Aqua 30 Litros


João Teixeira

Recommended Posts

Cumprimentos a todos.

 

Os meus pais, ofereceram ao meu filhote de 3 anos um aquário Tetra AquaArt 30 Litros.

 

Neste momento e após todos os cuidados que tive em pesquisar e informar-me como o deveria iniciar, depois da ciclagem da água feita e com os valores sempre correctos de ph a 7 fui equipando o mesmo com o seguinte layout:

 

Aquario Tetra AquaArt 30 Litros

Filtro Tetra EasyCrystal 250 sempre com filtro normal e não de carvão!

Sera Air pump 110 L/h com coluna de ar em toda a parede traseira do aquário (mesmo na zona a delimitar o substrato do areão)

 

Substrato tropica aquacare

Areão próprio para aquário só limpo com peneira e água, sem ser fervido

 

1 Pedra Artificial em resina para não alterar os valores de ph do aquário e não afectar tanto a sua litragem

3 Congensis (Anubia congensis) na parte de trás do aquário

1 Nana barteri (Anubia barteri) em frente do aquário

1 Cabomba verde (Cabomba aquatica) Espantosamente está a desenvolver-se bem e os peixes nem a destruiram ainda ...

3 Carassius auratus (bola vermelha na cabeça e corpo metalizado claro, parecidos com carpas)

 

O resultado é o seguinte:

 

aquariorf1.th.jpg

 

Agora o que me preocupa é o seguinte, começaram a aparecer umas manchas pretas nas folhas (presumivelmente algas pretas devido a excesso de comida e de iluminação - 10 horas)

 

Fiz Mudanças de água durante uma semana de 2 em 2 dias e passei a ter a luz apenas a 4 horas por dia, pelo que li creio que chega para as anubias ... embora a Cabomba se possa ressentir. e retirei as plantas, lavando as folhas manualmente com muito cuidado, tendo saido a maior parte das manchas e acredito ter o problema controlado.

 

Agora, reparei que os peixes estão a ficar com os olhos salientes e um deles com uma pequena mancha branca na cabeça, iniciei prontamente um tratamento com sera backtopur + ectopur e até ver estão felizes e contentes sem que o seu comportamento demonstre qualquer doença a mancha da cabeça já desapareceu.

 

Duvidas :

 

Este tipo de peixes suja muito o aquário pelo que estou a efectuar mudanças de água de 15 em 15 dias altura em que aspiro o areão, será isto correcto ?

 

Com o substrato estou a usar fertilizante liquido 1 vez por semana, deverei igualmente usar 1 pastilha cortada em 4 partes na zona adjacente ao posicionamento das raizes das Anúbias e se sim com que frequência (2 em 2 meses) ?

 

Dúvida não urgente :

 

Na eventualidade de alguma coisa de mal acontecer a estes peixitos devido a ser novato na matéria considero uma possivel evolução para peizes de água quente, mantendo o tipo de plantas que tenho no aquário, sendo este o caso e tendo o mesmo uma litragem efectiva de 27 litros que espécie(s) aconselhavam e em que quantidade ?

 

Já agora podiam dizer a um novato o que significam as siglas TPA (presumivelmente mudança de água) e afins que vejo pelos forums ?

 

Grato pelas dicas e criticas :puppydogeyes:

Editado por Jota-T
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Normalmente os peixes de agua fria, alem de sujarem muito a agua, crescem muito. Quanto ás TPA (troca parcial de agua) de 15 em 15 dias parece-me muito pouco, eu trocava 30 a 40% de agua, no maximo de 7 em 7 dias.

 

Iluminação - penso que não seja necessário estar com apenas 4 horas, eu deixava 8 ou 9 horas ligado, as algas conseguem-se controlar, se mantiveres os nitratos e fosfatos em niveis aceitaveis. Isso é conseguido com TPA, a alimentação só a necessaria se não vais "sujar" ainda mais o aqua, aumentando os nitratos.

 

Fertilização - Eu só fertilizo quando noto alguma deficiencia nas plantas (falta de algum nutriente), mais uma vez há no mercado testes para ajudar.

 

Espero ter ajudado, pelo menos foi essa a minha intenção

 

cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado andorinha

 

No entanto apareceram outra vez as folhas com algumas manchas pretas e um verdete na saida do meu filtro em cascata, será algo a atacar com algum produto para controlo de algas ? ou esperar e efectuar as TPA's de semana a semana ?

 

Relembro, tenho a luz a 4 horas /dia e além disso só reparo que a minha anubia nana anda a perder folhas, tenho quase a certeza que são os marotos a morde-la.

 

que fazer em relação a estas manchas pretas nas folhas e ao verdete que para já é só no filtro ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.