Ajuda para tratamento bactopur


Veterinário

Recommended Posts

Olá,

Vou iniciar o tratamento aos meus escalares que têm um problema de bactérias. Eles têm as barbatanas (todas em geral) roídas.

Como se trata de um problema de bactérias aconselharam-me a usar bactopur da sera.

As minhas dúvidas são as seguintes...como deve ser feita a mudança de água (%)?

E com que frequência?

Após ter terminado o tratamento (dias em que uso o tratamento) quanto tempo mais devo deixar os peixes no aquário hospital?

Há algum efeito secundário (coloração do areão e das plantas como azul de metileno)....?

 

Desde já o meu Obrigado

João

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bactopur é utilizado para tratamento de ataques bacteriológicos externos, podes usar no aquário comunitário, primeiro dia dosagem da bula, segundo dia não tratar e terceiro dia novamente a dosagem da bula, TPAs normais, não ataca as bactérias dos filtros, nem afecta as plantas, ivertebrados. Vais ver que os escalares ficam impecáveis, no segundo dia por vezes as barbatanas ficam como queimadas, nos locais onde foram atacadas, isso é efeito do medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselhas-me então a fazer no aquário principal?é que são 320litros de água (devo gastar quase o medicamento todo).

Se fizer o tratamento num aquário à parte, achas que as bactérias que estão a causar este problema podem ficar na água e demais (areão,plantas)?

 

Obrigado banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como coloquei noutro post:

 

Quando deitas o baktopur na água ela fica verde. Após algum tempo desaparece. Não te preocupes.

Quando usas algum tipo de tratamento quimico, se tiveres carvão no filtro, deves retira-lo pois este último tem como um das suas funcionalidades retirar os productos quimicos da água entre outras coisas. Ou seja teoricamente não estarás a fazer nada, pois colocas quimicos de um lado e tiras do outro.

 

Não te esqueças de umas coisas:

- ANTES de aplicar qualquer tratamento quimico verificar se o mesmo é o adequado ao que queres tratar

- LER sempre as instruções antes de iniciar o tratamento

 

Neste caso (backtopur) se eu fosse a ti seguia o seguinte:

- Antes de iniciar o tratamento efectuava uma TPA aí de uns 25%

- Deixava "repousar" um dia, e só após esse dia começava a aplicar o backtopur:

- No primeiro dia deitas as quantidades de backtopur indicada na bula

- No segundo dia não fazes nada

- No terceiro dia deitas as quantidades de backtopur indicada na bula

- Deixava "repousar" um dia, e após esse dia fazia outra TPA de 25%

 

O backtopur serve para tratar fungos, barbatanas roidas, e outras enfermidades.

 

Acho que não cometi nenhuma gaffe. Se assim foi corrijam-me!

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bactopur 50 ml dá para 800 litros, pelo que dizes tens o aquário infestado de bactérias, pois os peixes estão todos com os mesmos sintomas, se fizeres tratamento no aquário hospital, quando voltarem ao pricipal a coisa recomeça. Eu faço uma tpa normal de 30% no final do tratamento, o bactopur consome algum oxigéneo convém o aquário estar bem arejado, se vires os peixes à superfície para respirar, bomba de ar com pedra difusora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Fiz ontem a tpa correspondente ao final do tratamento.

Fui observar os peixes e sinceramente parecem-me iguais! continuam com as barbatanas roídas(rasgadas). Eu sei que o peixe ainda vai passar por uma fase de recuperação, mas de qualquer das formas pergunto se era suposto ter visto sinais de melhoria? Exteriormente parece-me tudo igual aquando do início do tratamento bigsmile

Fiz o tratamento à risca.

Bom Natal

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas vezes uma só "dose" de medicação nao chega... tens que repetir mais vezes.

Outra hipotes é teres errado no diagnostico da doença.

 

Como etá a qualidade da água? (Nitratos, Nitritos e amónia)

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gastei 2/3 do frasco visto que o tratamento era para um aquário com 300litros de água (336 no total). Já agora,quando se diz 300litros brutos inclui o areão (capacidade máxima)ou é só o volume de água?

De qualquer das formas, pensava que era um medicamento potente,não é suposto ter de repetir doses porque senão era uma indicação que eles deviam referir no panfleto do medicamento. Não acham?

 

Quais são os valores correctos para esse testes?

A água está com esses parâmetros controlados porque tenho tido em atenção às tpas.

 

Abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gastei 2/3 do frasco visto que o tratamento era para um aquário com 300litros de água (336 no total). Já agora,quando se diz 300litros brutos inclui o areão (capacidade máxima)ou é só o volume de água?

A litragem que interessa é só o volume de água

De qualquer das formas, pensava que era um medicamento potente,não é suposto ter de repetir doses porque senão era uma indicação que eles deviam referir no panfleto do medicamento. Não acham?

Concordo contigo mas comigo nao resultou para essa doença pelo que optei por comprar um medicamento de outra marca

Quais são os valores correctos para esse testes?

Para os peixes o ideal seria tudo a zero, mas o mais importante seria a amonia e os nitritos a zero ou perto disso

A água está com esses parâmetros controlados porque tenho tido em atenção às tpas.

 

Abraço e obrigado

 

Abraço e Bom natal

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que a litragem para o tratamento é do volume de água. Mas quando se diz 300litros brutos está-se a fazer a referência somente à água?

Que outra marca compraste?deu resultado?

 

Abraço e Bom Natal

 

Quando se diz litragem bruta é o máximo de capacidade do aqua isto é: se tiveres um aqua com 60cm x 30cm x 30cm a litagrem bruta do mesmo sao 54lts enquanto que a real hade ser menos de certeza...

 

O outro medicamento que comprei e resultou na perfeição foi o esha 2000. apliquei a dose reforçada como diz na bula e passado uma semana os peixes estavam a dar sinais de melhorias, ainda apliquei mais uma vez o tratamento normal e ficaram impecaveis.

 

PS: nao estou a dizer que o produto da sera é mau, estou só a dizer que comigo nao resultou...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais