Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá,

Reparei ontem à noite que tinha um escalar adulto fêmea a dormir de maneira estranha (parecia morto). Toquei nele e instintivamente se levantou e pôs-se normal a nadar pelo aquário.

Hoje de manhã, reparei que ele passou o tempo todo no fundo do aquário. parece que não tem forças para se manter com os outros escalares. Ao dar de comer,ele não vem (ao contrário do que era costume). Exteriormente não apresenta sinais fora do normal. É uma fêmea e tem o ventre dilatado (sinal que vai ter uma postura).

Precisava de ajuda,porque das vezes que isto me aconteceu com outros peixes,eles acabaram por morrer... ::D:

Obrigado.

Cumprimentos

Editado por Veterinário
Publicado: (editado)

Coloquei-o num aquário à parte.

Neste momento apresenta-se deitado de lado no fundo do aquário .

Aumentei a temperatura e pus uma bomba de oxigénio a trabalhar o dia todo, mas ele não apresentou quaisquer sinais de melhoria.

Repito, não apresenta sinais exteriores de doença....será da idade?é sempre uma hipótese

Ajudem-me a ajudá-lo.

Editado por Veterinário
Publicado:

Não há aqui ninguém no fórum capaz de nos explicar o que aconteceu?assim evitava-se futuras situações semelhantes..

Cumps

Publicado:

Adoraria poder ter ajudado mas felizmente os meus escalares nunca apresentaram sintomas de tal doença e nem nunca li nada o assunto..

Há-de haver alguém por aqui que tenha alguma noção.. mas deve estar de férias..

Mas pronto.. entretanto perdeste um escalar, é triste.

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Publicado:

Viva,

Fizeste testes à agua durante o acontecimento?

Pode ter sido algum pico de pH, amonia ou até uma TPA com agua a uma temperatura muito diferente.

Cmprts,

Luis.Dias

Publicado:

Boas

Já me aconteceu mais ou menos o mesmo, só que eu notei que de repente o escalar emagreceu demasiado, havia mais alguna peixes com os mesmos sintomas. O que eu fiz foi mudar de alimento, não consegui ir a tempo do escalar, mas os outros neste momento estão de saude.

Cumps

Publicado:

O pH estava neutro, e nas mudanças de água tenho em atenção de introduzir a água ligeiramente quente (para que n se dê um choque térmico). Quanto à amónia...não tenho testes para ver. Aproveito para perguntar também como eliminar as fezes e partículas dos peixes.. é que tenho um filtro externo eheim1123 e um interno (bastante bom) para um aquário de 180litros, e no entanto, tenho sempre particulas em suspensão!

Quanto à morte do escalar, eu ponho a hipótese de ter sido da comida viva que lhes dei (umas larvas que arranjei dum frasco de amêndoas). Poderá ter sido?

Eu coloco esta hipótese porque já me morreram peixes de forma muito semelhante,quando lhes dei bichos da seda (pequenos,claro).

Poderei ter provocado uma intoxicação?

Este tipo de morte, já me aconteceu algumas vezes em vários peixes, e quero evitá-la de todo, mas para isso preciso de saber o que mudar.

Agradeço pelas respostas.

Cumprimentos

João

Publicado:

ontem morreume um peixe mais ou menos assim... uma colisa femea.. tinha a barriga inchada..e andava sempre no fundo do aquário.. eu vi kk coisa parecido na wikipédia vela se é mais ou menos isto:

This disease is characterised by a swollen or hollow abdomen (Ascites). A concentration of fluid in the body tissues and cavities causes the fish's abdomen to become swollen and appear bloated. Swollen areas may exhibit a 'pine-cone' appearance caused by the fishes scales sticking out. You can best see this by viewing your fish from the top. Fish may also stop feeding, appear off-colour, become listless and/or lethargic, have sunken eyes, and hang at the top or stay at the bottom of the aquarium.

The condition affects the fish's internal organs, ceasing proper function.

Gouramies, Cyprinids (barbs, danios, etc), guppies, betta and goldfish are prone to this disease.

Dropsy is fairly easy to diagnose non-specifically, however, it is much harder to diagnose the cause. The main cause is bacterial infection. The causative agent may be introduced through food or dirty water. Edema second to kidney failure or ascites due to liver or heart failure are other possible causes.

deve ter haver com isso.. é dificil de curar e de achar uma causa possivel :S

Publicado: (editado)

Olá , factos , o descritivo somente desses sintomas não chega para um diagnóstico capaz de te dar alguma ajuda :Saber o setup, do aqua quanto a fglora e fauna ajuda, e os parametros e se possivel incluir foto, seja como for esses sintomas são comuns em algumas doenças nos seus variados estágios , só te digo assim se perdeu equilibrio a nadar foi infecção na bexiga natatória , morrem inchados sim , são bacterias e é fulminante porque rebentam literalmente por dentro com essa infecção.A dropsya só pode ser nesse caso da barriga dilatada se estiverem as escamas levantadas e tb é sintoma de bacterias especificas dessa doença, portanto cheira-me a mudas de água insuficientes (bacterias nocivas) e ou ciclo do aqua por algum motivo foi dar uma volta.

Quanto ao adicionar água quente ou morna ou lá o que seja , é sempre bom mas não estritamente necessário a não ser em tratamentos , como o fizeste , mas podes fazer tpa´s de água fria desde que a tpa seja moderada e não baixe + do que 2º a temperatura.Quando isto acontece a melhor politica é tirar uma amostra de água para ver o que se passa (1L de água ) e fazer logo uma tpa com aditivos de regeneração e removedores de cloro etc.um abraço.

Quanto a dar "bichinhos" vários a eles também é má politica , porque nós até sabemos que não se dá ou sabemos os que são bons para eles pelo menos , eles comer até comem e depois??? Morrem por isto , será que foi aquele alimento , ou será que foi a mosca que meti no aqua ? um abraço.

Jose Palma

Editado por netmaniac