Doença olhos baços


Recommended Posts

Caro amigo,

 

Como sabes, quando vais ao médico, uma das primeiras coisas que ele te faz é observar a tua menina do olho. Se estiver baça (e nos humanos não se vê a olho nu), significa que realmente tens um problema.

 

Portanto, neste momento esses teus peixes estão doentes. Apenas temos de chegar à conclusão da doença. Vou-te fazer algumas perguntas que gostaria que me respondesses:

 

1ª Qual o Ph do aqua?

2ª Quando fizeste a última muda de água e qual a percentagem?

3ª Qual a temperatura?

4ª Tens mais peixes no aquário, poderão alguns estar a provocar stress aos outros?

 

Fica Bem!

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nuno

 

Presumo que os teus peixes tenham a córnea (membrana usualmente transparente que cobre a parte da frente do olho )opaca ou esbranquiçada, que é o mais comum .A "menina do olho" é a pupila (parte central preta do olho que se contrai ou dilata adaptando-se á luz como o diafragma de uma máquina fotográfica ) . Por trás da pupila existe o cristalino que corresponderia à lente de uma máquina fotográfica, e que ,este sim, quando se torna opaco constitui o que se chama uma catarata e que também pode ocorrer nos peixes por causas toxicas , traumas infecções ou velhice , mas neste caso vemos uma "bola branca"quando olhamos para dentro do olho do peixe.

As causas para um "olho baço" ou seja edema da córnea podem ser transporte (geralmente é ligeiro e pode afectar só um olho e passa em 24 horas ) ,infecção bacteriana ( a mais comum em peixes de água doce ) ,trauma (geralmente é unilateral ), química ( ex:pH muito ácido - abaixo de 4,5- ou muito alcalino),parasitária ( a mais comum em água salgada devido ao parasita Neobenedenia ).

Geralmente a infecção bacterina tem origem numa má qualidade da água ,nomeadamente falta de limpeza dos filtros mecanicos e falta de TPA,s.

A partir daqui tira as tuas conclusões e se achares que é bacteriano , limpa os filtros mecânicos, faz uma TPA e usa por exemplo Bactopur Direct.

Se a morry é uma molly, ela geralmente gosta de uma água muito mais dura (e até salobra ) do que um acará, portanto talvez não seja a melhor soluçaõ juntá-los no mesmo aquário.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradecido pela ajuda. :wink: tenho o ph -6.8 temp-27 , a ultima tpa foi a duas semanas . no caso do " morry " a femea anda sempre a inportunalo , devido a ele ser ainda mais pequeno que ela. o meu filtro extriorfoi limpo + ou- a dois meses. agradecia ão rui que me explica-seo que é bactopurt direct . omeu peixe é mesmo um morry azul

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que te referes a um Thropheus Moori (Ciclideo Africano PH ideal 8,0) e a um Uaru amphiacanthoides(Ciclideo Americano PH ideal 6,2) tens um PH intermédio e que para ambos os peixes os permite ambientarem-se perfeitamente.

 

No entanto em termos de comportamento tens 2 peixes opostos, o UARU é calmo e o Moori é muito activo e agressivo. Isso pode estar a provocar stress no Uaru. De qualquer forma diz-me quando apareceu o olho nevoado e quando fizeste a ultima muda de água? Também o que limpas quando limpas o filtro?

 

Quanto ao antibiótico o Nifurpirinol é dos melhores se não o melhor do momento, no entanto a versão Backtopur Direct é agressiva ás Bacterias do Filtro(Nitrificantes), e dai que devemos de fugir da sua utilização. Tens o Backto Tabs da SERA que não é agressivo porque é um alimento com Nifurpirinol.

 

Seja como for vamos 1º defenir se ele necessita de medicação ou não.

 

OK?

 

Diz qualquer coisa.

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao morry o mario ja o identificou , os meus morrys não inportunão os outros peixes ,limitam-se a andar atras um do outro. os olhos começaram a ficar assim a tres dias a tras . a ultima muda de agua foi a duas semanas , quando limpo o filtro , lavo-o com agua retirada do aquario sem esfregar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Amigo,

 

Já vi que sabes o que fazes e que inclusive observas os teus peixes com atenção. Temos ambos a noção que o baço no olho em principio significa apenas que aldo se passa com o teu UARU, mas não sabemos exactamente o quê, porque inclusive tens o teu aquário "afinado". Se o baço aumentar poderemos estar perante um problema real do olho e portanto temos de estar atentos, mas eu penso que será uma situação passageira. No caso de se manter penso que irás ter mais manifestações a nivel externo. Até lá sugiro que apenas observes o teu peixe, utilizes apenas alimentos congelados por terem bons niveis de proteina, não sendo no entanto dificeis de digerir e que os utilizes para fazeres 2 desparazitações internas:

 

1º Desparasitas ao nivel das Bactérias Anaérobicas que por vezes se desenvolvem no sistema digestivo dos peixes causanto infecções internas e inclusive bolsas de Oxigénio que por vezes causam falta de apetite, apatia, etc..., se o teu peixe estiver doente no momento em que o seu sistema imonológico cair mais é nesse momento que elas irão têr maior desenvolvimento. Utiliza Flagil (Metronidazol - compra na Farmácia) é 1 comp. 50mg para 1 cubo de congelado e alguma vitamina para peixes, deixas descongelar, misturas bem e depois dás a todos os peixes (não afecta as Bactérias Nitrificantes-Filtro).

