Recommended Posts

Publicado

Boas.

Bem isto parece um inferno, acontece todas as porcarias de uma vez, desta vez é o meu namorado que tem um barbo estranho, ele anda meio parado e quando nada e tipo aos arranques, as vezes ao respirar abre imenso as guelrras, e as faizas pretas estão mais escuras que o normal, aqui vai o video e alguem que me diga o que poderá ser, sinceramente eu estou desanimando. :D

http://members.netmadeira.com/jnunes/barbo%20tigre.avi

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Terás de defenir melhor o ambiente em que o animal está para perceber-mos em 1º lugar se há alguma razão para ele adoecer. Em qualquer aquário deveriamos de têr sempre a noção dos seguintes valores:

PH (Dureza Permanente), GH (Dureza Geral), KH (Dureza Carbónica), NH3(Estado Liquido-Amónio no caso de PH - 7,0)/NH4(Estado Gasoso-Amoniaco no caso de PH +7,0), NO2 (Nitrito), NO3 (Nitrato), PO4 ( Fosfatos), Fe (Ferro), Cu (Cobre), Temperatura, CO2(Dioxido de Carbono), O2 (Oxigénio).

Lógicamente que não precisamos de testar todos os dias estes valores mas de quando em quando não se perdia nada se verifica-se-mos se estava tudo dentro dos valores. Relativamente a testar todos estes valores seria preciso ter uma mala cheia de testes para os fazer e portanto custaria muito dinheiro, se tiveres hipótese OK, se não a loja onde vais habitualmente deveria de te dár alguma assitência a esse nivel cobrando algo ou não consuante a política da mesma.

Normalmente os peixes adoecem devido á má qualidade da água onde estão. Se tiveres má água não te serve de nada fazeres tratamentos. Por vezes basta corrigir um valor que está errado na água para os peixes melhorarem.

Boa Sorte!!!!

Publicado:

Boas.

Os valores da agua medidos a semana passada eram:

Temp: 26ºC

PH: 7.4

GH:6

KH:6

Amonia:0

Nitritos:0

São apenas estes os testes que tenho.

Esta semana vou medir apenas hoje, pois ontem estive na casa dele mas nao elvei os testes, mas penso que da agua nao é porque ha sempre o cuidado das TPA's, deitar pouca comida de uma vez, limpezas de filtro a cada 15 dias.

Agora o que eu queria saber era que tratamento fazer ao peixe antes que seja tarde demais :lol:

Ja consultei o manual da sera e nao encontrei nada especifico para o barbo, preciso da ajuda dos entendidos.

Publicado:

Em 1º lugar bate certo com o que lhe disse visto que o Ph para esse tipo de peixe deveria ser abaixo de 7,0 na minha opinião o ideal sera na ordem de 6,8 para que possa pôr todo o tipo de peixes com ele, de qualquer forma ele tolera e até gosta de ph mais baixo. Com a dureza carbonica nesse nivel o ph irá necessitar de algumas doses de PH MENOS para baixar e só quando ele estiver estabilizado durante 48 horas é que podes dizer que tens o ph verdadeiramente estabizado.

Quanto ás TPA deverias de preparar a água cá fora já com o Ph estabilizado para não provocares instabilidades de ph no teu aquário.

Penso que é mais importante acertares a água do que fazeres qualquer introdução de medicamentos, até porque tenho observado que tens pedido ajuda para vários peixes o que quer dizer que tens o aquário desregulado.

(Já agora podias descrever-me qual a forma como fazes a manutenção ao filtro, e que filtro é, e que aquário é)

Publicado:

Boas.

Este peixe nao é meu, é do meu namorado, ou melhor era... Quanto ao manter barbos com este ph, eu se que nao é o ideal, mas sobrevivem, e os outro problemas com peixes que tive, esses sim são meus, foram parasitas nos escalares e uma femea que foi espancada pelo macho, a femea ja está muito melhor, e isto tudo em aquarios diferentes, pois o casal tinha sido separado para reprodução.

Fiz os testes a agua do aquario dele e estão iguais a semana passada.

Os restantes barbos estão perfeitamente saudaveis, tive a analisar o peixe e nao vi nada de estranho a nivel exterior, ele era muito mais pequeno que os outros, penso que também possa ter morrido com falta de comida e por agressoes dos grandes, pois os grandes a comerem nao deixam a comida chegar a metado do aquario, e como e normal dos barbos eles andam sempre a se perseguir um ao outro.