corydoras e 1 ancistrus.

 

Estes peixes transitaram todos do aquário mais pequeno...

 

A questão é que se põe é que não consigo meter os nitratos abaixo de 25mg/l, isto mesmo com trocas de água bastante elevadas. Isto deve-se à papa caseira que dou aos Discus...

 

Como é que posso eliminar as algas?

 

Já pensei em por plantas, mas como ainda não arranjei t€€€mpo para a botija de c02 tenho medo que não vinguem... (luz tenho certa de 1w/l)

 

Pensei também em colocar um filtro para nitratos... o que acham da ideia?

 

E já agora... quando as plantas ficam amarelas, é necessário fertilizar... de preferência com ferro, certo?

 

Obrigado pela ajuda amigos.

 

Abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Hugo Felix!

 

penso que não consegues baixar os nitratos, precisamente por não teres plantas e não haver quem os consuma...

qual o teu período de iluminação e TPAs?

como tens uma luz eficaz, acho que deverias começar a plantar rapidamente, embora nesta fase não escolhesses as mais exigentes pela falta do cO2...

 

boa sorte! :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Hugo Felix!

 

penso que não consegues baixar os nitratos, precisamente por não teres plantas e não haver quem os consuma...

qual o teu período de iluminação e TPAs?

como tens uma luz eficaz, acho que deverias começar a plantar rapidamente, embora nesta fase não escolhesses as mais exigentes pela falta do cO2...

 

boa sorte! :puppydogeyes:

 

Obrigado pela ajuda José!

 

Estou a pensar em começar a por umas anúbias e umas echinodorus... estas penso que devem aguentar-se bem se c02.

 

Tenho 11h de luz por dia - 9.30m - 20h.30m.

 

Em relação ao amarelo nas plantas... fertilizo com ferro?

 

Obrigado mais uma vez,

 

abraço.

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem muito mais plantas que se desenvolvem bem sem a adiçição de co2 no aquário. no teu caso, devias começar pelas de crescimento rápido, tais como ceratophylum demersum, limnophila sessiliflora, vallisnerias, hygrophilas, etc. (mesmo que depois as fosses substituindo por outras que gostasses mais). quanto mais rapido se desenvolverem, mais nutrientes serão consumidos e quanto mais plantares, melhor! além de que os peixes só te agradecem (pelos dois motivos!).

11 horas de luz é um exagero para um aquário sem plantas... reduz isso drasticamente, até começares a plantar. depois mantem a luz ligada entre 8 e 10h.

quanto ao mau estado das folhas, pode ser carência de ferro ou potássio, em princípio... mas não deves fertilizar logo de início, deixa as plantas adaptarem-se e segue a sua evolução com atenção.

em simultâneo, vai combatendo as algas com muitas TPAs, sempre!

como só tens um ancistro, podes aumentar a 'brigada da limpeza' com otos, SAEs, neritinas e camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

existem muito mais plantas que se desenvolvem bem sem a adiçição de co2 no aquário. no teu caso, devias começar pelas de crescimento rápido, tais como ceratophylum demersum, limnophila sessiliflora, vallisnerias, hygrophilas, etc. (mesmo que depois as fosses substituindo por outras que gostasses mais). quanto mais rapido se desenvolverem, mais nutrientes serão consumidos e quanto mais plantares, melhor! além de que os peixes só te agradecem (pelos dois motivos!).

11 horas de luz é um exagero para um aquário sem plantas... reduz isso drasticamente, até começares a plantar. depois mantem a luz ligada entre 8 e 10h.

quanto ao mau estado das folhas, pode ser carência de ferro ou potássio, em princípio... mas não deves fertilizar logo de início, deixa as plantas adaptarem-se e segue a sua evolução com atenção.

em simultâneo, vai combatendo as algas com muitas TPAs, sempre!

como só tens um ancistro, podes aumentar a 'brigada da limpeza' com otos, SAEs, neritinas e camarões.

 

Obrigado mais uma vez!

 

Ontem já comprei alguns SAEs e tenho bastantes valisnerias (as únicas plantas no aquário).

 

Vou então comprar as outras que referiu!

 

Abraços e feliz Natal para si e para os seus!

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais