Filtro para aqua de red's e green's


Marco Teixeira

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um projecto em mente para um aqua de camarões, de layout simples e de pouca manutenção.

 

Descrição do projecto:

 

Aqua de 60x28x35 (aproximadamente 45L uteis)

Termo de 75W

2x18W iluminação

filtro diy 200 l/h

 

substrato: Areão preto

decoração: um tronco mopani com fetos de java e uma parede de musgo xmass na traseira e parte das laterais do aqua.

talvez umas eleocaris aciccularis (ainda estou indeciso se as ponho ou não, depois vejo aquando da montagem)

 

não tenciono fazer fertilizações nem usar CO2 e os habitantes serão red's e green's (Neocaridina denticulata sinensis e Caridina cf. babaulti " Green"), e em principio dois kuhlis que vão sair dum aqua asiático pq vai ser remodelado.

 

pretendo fazer um filtro externo aproveitando uma ponta de tubo PVC de 110 (70 cm) e uma bomba de 200 l/h dum filtro interior que existe lá para casa. O tubo irá ser cortado em dois, funcionando em dois modulos separados num dos lado irá levar as materias filtrantes e no outro o termoestato e a bomba.

 

A minha questão é (visto neste momento tenho alguns red's no asiático onde tenho um eheim 2211, e cada vez que o limpo apanho sempre meia duzia ou mais lá dentro) qual a melhor forma para evitar isto?

 

-fazer um overflow?

-colocar uma esponja na ponta do tupo de "aspiração"? - neste caso não irão ficar as materias retidas na esponja tornando assim inutil a filtração mecanica dentro do 1º copo? e com o objectivo da parece de musgo e de retirar os equipamentos de dentro do aqua, uma espoja não fica ... "inestético"? (embora possa sempre ser disfarçada.

 

O que me aconselham?

 

 

Obrigado

 

Abraços

 

Marco

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais