Recommended Posts

Publicado (editado)

Num dos meus aquas está a acontecer um fenómeno estranho.

Um por um e já vão dois, os meus discos, estão de repente a aparecer com escoriações na pele, olhos opacos e a nadar erráticamente, de lado de cabeça para baixo.

Os outros parecem bem, um pouco escuros, mas parecem bem e comem, só que parece uma coisa a alastrar.

Não sei o que fazer, já aumentei a oxigenação do aqua e dei-lhes um pouco de sal para desinfectar, mas nada .

Um já morreu, no sábado e agora apareceu outro.

Tem a barbatana um pouco descolorada.

Preciso de ajuda

ph - está a 6,8 - no sábado estava no limite mínimo do teste e suspeitei de acidose, mas agora o ph está bom

nitritos 0,0

nitratos está em valor aceitável

amónia 0,0

Editado por rodrigogpmm
Publicado: (editado)

Opinar à distancia é dificil mas....

É sempre preferivel PH desajustado do que oscilante, ainda mais com discus.

Penso que cometeste um erro GRAVE que foi assustares-te e "mexeres" no ph, ou com grandes TPAS ou, mais grave ainda, com quimicos.

Esta desorientação deve ter originado uma GRANDE oscilação de ph, o que para os discus é fatal.

Começam a nadar "ao sabor da corrente", algumas vezes inclinados para baixo, outras para cima...outras à superficie...ou no fundo.

Se tenho razão, lamentávelmente, não podes fazer nada, resta-te esperar.

Irão seguramente morrer todos.

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

João,

Obrigado pela resposta.

Este problema começou antes de eu adicionar seja o que for. Está é a ir um por um.

Nãofiz tpa's grandes, antes pelo contrário, porque não queria alterar muita coisa.

primeiro foi um pequeno que começou a ficar cheio de manchas e a nadar ao sabor da corrente, e ficou-se, passados dois dias e já a tentar fazer um tratamento com esha 2000 e um pouco de sal, porque pensava ser algum ataque bacteriano, ficou um maior com os mesmos sintomas.

Tenho 3 no aquário, que ainda estão bem e vivaços, mas tenho medo que seja em cadeia.

RMM

Publicado:

...e o ph que no sábado estava abaixo do minimo, qual?

e hoje (2ª feira está a 6,:-D, como?

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
...e o ph que no sábado estava abaixo do minimo, qual?

e hoje (2ª feira está a 6,:-D, como?

JPM

Essa alteração talvez possa ter sido induzida pelo facto de o co2 ter sido cortado, e aumentei a oxigenação do aquário através de pedra difusora.

O sal também pode ter intervindo.

A questão é que os primeiros sintomas surgem antes de qualquer intervenção da minha parte, e depois da minha intervenção, passados dois dias, outro disco aparece com exactamente o mesmo problema.

Por isso é que tenho medo de não estar a conseguir identificar o problema.

A tpa. que fiz ontem foi minima, acrescentei dois baldes de água e fiz uma sinfonagem ligeira do aqua, para poder eliminar potenciais factores deteriorização da água, atarvés ed matéria orgânica.

Publicado:

que quantidade de gás estás a injectar no aquaário?

isso faz cair o ph bruscamente. vai medindo o ph 2 vezes por dia e trocas de agua 20% dia

parece-me stress e quando estão debilitados tudo lhes aparece

mete a temperatura a 30/31 graus , o esha 2000 parece-me bem

eles comem bem?

Ricardo Ferreira

o meu plantado

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

A quantida de co2 é aquela que sai do fiusor da nutrafin.

A filtragem é um 2213, com esponja principalmente. O aquário tem 230 litros.

DAqui a uma semana ou duas vou substituir por um 2217.

RMM

O filtro foi limpo há 1 mês.

O que me estranha é a nadar completamente irregular e as escoriações na pele e os olhos baços.

Como disse inicialmente desconfiei da acidose.

RMM

Editado por rodrigogpmm

Olá e cloro , tens o teste ? um abraço. salva esses gajos . compra água de garrafão e testa o cloro .lembrei-me desta até pode ser um "tiro" no escuro.

p.s. Eu de noite induzo ar com a pedra difusora onde tenho o co2 caseiro, o co2 apanha boleia para a superficei, de dia desligo.... o ar , mas o co2 tá sempre a bombar.

Jose palma

Editado por netmaniac
Publicado:
Olá e cloro , tens o teste ? um abraço. salva esses gajos . compra água de garrafão e testa o cloro .lembrei-me desta até pode ser um "tiro" no escuro.

p.s. Eu de noite induzo ar com a pedra difusora onde tenho o co2 caseiro, o co2 apanha boleia para a superficei, de dia desligo.... o ar , mas o co2 tá sempre a bombar.

Jose palma

Não pode ser cloro, porque o problema surgiu antes de uma muda de água.

Desconfio de acidose ou de oidium, (não se é assim que se escreve). Estou neste momento a atacar com esha 2000 e exit da esha. Vamos ver se dá.

Mas obrigado na mesma.

Abraço

Publicado:
Não pode ser cloro, porque o problema surgiu antes de uma muda de água.

Desconfio de acidose ou de oidium, (não se é assim que se escreve). Estou neste momento a atacar com esha 2000 e exit da esha. Vamos ver se dá.

Mas obrigado na mesma.

Abraço

olá de novo , então eu inclino-me também para a acidose ou alcalinose, eu já tive um "erro" desses , parece-me que o teu não foi assim muito grave, eu morreu-me mais de 20 ciclideos , GH, KH, a dureza é importante quando se mexe no PH , e eu fiz uma correcção e fui trabalhar , 7 horas foi suficiente .

Houve um pico de PH alcalino , com a correcção , e estabilizou outra vez , isto deu-lhes cabo dos orgãos internos , até chorei , a minha esposa também , por isso regra se queres mexer na água com quimicos , puxa uma cadeira e senta-te , e observa ao minimo sinal de stress testa a água , e continua .

O oodinium é um mal muito mais mortal também e se for esse não esperes , faz uma boa observação dos peixes , compra um óculo de ourives , e observa.um abraço.

Jose Palma

Publicado:
olá de novo , então eu inclino-me também para a acidose ou alcalinose, eu já tive um "erro" desses , parece-me que o teu não foi assim muito grave, eu morreu-me mais de 20 ciclideos , GH, KH, a dureza é importante quando se mexe no PH , e eu fiz uma correcção e fui trabalhar , 7 horas foi suficiente .

Houve um pico de PH alcalino , com a correcção , e estabilizou outra vez , isto deu-lhes cabo dos orgãos internos , até chorei , a minha esposa também , por isso regra se queres mexer na água com quimicos , puxa uma cadeira e senta-te , e observa ao minimo sinal de stress testa a água , e continua .

O oodinium é um mal muito mais mortal também e se for esse não esperes , faz uma boa observação dos peixes , compra um óculo de ourives , e observa.um abraço.

Jose Palma

óculo de ourives??

Essa nunca tinha ouvido falar, como é que detecto o oodinium, sei que tem a ver com escurecimento, mas preciso de mais conselhos?

RMM

Publicado:

Depois de tratamento 3 dias com esha 2000 e exit, o disco que passou os ultimos dias deitado no aqua hospital, está agora a tentar levantar-se. Vamos ver se volta a conseguir nadar, pelo menos, está mais vivaço.

Abraço

RMM