Aquário 70 Lt Brutos


NunecasPTG

Recommended Posts

Boas tardes pessoal, no passado dia 8 recebi um aquário de prenda de anos.

 

Comprei o areão, mais ou menos 8 kg, comprei um filtro de fundo com 2 chaminés, uma "lona" (esponjosa) para pôr por cima do filtro, uns adereços, uma bomba de 150 lt/h e já vinha com uma luz de 100 watts.

Lavei o aquário com água normal (sem detergentes), despejei novamente, coloquei o filtro, instalei as chaminés no filtro, limpei bem o areão com água quente e um escorredor, coloquei a areia dentro do aquário, e alguns elementos de decoração.

 

Enchi o aquário com água da torneira e coloquei um produto aquasafe na mesma (não enchi o aquário na sua totalidade - ficou mais ou menos a 4 cm do nivel das chamines do filtro) depois destas operações, deixei as bombas a filtrar 24 sobre 24 horas por dia, ontem cheguei ao pé do aquário e a áqua estava mais turva que turva...

 

Tirei novamente a água toda e todo o material que tinha colocado.

 

A minha pergunta é:

 

COMO HEI-DE FAZER PARA QUE O MESMO NÃO VOLTE A ACONTECER????

 

Obrigado

Editado por NunecasPTG
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a asneira foi teres tirado a água.

 

Procura aqui no forum sobre o ciclo do azoto vais encontrar a resposta

 

Se fizeres uma pesquisa por agua turva vais ver que essa questão foi mais que discutida.

 

Já agora a chave para o sucesso na aquariofilia é a paciencia.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

a asneira foi teres tirado a água.

 

Procura aqui no forum sobre o ciclo do azoto vais encontrar a resposta

 

Se fizeres uma pesquisa por agua turva vais ver que essa questão foi mais que discutida.

 

Já agora a chave para o sucesso na aquariofilia é a paciencia.

 

cumps

 

Obrigado pela dica. Mas tive a ler sobre o ciclo de azoto, e a água tem tendência a ir ficando clara e cristalina, coisa que nao estava a acontecer, cada dia que passava ficava pior, parecia que tinha gordura...

Por isso é que decidi tirar a água e começar de novo.

 

Já agora, tens alguma dica que me possas dar sobre a montagem do aqua, devo adquirir mais algum material? filtro interno?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o erro foi teres retirado a água do aquário!

 

Tudo indica que o problema se deve a não teres lavado suficientemente bem o areão. Assegura-te que ele fica mesmo bem lavado!

 

Eu aconselho ainda à aquisição de um bom filtro externo. Dentro desse filtro, durante o primeiro mês aconselho que utilizes filtração mecânica e biológica. A biológica através da introdução de cerâmicas no filtro, a mecânica através de carvão ativado. O carvão contribui significativamente para tornar a água mais cristalina.

 

Espero ter ajudado! Paciência neste hobby é fundamental!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu quando disse que o erro foi teres tirado a agua, foi porque é normal nos primeiroas dias de montagem a água ficar turva. Primeiro é porque tem particulas em suspensão depois é o ciclo a iniciar-se que deixa a agua com aspecto leitoso isso ao fim de +- uma semana passa.

 

Quanto ao filtro tambem recomendo um filtro externo que fassa ai uns 300 litros hora de filtragem, quanto ao que o reefdiver disse acerca do carvão activo eu pessoalmente não concordo muito, concordo sim com as ceramicas para a parte biologica e umas esponjas e lã para a mecanica.

 

O filtro de fundo não é usado porque ao fim de algum tempo o areão vai ficar saturado de materia em decomposição estragando a agua, e prejudica as plantas.

 

Não sei se queres ter um aqua de agua quente ou fria, se for quente precisas de um aquecedor e um termometro para controlar a temperatura.

 

E mais uma vez muita paciencia e calma, estes são os segredos para o sucesso, o resto são acessorios.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito Obrigado amigos pelas dicas, são fundamentais.

 

Neste momento já mudei tudo no aqua, o arião laveio umas 3 vezes cada espumador com água a ferver.

 

A placa de fundo o filtro interno Tetra I600 e o resto dos adornos também os lavei todos a 100 %, foi um aoperação que demorou umas 4 horas, depois, tinha já ido à fonte encher uns garrafões de água, já coloquei a água dentro do aqua através de suspensão (garrafão mais alto que o nivel de agua e atraves de uma mangueira, para que a agua não fizesse levantar muita poeira).

 

Ontem quando acabei de colocar a água, ficou toda turva para variar, mas hoje de manha após ter os dois filtros a bombar ao máximo, já tinha um aspecto bastante apetitoso, quase que dava vontade de ser um peixito e atirar-me lá para dentro :)

 

Eu até ponho as fotos, mas só que não sei como colocá-las

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.