Recommended Posts

Publicado

Eu criei este filtro para utilizar em uma bolinha de 1,5 litro e se for fazer um igual que seu aqua não ultrapasse os 2 litros, porque a vasão dele é muito baixa.

O filtro foi baseado nos usados antes de inventarem a bomba submersa (nos anos 80), ele é tocado por um compressor, e o segredo é uma espécie de "cachimbo", e o funcionamento é semelhante ao do "filtro de copinho", com uma entrada de ar (mangueira de ar 3/16") uma saída do ar jundo com a água (usei uma mangueira de 3/8") e o corpo ou copo (usei uma mangueira de 1"), e para fechar a boca do corpo usei tela de nylon, uni a outra extremidade entre as duas mangueiras menores, com um ferro de solda e tudo vedado com silicone .

Pic_9511_10.jpg

detalhe do "cachimbo", tudo muito artezanal!!!

O ar tende a subir e como ha um pequeno intervalo entre as bolhas (cheio de água) elas empurram a água para cima, veja no detalhe abaixo:

Pic_8102_20.jpg

detalhe

Pic_9511_11.jpg

vista lateral

Pic_9511_14.jpg

vista frontal

Pic_9511_7.jpg

vista superior, a água borbulha pelo lado direito, desce e passa por baixo da placa do centro, sobe e cai pelo lado esquerdo, deixei um espaço para plantas palustres para ajudarem na filtragem biológica.

Em outubro fiz uma modificação e simplifiquei a entrada do filtro porque a tela de entrada do outro entupiu, com aquela alga branca que dá em volta do difusor dde CO², vejam as fotos:

Pic_8102_5.jpg

Pic_8102_6.jpg

É só uma mangueira de ar 3/16"(de onde vem o ar do compressor) ligada lateralmente a uma um pouco mais grossa de 3/8"(onde sobe a água para o filtro), coladas com cola bonder e vedadas com silicone.

Explicando melhor:

O ar entra pela mangueira menor e encontra-se com a coluna d'água dentro da mangueira maior, e a tentedência de todo ar dentro do líquido é subir para a superficie, então ele sobe empurrando a água que esta junto a ele (entre as bolhas) criando um fluxo continuo, e chega ao filtro dolado direito por baixo, que tem uma proteção na frente impedindo da água de sair por esse lado, aí ela entra pelo filtro desse e passa por debaixo da placa que esta no meio (esta placa não vai até o fundo) dele, sobe e sai pelo lado esquerdo onde é aberto e esta no mesmo nível da entrada.

É mais ou menos assim:

Pic_8102_3.jpg

Entendeu???

Pic_9511_15.jpg

Detalhe de onde entra a água no filtro, repare que deixei esta parte aberta em cima para o transbordamento, caso o perlon suje a ponto de não deixar a água passar.

Pic_9511_8.jpg

Detalhe da água saíndo do filtro, é pouquinha mesmo.

Aquele pedaço de acrilico em baixo é para a água não escorrer para trás (pingadeira).

Não estava nos meus planos fazer a base mas resolvi cria-la pq o filtro ficou 2 cm maior do que eu esperava, mas foi bom pq estabilizou o aqua e virou uma peça só, utilizei o que tinha a mão, que era uma placa de izopor de 1cm.

Pic_9511_13.jpg

Aqui é o meu aquario de 1,5 litro com o filtro já terminado e encapado com papel adesivo madeira, para não parecer tanto uma cafeteira.

Pic_9511_36.jpg

Qualque dúvida é só perguntar!!!

Abraços

Werlei Purgatto

Todas as espécies têm sido domadas pelo homem.A língua, porém, nenhum homem a pode domar. Tg 3,7-8

av-28239.gif

• 3 semanas depois...
Publicado:

Baseado neste teu fantastico projecto comecei a fazer também um filtro tipo esse para mim. Mas depois apercebi-me que apenas precisava de algo que agita-se a agua e então simplifiquei.

esta aqui o out come:

imagem1063jl5.jpg

imagem1062ym7.jpg

Cumprimentos

• 1 ano depois...
Publicado: (editado)

epa isto nao da pra deixar morrer!!! simplicidade a primeiro de tudo

é um exemplo do que se pode fazer com os globos.

Editado por maneljaquim

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!