Recommended Posts

Publicado

Caros Amigos,

Iniciei-me com discus há cerca de 2,5 meses.

Os meus peixes tem medidas compreendidas entre 6 e 10 cm.

Vivem em água com os seguintes parâmetros: Temp. 28º ; PH 6,8 ; NH4 - 0,05 ; NO3 - 1 ; GH - 12 ; KH - 2.

Aspiro o fundo de areão 2 X semana alternando com trocas parciais de água 2 x por semana (20% de cada vez).

São alimentados 2/3 x dia, com comida congelada ( artémia, larvas mosq. vermelhas e mistura especial discus - cor. boi, camarão, etc) alternada com comida seca (tubifex, granuldo Sera e flocos Krill JBL).

Aparentemente os animaizinhos estão óptimos de saúde.

As QUESTÕES que gostaria de colocar predem-se com os cuidados preventivos de saúde.

- Devem os discus ser desparazitados ou não? Se sim com que regularidade?

- Que tipo de medicamentos podem ser usados e em que percentagens?

- Devem ser utilizadas vitaminas? Quais?

- Que outros cuidados preventivos deverão existir para além destes?

Gostaria de saber experiências pessoais, sobretudo de pessoal com experiência de discus.

Cumprimentos,

Jacinto Silva

Publicado:

amigo Jacinto Silva:

Essa temperatura se subir um pouco mais até aos 30º não se perde nada.

veja se mantem o ph mais ácido, na ordem dos 5.0 a 5.5 Isto o conselho que lhe dou, porque tendo estes parâmetros de ph, não se preocupará muito com a amónia eté porque esta só se tornará perigosa a partir do ph 6.5 conforme descrito nas tabelas.

Quanto à comida não exagere, porque o excesso de comida também é prejudicial. Uma vez por semana devem passar fome!

Quanto à desparazitagem embora ainda sejam pequenos, mas por questão de precaução deve desparazitá-los, aconselho a consultar este site:

http://pwp.netcabo.pt/0243658901/artigos3.htm

Quanto às mudas de água estás a portar-te muito bem. No entanto nunca é demais dizer que a troca das águas deve ser feita pelo menos uma vez por semana em 40% do volume do aquário e com água de um depósiso previamente preparada e nunca água directa da torneira.

Abraço:

A. Machado

Publicado:

Caro amigo,

Machado,

Obrigado pelas dicas que me deixou !!!

Foi-me bastante útil a leitura que fiz no site que me indicou.

Um abraço.

Jacinto Silva