Doença Ou Envenenamento? :(


Recommended Posts

Boas, vou tentar ser breve e o mais especifico possivel pois ñ tenho possibilidade de colocar fotos. Comp+rei 3 CAE's há 5 dias, passadas 24h encantado pk a limpesa nas algas era visivel, há 3 dias dei por falta dum CAE, qdo o encontrei tava escondido c a cauda toda ratada, pensei logo q tinham sido os amigos a tentar fazer-lhe a folha, óntem reparei q na zona afectada da cauda tinha 1 tufo esbranquiçado e a respiração do peixinho muito acelerada. Ñ pude isola-lo pk só tenho 1 termostato e de certeza ñ iria aguentar a baixa de temperatura.

O pior aconteceu hoje, ao olhar hoje à tarde pro Aqua reparei q o meu beta tava c a boca ligeiramente inflamada e esbranquiçada e as barbatanas mto fechadas e meias esfarrapadas, a cauda tinha uma linha em cima esbranquiçada, tentei toca-lo e já qse ñ reagiu apesar d ainda nadar, pensei logo em fungos, primeiro o CAE q pensava ser maltratado pelos outros e de repente o Beta q até óntem inda comia (comia mto bem, ñ gostava d flocos, só comia minhocas vermelhas liofilizadas) e ñ tinha nd de estranho. O beta morreu ao fim da tarde :(

 

Será q estes 2 casos estão relacionados? Ajudem-me p.f. se puderem...

Agora até tava td a normalizar, dps de mais de 30 dias a ciclar, valentes TPA's e bem sucedidas para baixar os Nitritos e os Nitratos (tá a estabilizar há +/- 1 semana) e controlar as algas q tavam a proliferar, amanha ia começar a fertilizar as plantas, dps de conseguir manter o Aqua c mto menos algas e água mais cristalina acontece-me isto!!

 

Aqua: 80*30*40

Iluminação: 2*18W (Daylight 6500k+Grolux 10000K) ligada 10h dia

Temperatura: 25 graus

Fauna: 3 Viúvas, 5 T. Serpaes, 2 Corydoras, 3 CAE's, 1 G. Pérola e menos 1 beta)

Flora: Anúbia, Feto Java, Rotala, Egeria densa, HZ, Cabomba e outra q ñ sei o nome

Filtro: Eheim 2213

Parâmetros da água: PH-7, NH3-0.6 ppm, NO3-20 ppm, NO2-0.1 ppm

 

Desculpem ter sido tão extenso, mas era só para ser o mais concreto possível :bad-words:

 

Abraço e obrigado

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas wilchespires,

 

 

Cheira-me que poderá ser um ataque de bactérias, esses sintomas de barbatanas esfarripadas, fechadas... boca ligeiramente inflamada e esbraquiçada...

Faz um tratamento ao aquario com Baktopur Direct da Sera.

 

Vai dando noticias

 

Cumprimentos

 

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou contigo Jorz

Parece-me que os teus peixes foram afectados por uma bacteria chamada Flexibacter Columnaris, faz o que o Jorz diz , aplica Sera Backtopur, usa o liquido que não é tão potente e não elimina totalmente as bacterias nitrificantes do teu filtro

Um abraço

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou contigo Jorz

Parece-me que os teus peixes foram afectados por uma bacteria chamada Flexibacter Columnaris, faz o que o Jorz diz , aplica Sera Backtopur, usa o liquido que não é tão potente e não elimina totalmente as bacterias nitrificantes do teu filtro

Um abraço

 

 

Boas, antes de mais mto obrigado por darem atenção a este tópico e por deixarem a vossa opinião :P só agora visualizei as respostas pk tenho tado a trab dsd manha, agora já ñ vou a tempo de comprar esse medicamento, só msm amanhã demanha. Pra já ñ vejo mais nenhuma alteração negativa no Aqua, o CAE ñ o encontro e o resto dos peixes estão aparentemente normais.

Desculpem, ñ kero tar a ser aborrecido, mas agora surgem-me outras dúvidas, se ñ for esse o problema dos meus peixes esse tratamento ñ irá afectar negativemente os outros peixes e as plantas? Poderei fertilizar as plantas ou é aconselhavel esperar? Se vou fazer um tratamento ñ devo fazer TPA's certo? Será q aumentar a temperatura do Aqua ajuda tb? Dsc estas perguntas tds :/...

 

Abraço tds e meu mto obrigado

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, antes de mais mto obrigado por darem atenção a este tópico e por deixarem a vossa opinião :) só agora visualizei as respostas pk tenho tado a trab dsd manha, agora já ñ vou a tempo de comprar esse medicamento, só msm amanhã demanha. Pra já ñ vejo mais nenhuma alteração negativa no Aqua, o CAE ñ o encontro e o resto dos peixes estão aparentemente normais.

Desculpem, ñ kero tar a ser aborrecido, mas agora surgem-me outras dúvidas, se ñ for esse o problema dos meus peixes esse tratamento ñ irá afectar negativemente os outros peixes e as plantas? Poderei fertilizar as plantas ou é aconselhavel esperar? Se vou fazer um tratamento ñ devo fazer TPA's certo? Será q aumentar a temperatura do Aqua ajuda tb? Dsc estas perguntas tds :/...

 

Abraço tds e meu mto obrigado

 

 

Comecei o tratamento óntem com Sera baktopur, o CAE tb acabou p morrer, os resto dos peixes parecem bem, amanha é a segunda dose do medicamento, nas indicações fazia referencia simplesmente a 3 dias de tratamento (1º e 3º dia, o 2º é de intervelo), alguém me sabe dizer se 2 dias dserá o suficiente ou pode-se fazer um reforço de mais 1 dia?

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais