Corydora Doente


Jorge Veloso

Recommended Posts

Boas a todos,

 

Tenho um das duas corydoras com uma mazela de aspecto branco, junto a uma guelrra, e meia-volta ela faz umas piruetas para se coçar no areão.

 

Será fungo, micose?

 

O que devo fazer?

 

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

 

Cumprimentos

Editado por Jorge Veloso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já me tinha lembrado disso, mas a cory já é tão pequena, e a mazela que me refiro também é pequena, tenho dúvidas que numa foto se consiga perceber, vou tentar, se sair alguma foto que valha a pena eu ponho no post.

obrigado de qualquer maneira.

 

Agora vê-se um pontinho vermelho no meio da mazela branca, tirando isso, as piruetas que ela fazia para se coçar, por agora pararam, e parece comportár-se normalmente.

 

Ela é pequenina muita gira (cinzenta ás manchas e dá uns tons de azul metalizado na zona da cabeça), tinha pena que fosse a minha primeira baixa, o aqua fez hoje 3 semanas.

 

Cumprimentos,

Editado por Jorge Veloso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já me tinha lembrado disso, mas a cory já é tão pequena, e a mazela que me refiro também é pequena, tenho dúvidas que numa foto se consiga perceber, vou tentar, se sair alguma foto que valha a pena eu ponho no post.

obrigado de qualquer maneira.

 

Agora vê-se um pontinho vermelho no meio da mazela branca, tirando isso, as piruetas que ela fazia para se coçar, por agora pararam, e parece comportár-se normalmente.

 

Ela é pequenina muita gira (cinzenta ás manchas e dá uns tons de azul metalizado na zona da cabeça), tinha pena que fosse a minha primeira baixa, o aqua fez hoje 3 semanas.

 

Cumprimentos,

 

Acho que está a piorar, agora meia volta fica a boiar na superfície de barriga para cima, vou lá com o dedo para vêr se está morta, e lá vai ela para baixo outra vez.

Aconselharam-me fazer tratamento contra bactérias com com o baktopur da sera, mas estou relutante em meter já quimicos dentro do aqua, só têm 3 semanas...

 

algum conselho?

desfaço-me da cory?

será que os outros peixes vão ficar afectados?

3 x SAE já crescidotes

2 x de fundo dourados, tipo limpa vidros (não me lembro do nome)

e mais uma cory igual

temp: 29~30

ph-7,5

Kh-5

Gh-8

amonia - 0

nitritos - 0

nitartos - 0

Plantas - 13 (feto de java, anúbias, ...)

tronco de videira

rochas avermelhadas

aqua - 138 lt brutos

filtro externo hydor prime20

co2 de saquetas da hydor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes começar por baixar a temperatura para os 23º ou 24º.

Pela descrição o problema poderá ser uma infecção ou parasitas nas guelras, podes fazer um tratamento com eSHa 2000 ou azul de metileno. Tenta arranjar um aquario hospital para o efeito.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Podes começar por baixar a temperatura para os 23º ou 24º.

Pela descrição o problema poderá ser uma infecção ou parasitas nas guelras, podes fazer um tratamento com eSHa 2000 ou azul de metileno. Tenta arranjar um aquario hospital para o efeito.

 

Cmprts,

Luis.Dias

 

Boas,

 

Agora fiquei confuso! todas as informações que andei a pesquisar apontavam para um aumento da temperatura, tu dizes o contrário.

Onde arranjo o azul metileno ou o eSHa 2000? Esse azul é uma substância de um medicamento, têm nome comercial?

Um saco de plástico dentro do aqua, substitui o aqua hospital?

confirmas a minha ideia de que dado o tempo do aqua não seria bom avançar já com um tratamento ao aqua?

 

Obrigado mesmo pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora fiquei confuso! todas as informações que andei a pesquisar apontavam para um aumento da temperatura, tu dizes o contrário.

Oi,

 

Não te confundas. 98% das corydoras conhecidas gosta de temperaturas entre os 22º e os 24º.

As poucas excepções são as sterbai, grossei, adolfoi, as leucomelas e mais uma ou duas que toleram bem os 27º ou 28º.

Já agora, onde viste essas informações?

Onde arranjo o azul metileno ou o eSHa 2000? Esse azul é uma substância de um medicamento, têm nome comercial?

Azul de metileno é... azul de metileno. Tenta ir a uma farmacia e pedir uma solução de azul de metileno a 1%.

O eSHa2000 é um medicamento, que se vende em lojas de aquariofilia.

 

Um saco de plástico dentro do aqua, substitui o aqua hospital?

Nem por isso. A lojistica de tratamento torna-se complicada num saco de plastico.

 

confirmas a minha ideia de que dado o tempo do aqua não seria bom avançar já com um tratamento ao aqua?

Não. Tenta que o recurso ao tratamento e ao uso de quimicos seja MESMO o ultimo recurso.

Se o resto dos peixes, não apresentar sintomas, não faças nada ao aquario. Apenas as regulares TPAs.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Não te confundas. 98% das corydoras conhecidas gosta de temperaturas entre os 22º e os 24º.

As poucas excepções são as sterbai, grossei, adolfoi, as leucomelas e mais uma ou duas que toleram bem os 27º ou 28º.

Já agora, onde viste essas informações?

 

Azul de metileno é... azul de metileno. Tenta ir a uma farmacia e pedir uma solução de azul de metileno a 1%.

O eSHa2000 é um medicamento, que se vende em lojas de aquariofilia.

Nem por isso. A lojistica de tratamento torna-se complicada num saco de plastico.

Não. Tenta que o recurso ao tratamento e ao uso de quimicos seja MESMO o ultimo recurso.

Se o resto dos peixes, não apresentar sintomas, não faças nada ao aquario. Apenas as regulares TPAs.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

 

Ok, obrigado

 

Fiquei esclarecido quanto ás substancias / medicamentos.

Relativamente á info sobre a temperatura, foi em vários sites, foruns, tópicos neste forum etc.

Logo que possa vou arranjar um aqua pequeno para hospital, se não for a tempo para esta, dá para as próximas.

 

já agora tive a ver os sites sobre as corydoras e descobri que há uma espécie muito semelhante ás corys que são as aspiradoras, e pelas fotos que vi são semelhantes ás minhas, fiquei com dúvidas, mas venderam-me como corys.

mas também não é importante. (acho eu)

 

Não vou deitar quimico nenhum no aqua, vou continuar a fazer as tpas semanais de +/- 30~40%

subi um pouco a entrada de água para oxigenar um pouco mais, quanto à temperatura é que é mais complicado, pois mesmo com o aquecedor desligado a dificilmente baixa dos 26, a minha casa é quente!

 

Ps: Está mesmo mal a bicha, fica postrada de lado na superfície. (que pena ;) )

 

aqui vai a foto que consegui:

 

http://bp0.blogger.com/_W4_Fb8ONM_o/RxoReE...1600-h/cory.PNG

 

Cumprimentos

 

Jorge Veloso

Editado por Jorge Veloso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais