João Teixeira Publicado Novembro 18, 2007 Publicado Novembro 18, 2007 (editado) Cumprimentos a todos. Os meus pais, ofereceram ao meu filhote de 3 anos um aquário Tetra AquaArt 30 Litros. Neste momento e após todos os cuidados que tive em pesquisar e informar-me como o deveria iniciar, depois da ciclagem da água feita e com os valores sempre correctos de ph a 7 fui equipando o mesmo com o seguinte layout: Aquario Tetra AquaArt 30 Litros Filtro Tetra EasyCrystal 250 sempre com filtro normal e não de carvão! Sera Air pump 110 L/h com coluna de ar em toda a parede traseira do aquário (mesmo na zona a delimitar o substrato do areão) Substrato tropica aquacare Areão próprio para aquário só limpo com peneira e água, sem ser fervido 1 Pedra Artificial em resina para não alterar os valores de ph do aquário e não afectar tanto a sua litragem 3 Congensis (Anubia congensis) na parte de trás do aquário 1 Nana barteri (Anubia barteri) em frente do aquário 1 Cabomba verde (Cabomba aquatica) Espantosamente está a desenvolver-se bem e os peixes nem a destruiram ainda ... 3 Carassius auratus (bola vermelha na cabeça e corpo metalizado claro, parecidos com carpas) O resultado é o seguinte: Agora o que me preocupa é o seguinte, começaram a aparecer umas manchas pretas nas folhas (presumivelmente algas pretas devido a excesso de comida e de iluminação - 10 horas) Fiz Mudanças de água durante uma semana de 2 em 2 dias e passei a ter a luz apenas a 4 horas por dia, pelo que li creio que chega para as anubias ... embora a Cabomba se possa ressentir. e retirei as plantas, lavando as folhas manualmente com muito cuidado, tendo saido a maior parte das manchas e acredito ter o problema controlado. Agora, reparei que os peixes estão a ficar com os olhos salientes e um deles com uma pequena mancha branca na cabeça, iniciei prontamente um tratamento com sera backtopur + ectopur e até ver estão felizes e contentes sem que o seu comportamento demonstre qualquer doença a mancha da cabeça já desapareceu. Duvidas : Este tipo de peixes suja muito o aquário pelo que estou a efectuar mudanças de água de 15 em 15 dias altura em que aspiro o areão, será isto correcto ? Com o substrato estou a usar fertilizante liquido 1 vez por semana, deverei igualmente usar 1 pastilha cortada em 4 partes na zona adjacente ao posicionamento das raizes das Anúbias e se sim com que frequência (2 em 2 meses) ? Dúvida não urgente : Na eventualidade de alguma coisa de mal acontecer a estes peixitos devido a ser novato na matéria considero uma possivel evolução para peizes de água quente, mantendo o tipo de plantas que tenho no aquário, sendo este o caso e tendo o mesmo uma litragem efectiva de 27 litros que espécie(s) aconselhavam e em que quantidade ? Já agora podiam dizer a um novato o que significam as siglas TPA (presumivelmente mudança de água) e afins que vejo pelos forums ? Grato pelas dicas e criticas Editado Novembro 19, 2007 por Jota-T Citar
João Teixeira Publicado: Novembro 19, 2007 Autor Publicado: Novembro 19, 2007 Poderia alguém esclarecer-me em relação às minhas dúvidas ? Obrigado Citar
andorina Publicado: Novembro 19, 2007 Publicado: Novembro 19, 2007 Boas, Normalmente os peixes de agua fria, alem de sujarem muito a agua, crescem muito. Quanto ás TPA (troca parcial de agua) de 15 em 15 dias parece-me muito pouco, eu trocava 30 a 40% de agua, no maximo de 7 em 7 dias. Iluminação - penso que não seja necessário estar com apenas 4 horas, eu deixava 8 ou 9 horas ligado, as algas conseguem-se controlar, se mantiveres os nitratos e fosfatos em niveis aceitaveis. Isso é conseguido com TPA, a alimentação só a necessaria se não vais "sujar" ainda mais o aqua, aumentando os nitratos. Fertilização - Eu só fertilizo quando noto alguma deficiencia nas plantas (falta de algum nutriente), mais uma vez há no mercado testes para ajudar. Espero ter ajudado, pelo menos foi essa a minha intenção cumps. Citar
João Teixeira Publicado: Novembro 20, 2007 Autor Publicado: Novembro 20, 2007 Obrigado andorinha No entanto apareceram outra vez as folhas com algumas manchas pretas e um verdete na saida do meu filtro em cascata, será algo a atacar com algum produto para controlo de algas ? ou esperar e efectuar as TPA's de semana a semana ? Relembro, tenho a luz a 4 horas /dia e além disso só reparo que a minha anubia nana anda a perder folhas, tenho quase a certeza que são os marotos a morde-la. que fazer em relação a estas manchas pretas nas folhas e ao verdete que para já é só no filtro ? Citar
Recommended Posts