 

2º Durante mais 2 dias alimentas com congelado sem nenhum tratamento, e em seguida desparasitas ao nivel de parasitas internos, o método é o mesmo que com o Flagyl só que utilizas a substância Paraziquantel, são comprimidos de 50mg que podes encontrar ou em Veterenários (visto ser um Tenicida para Cães e gatos) ou na Farmácia em qualquer dos casos tens que salientar que só queres a substância base, porque existe em várias marcas e só poderá ser a formula base e não a que diz a marca + PLUS, essa mata os teus peixes derivado de alguns excipientes que tem. (MARCAS -Zipiran, Tenilvet, Droncit, Paraquistel, etc...mas nunca + PLUS escrito em frente á marca)

 

Nota: este produto também pode ser utilizado para desparasitar externo mas nesse caso é utilizado numa diluição de 1 comprimido 50mg para cada 50 litros de água. Seja como for se os teus peixes estão a respirar bem e não apresentam nenhuns sinais externos não deverás de fazer a desparasitação externa, esta deve ser efectuada só no momento em que os parasitas possam estar á vista porque se estiverem encapsulados, de nada servirá.

 

Faz só o ponto 1 e 2 e se alguns sinais exteriores aparecerem volta ao forum.

 

Um Abraço e as melhoras do UARU.

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza Flagil (Metronidazol - compra na Farmácia) é 1 comp. 50mg para 1 cubo de congelado e alguma vitamina para peixes, deixas descongelar, misturas bem e depois dás a todos os peixes (não afecta as Bactérias Nitrificantes-Filtro).  
Cada comprimido de Flagyl contem 250 mg de Metronidazol e naõ 50 mg .A dose na comida é 1% ,isto é 1 gr por 100 gr de comida,ou seja 1 comprimido por 25 gr de comida ( um cubo pesa menos e o peixe rejeita o medicamento ). A forma ideal de fazer é diluir o comprimido num poco de água e deixar a comida nesta solução durante pelo menos 2 horas para impregnar ou então voltar a congelar a comida (ideal) porque se não limitas-te a deitar comida e comprimidos para a água porque o peixe não vai ingerir a concentração necessária de medicamento.

 

Nota: este produto também pode ser utilizado para desparasitar externo mas nesse caso é utilizado numa diluição de 1 comprimido 50mg para cada 50 litros de água. Seja como for se os teus peixes estão a respirar bem e não apresentam nenhuns sinais externos não deverás de fazer a desparasitação externa, esta deve ser efectuada só no momento em que os parasitas possam estar á vista porque se estiverem encapsulados, de nada servirá.  

 

A dose de prazinquantel na água é 2 mg/lt ,ou seja um comprimido ( 50 mg )por 25 litros de água .

Os gyrodactylus e os dactylogirus não encapsulam ,estaõ agarrados á pele e às branquias respectivamente , e colocam ovos que caem para o fundo dos aquarios e que conforme a temperatura podem eclodir em 48 horas e reinfestar os peixes.

O prazinquantel é sempre eficaz se os vermes estiverem presentes . Geralmente repete-se a dose passada uma semana para apanhar os vermes dos ovos que entretanto ecodiram.

 

Neste caso não vejo qualquer relação dos parasitas com o problema do olho que pode ter sido provocado por trauma contra objectos ou por outro peixe. Se for bacteriano aparecerão provavelmente ulceras na pele e apodrecimento das barbatanas ,mas aí seria indicado usar um antibiotico e não um desparasitante.

Se naõ for bacteriano ,provavelmente resolverá por si.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, peço desculpa pelo erro de dizer que cada comp. tinha 50mg e serem 250mg de metronidazol, no entanto custumo fazer o tratamento com 1 comp. de 250mg. e nesta dosagem e posso-te dizer que é a dosagem indicada por exemplo pelo BASSLER. E tenho tido sempre excelentes resultados. Qualquer cliente que entre no meu estabelecimento vê que aqui os peixes de importação comem-me á mão.

 

Quanto á desparasitação apenas a indiquei por prevenção para o caso de o peixe piorar e o sistema imonológico caia, o peixe não entre em apatia e outros sintomas lógicos em momento de doença.

 

Fica Bem!!

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

como não utilizo muitos medicamentos no meu aquario tenho pouco conhecimento sobre eles , aproveitei os vossos para tirar alguns nomes , e como administrar . gostava de saber se estes medicamentos servem para combater mais algumas doenças . Queria informarvos que os olhos dos meus peixes ficaram normais sem ser necessario intrevir , não sei o que se passou mas o que interessa é queeles agora estão bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 anos depois...

como não utilizo muitos medicamentos no meu aquario tenho pouco conhecimento sobre eles , aproveitei os vossos para tirar alguns nomes , e como administrar . gostava de saber se estes medicamentos servem para combater mais algumas doenças . Queria informarvos que os olhos dos meus peixes ficaram normais sem ser necessario intrevir , não sei o que se passou mas o que interessa é queeles agora estão bem.

 

Errado, o que interessa é saber qual foi a causa para não voltar a acontecer, pois podem não ter tanta sorte como da primeira, se isso aconteceu foi derivado a algo e convem tentar descobrir o que foi e corrigir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais