Recommended Posts

Publicado

Cumprimentos a todos.

Gostava que alguém, na medida do possível, me ajudasse a "criar" um aquario nas melhores condições.

Vou mandar fazer um aquario com 100 cm de comprimento, 50 cm de profundidade e 70 cm de altura.

Neste aquario queria meter apenas tubarões.

Já tive a ler alguns artigos e a ver descrições de alguns, mas não consigo encontrar a nem a diversidade que existe de tubarões, nem as plantas que se devem meter, nem muita coisa mais, mas a isso eu chamo um pouco de ignorância da minha parte (por ser iniciante).

Será que alguém me poderia dar uma mãozinha, ou informar-me aonde posso tirar as duvidas que vão desde que tubarões posso misturar passando pelas plantas, enfim, tudo! ou quase...

Desde já o meu obrigado se alguém puder ajudar.

Cumprimentos,

Paulo

Publicado:

Convidava-te primeiro a veres o topico Gigante dos rios, nos peixes e invertebrados para nao caires no mesmo erro. Quanto ao aquario se podesses aumentar o comprimento eles agradeciam e muito, visto para estes ser mais importante o comprimento do que a altura. Sao peixes que se assustam muito, por isso as pedras e decoracoes nao deverao ter pontas salientes onde se possam magoar. Quanto a plantas deveras ter algumas pois li algures que acalma-os, aconselho-te a plantas de folha resistente. Outra situacao de experiencia propria, eles custumam mais comer a noite, ou quando a luz esta desligada, por isso 1alimento antes de te deitares e de ter em conta. Uma planta de folha larga era bom de forma a fazer sombra, pois nao sao amantes de muita luz.

Publicado:

Acho que nesse erro vou tentar não caír.

Já para evitar alguns erros, e mesmo antes de mandar fazer o aquario, ou comprar o que seja, quero colocar todas as minhas duvidas e questões para fazer o minimo de erros possível.

Obrigado pelas dicas em relação às rochas, mas mesmo assim ainda restam algumas duvidas. Vou pondo só uma ou duas de cada vez para não afugentar as ajudas...

Posso misturar todo o tipo de tubarões? Misturar o bala, com o martelo, com o bicolor, ou com os outros todos que vocês me poderiam dizer...?

O aquario irá ficar num local, que, infleizmente, de momento não pode ter mais de 100 cm de cumprimento, loal esse que é um quarto/escritório, que durante o dia tem pouca luz, e de noite, ou a partir do final da tarde, apenas estou lá eu, no computador, como agora...

Mais uma vez, obrigado por toda a ajuda que me possam dar.

Publicado:

Podes juntar a vontade c balas, estes sao mais de uma parte intermedia do aquario, e sao mt sociaveis e pacificos. Normalmente podes juntar quase todos, expecto peixes territoriais, pois vao estar sempre a massacrar os coitados, pois a pele do martelo e fragil. Bicolor e tramado, nao e mt sociavel, podes ter problema, tinhe um Labeo Frenatuss que e da mesma especie do bicolor e nao dava descanco ao bala e aos limpa vidros e limpa algas, tudo o que seja do mesmo tamanho e parecido. E quanto a neos e peixes dessas dimensoes ao inicio n ha problema, mas se os martelos ficarem c 1tamanho consideravel poderam eventualmente virar comida. Mas podes sempre ter sorte bigsmile e nao teres conflitos. Depende muito da personalidade do peixe, do tamanho do aqua e seu espaco. Mais apertados maiores conflitos.

Publicado:

olá!

concordo com tudo o que disse o DMFV!

realmente é pena não poderes ter um aquario mais comprido, pois já estou a ver o que vai acontecer aos pangasius (martelo) quando atingirem um certo tamanho e começarem a dar cabeçadas nos vidros... estes peixes são muito nervosos e assustam-se muito facilmente! o aquario deverá estar num local não muito movimentado... e não ligues a luz do aquario sem primeiro deixa-los habituar à luz do dia.

Publicado:

Olá.

Obrigado pela ajuda que me estão a dar.

Para já só vai ter 100 cm de comprimento. Se amanhã necessitar de mais, é apenas uma questão de reconfiguração do quarto.

Sabem aonde posso ter uma "lista" com, se possível, algumas imagens de mais alguns tipos de tubarões?

Publicado:

pois é a questao do comprimento é o mais importante, principalmente para o tubarao martelo que no meu caso entreguei um com 60 cm , mas que ainda cresce mais podendo atingir mais de 1 metro.

alem disso olhava para o aquario e sentia o stress do animal, que me deixava triste.

ps: ja que vais fazer um aquario de raiz quanto mais cumprido melhor.

Publicado:

Bem,

Estive a olhar para mais umas imagens, e realmente vou desistir do tubarão martelo.

O tubarão bala é certo. Provavelmente vou querer também um bicolor.

Algumas sugestões para completar o aquário? ;)

Cumprimentos

Publicado:

Acho que fizeste a escolha certa. Tenho 2tubaroes martelo e realmente ou tens um tanque enorme ou passaram a vida a a tentar sobreviver. E pena ja nao poder voltar a tras, estou afeicoado aos bichos. Tens de ter equipa de limpeza nao te esquecas. 2/3coridoras, 2 SAE, e prai 2/3limpa-vidro, tenta escolher limpa-vidros que nao fiquem com grandes dimensoes, e so pq passaras muito tempo a arranjar as plantas, sao pacificos mas revirao o aqua. Tudo o resto em relacao a peixes, depende do teu gosto, colisas, botias palhaco,Trichogaster, etc. Antes de comprares pensa muito bem primeiro para nao serem mt agressivos, pq o bala nao se defende e nao muito parecidos c o bicolor para ele nao os chatear. O bicolor e capaz de andar sempre atras dos SAE e CAE devido ao facto de todos serem Ciprinídeos.

http://www.aquahobby.com/b_gallery.php, talvez nao seja o melhor site, mas tem muitas especies com fotos.

Publicado:

acho que fizeste muito bem em desistires dos 'martelos' ::D:

só mais uma 'achega': não mantenhas 1 bala sozinho... eles gostam de companhia, aposta em 3 exemplares, mas tem em atenção que eles tambem crescem bastante, por isso, cuidado com o resto da fauna para evitares sobrelotação, que é o pior que pode haver num aquário (lembra-te da regra de ouro: 1cm de peixe (estado adulto)/litro de água).

boa sorte com o teu 'tubaronário' 8)

Publicado:

Muito obrigado pela ajuda que me estão a dar.

Vou "estudar" um pouco mais sobre o assunto e depois digo-vos como está a correr.

Cumprimentos

Publicado:

Ora bem,

Gostava da vossa opinião acerca desta pré-escolha:

- 3 Tubarão Bala

- 1 Tubarão Bicolor

- 2 Coridora albino

- 1 Colisa Azul (cobalto)

- 1 Tricogaster azul

- 1 Peixe elefante

- 1 Botia paquistanesa (Botia Lohachata/Almorhae)

Digam-me se é uma boa escolha, se devo retirar ou acrescentar alguns.

Pelo menos acho que cumpro a regra de ouro (obrigado josé mendonça): 204 cm de peixe (adulto) para 300 L de água

Publicado:
Ora bem,

Gostava da vossa opinião acerca desta pré-escolha:

- 3 Tubarão Bala

- 1 Tubarão Bicolor

- 2 Coridora albino

- 1 Colisa Azul (cobalto)

- 1 Tricogaster azul

- 1 Peixe elefante

- 1 Botia paquistanesa (Botia Lohachata/Almorhae)

Digam-me se é uma boa escolha, se devo retirar ou acrescentar alguns.

Pelo menos acho que cumpro a regra de ouro (obrigado josé mendonça): 204 cm de peixe (adulto) para 300 L de água

É uma escolha, acima de tudo tu é que sabes, podes ter a sorte de todos se darem. A minha opiniao é que o tricogaster vai chatear muito a colisa, e se colocas 1 sempre podes por 1casal. O peixe elefante é sem duvida um dos peixes mais bonitos que se pode ter, para mim talvez o peixe mais interessante de todos, pela sua personalidade e não, mas muito dificil se nao tiveres condicoes. Tive 2, 1 foi emagrecendo ate... e o outro foi parte de 1acidente no aquario,mas tambem ía pelo mesmo caminho. Posso te dizer que é obrigatorio ele ter 1refugio escuro, em que nao seja incomodado, por isso nao compres muito pequeno, o areao deverá ser fino para nao se aleijar. Os meus so pegavam em artemia e larva de mosquito e aconselhavel a dar quando estiver a luz desligada ou a noite. É 1peixe muito exigente. Quanto aos outros nao ha problema, o bicolor tem 3 para chatear por isso deve cansar-se mais,lol . Good luck bigsmile

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!