Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos! :)

Já há algum tempo que sou praticante desta magnífica arte que é a aquariofília, mas nunca me tinha debruçado desta maneira sobre ela. Resolvi aparecer por cá há um tempo, por curiosidade, e eis que chegou a altura de participar neste fórum.

Estive a ler uns artigos por aqui, procurei umas coisas sobre plantados e fiquei fã deste tipo de aquários. Resolvi "desenterrar" um de 54L (60x30x30) que para aqui tinha, para me iniciar.

Vi umas fotos paisagísticas que estavam num destes tópicos daqui do fórum e tentei fazer algo que se assemelhasse ao natural. Tenho umas dúvidas para vós e que, se fosse possível, gostaria que me esclarecessem (e que as irei colocar mais adiante). Vou passar ao esquema:

relevo.jpg

vistas.jpg

Legenda:

1. Ricia fluitans

2. Eleocharis acicularis

3. Tronco com Vesicularia dubyana

4. Hemianthus callitrichoides "Cuba"

5. Monosolenium tenerum "Pellia" - presa à rocha vulcânica

6. Ceratophyllum demersum "Foxtail"

7. Micranthemum umbrosum

8. Didiplis diandra

9. Hemianthus micranthemoides

10. Limnophila aquatica

11. Vallisneria nana

Paisagem natural:

05aq5.jpg

Estou a pensar colocar peixes lá dentro, mas ainda não me decidi por quais. Provavelmente meia dúzia de neons e meia dúzia de arlequins com mais uma ou outra espécie, alguns invertebrados ("Amano shrimp") e talvez um SAE. Logo verei. :)

As minhas perguntas são:

1. Plantas a mais? Se sim, quais as que poderiam sair fora?

2. Qual a melhor iluminação? Estaria a pensar numa T5 de 55W 8000K. Será adequada?

3. Este projecto é executável num aquário destas dimensões? O que é que alterariam?

Todas as críticas ao projecto são bem-vindas e serão tomadas a sério, uma vez que todos os comentários que aqui vi foram uma ajuda (e um estímulo) forte para reavivar "o bichinho" da aquariofília que estava adormecido. :-D

Cumprimentos a todos,

Pedro

P.S.: Peço desculpa pelo facto de os desenhos não terem uma escala muito apropriada. Bem tentei, mas não tenho jeito nenhum para o desenho. :) Lá em cima, quando refiro que sou "praticante", não especifico se sou bom ou mau praticante...vou "praticando"...:? e gostaria de praticar melhor. :-D

"Life is a fatal disease" - Nuno Bettencourt

Publicado:

Eu acho que são demasiadas plantas para um aqua tão pequeno e que a hemianthus "cuba" não pode ficar por detrás da eleocharis.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Publicado:

talvez este projecto se torne dificil nao por causa do grande nº de plantas nem pela existencia de 2 tipos de substratos, mas sim pelas reduzidas dimenções do aqua.

mas, nao é impossivel, longe disso.

penso que podes avançar com esse projecto e depois se gostares ai sim já partes para algo maior.

relativamente projecto penso que ´nao tá mau, mas temta pensar um pouco melhor se se justifica usares 2 tipos de substratos, o aqua é pequeno e pode criar confusão isso.

os relevos tão bons, dão uns aspecto mais bonito ao aqua.

relativamente ás plantas, talvez o aqua com elas todas se torne numa selva, mas eu pessoalmente até gosto.

fk bem e avança com o projecto

..:: Carlos Amorim ::..

Publicado:
Eu acho que são demasiadas plantas para um aqua tão pequeno e que a hemianthus "cuba" não pode ficar por detrás da eleocharis.

Porquê? A Hemianthus "Cuba" ficaria com iluminação insuficiente?

Sendo assim, tens alguma proposta que tente uniformizar mais ou menos o lado direito, ficando um "equivalente estético" ao da paisagem, com menos plantas?

talvez este projecto se torne dificil nao por causa do grande nº de plantas nem pela existencia de 2 tipos de substratos, mas sim pelas reduzidas dimenções do aqua.

mas, nao é impossivel, longe disso.

penso que podes avançar com esse projecto e depois se gostares ai sim já partes para algo maior.

relativamente projecto penso que ´nao tá mau, mas temta pensar um pouco melhor se se justifica usares 2 tipos de substratos, o aqua é pequeno e pode criar confusão isso.

os relevos tão bons, dão uns aspecto mais bonito ao aqua.

relativamente ás plantas, talvez o aqua com elas todas se torne numa selva, mas eu pessoalmente até gosto.

fk bem e avança com o projecto

É certo que as dimensões não ajudam... Em relação ao substrato, o efeito seria muito "agressivo"? Era isso que querias dizer? Ou mesmo confuso, de "anarquia total"? banana rock

Agradeço desde já estes dois comentários/críticas. Muito úteis (como sempre) e que me ajudarão a repensar alguns aspectos do aquário e a estudar a melhor maneira de decorá-lo.

Qualquer sugestão/comentário/crítica será aceite.

Muito obrigado desde já e cumprimentos,

Pedro

"Life is a fatal disease" - Nuno Bettencourt

Publicado:
Porquê? A Hemianthus "Cuba" ficaria com iluminação insuficiente?

Sendo assim, tens alguma proposta que tente uniformizar mais ou menos o lado direito, ficando um "equivalente estético" ao da paisagem, com menos plantas?

O problema é que não se vai ver... Porque não só a hemianthus? Como já disse, tens muitas plantas para um espaço tão pequeno.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!