Biotopo Amazonico Low Tech


Recommended Posts

Possuo um aqua de 100x30x40 que pretendo trocar futuramente por um de 120x40x50 a fim de 'dar' mais espaço aos meus discus... tenho a ideia de formar um biotopo low tech mas com um layout minimamente 'trabalhado' por forma a utilizar as plantas correctas para os 72 w de luz que pretendo. O que peço aos foristas e principalmente aos mais 'experts' e se tenho condiçoes para levar este projecto...

 

 

 

 

Abraço,

 

 

 

 

Sérgio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola sergio!

 

para o teu futuro biotopo amazónico de 240L, acho os 72w insuficientes, uma vez que as plantas com menores exigências quanto à iluminação, são africanas (anubias, bolbitis) ou asiáticas (fetos, musgos, algumas crytpos)... talvez alguém com mais conhecimentos na matéria te possa sugerir alguma outra nativa americana, porque eu acho que nem as echinodorus mais resistentes conseguirão sobreviver...

 

boa sorte :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , José

 

 

o que pretendo mesmo e usar meia duzia de plantas so para dar algum 'verdinho', pretendo somente mante-las saudaveis sem grandes preocupaçoes quanto a sua rapida evoluçao e crescimento... ( o trabalhinho nao me deixa aventurar-me em plantados densos...)pensei em :

 

 

- anubias nana

- anubias barteri

- musgo de java

- fetos de java

 

 

prefiro poucas mas apostar mais no arranjo do layout, um tronco porreiro e tal... de referir tambem que o aqua esta mais centrado na fauna do que na flora, dai querer manter a coisa o mais simples e facil possivel.

 

PS: tenho todo o tempo para pensar neste projecto... quero faze-lo com muita calma pois estou inclusivamente a pensar fazer um esboço do layout... quando tiver tempo posto o dito cujo.

 

 

obrigado pela resposta,

 

 

Abraço,

 

 

Sérgio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , José

o que pretendo mesmo e usar meia duzia de plantas so para dar algum 'verdinho', pretendo somente mante-las saudaveis sem grandes preocupaçoes quanto a sua rapida evoluçao e crescimento... ( o trabalhinho nao me deixa aventurar-me em plantados densos...)pensei em :

- anubias nana

- anubias barteri

- musgo de java

- fetos de java

prefiro poucas mas apostar mais no arranjo do layout, um tronco porreiro e tal... de referir tambem que o aqua esta mais centrado na fauna do que na flora, dai querer manter a coisa o mais simples e facil possivel.

 

PS: tenho todo o tempo para pensar neste projecto... quero faze-lo com muita calma pois estou inclusivamente a pensar fazer um esboço do layout... quando tiver tempo posto o dito cujo.

obrigado pela resposta,

Abraço,

Sérgio Sousa

 

 

Pois, como foi dito, se é biotopo, essas plantas não são americanas, são asiaticas e africanas, em relação às echinodorus, eu tenho as Bleheri com 60wt em 240 lt e dão-se bem (eu sei, eu sei .... tenho que fazer qq coisa em relação à iluminação ......)

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como foi dito, se é biotopo, essas plantas não são americanas, são asiaticas e africanas, em relação às echinodorus, eu tenho as Bleheri com 60wt em 240 lt e dão-se bem (eu sei, eu sei .... tenho que fazer qq coisa em relação à iluminação ......)

 

 

as minhas echinodorus têm se aguentado e têm crescido novas folhas com apenas 36watts+15watts num aqua de 120cm©x 40cm(L)x50(A) , vejam lá aqui :

Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > FOTOS E VIDEOS- Fotos E Videos Dos Meus Discus

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, como foi dito, se é biotopo, essas plantas não são americanas, são asiaticas e africanas, em relação às echinodorus, eu tenho as Bleheri com 60wt em 240 lt e dão-se bem (eu sei, eu sei .... tenho que fazer qq coisa em relação à iluminação ......)

 

 

 

pois... tens razao. se fosse mesmo biotopo para os discos era so meter la uns barrotes( troncos) e ja estava, mas compreendeste-me... e mais tentar adaptar umas plantazinhas ao cenario do que fazer propriamente um biotopo a regra...

Outra coisa, mencionei 72 watts de luz mas sao 76W ( mais w menos w).

 

 

Obrigado pela resposta,

 

 

Abraço,

 

Sérgio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas echinodorus têm se aguentado e têm crescido novas folhas com apenas 36watts+15watts num aqua de 120cm©x 40cm(L)x50(A) , vejam lá aqui :

Aquariofilia.net > ÁGUA DOCE > FOTOS E VIDEOS- Fotos E Videos Dos Meus Discus

 

 

Boas Joao,

 

 

e com base nessas experiencias que pretendo explorar este projecto, e mais um exemplo que vou ter em conta.

 

 

Obrigado,

 

Abraço,

 

 

Sérgio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais ... para sabermos do que estamos a falar ai vai o setup:

 

 

-aqua juwel rio 240 (upps mais a publicidade)

 

-filtro eheim ecco 2236

 

- termostato jaeger 250w

 

- CO2 caseiro com difusor dymax

 

- iluminaçao 2x 38w power glo + flora glo

 

- bomba de ar sera 250 ( apenas ligada durante a noite)

 

- substracto sera floradepot + areao negro de rio

 

flora: ja referenciada

 

fauna: 2 discus, 15 cardinais, 4 botias palhaço(nao sao bem amazonicos... mas simplesmente adoro-os), 7 neons negros, 5 ottos, 5 corydoras bronze, 1 ramirezi

 

 

 

e acho que e tudo...

 

 

abraço

 

 

Sérgio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes de mais ... para sabermos do que estamos a falar ai vai o setup:

-aqua juwel rio 240 (upps mais a publicidade)

 

-filtro eheim ecco 2236

 

- termostato jaeger 250w

 

- CO2 caseiro com difusor dymax

 

- iluminaçao 2x 38w power glo + flora glo

 

- bomba de ar sera 250 ( apenas ligada durante a noite)

 

- substracto sera floradepot + areao negro de rio

 

flora: ja referenciada

 

fauna: 2 discus, 15 cardinais, 4 botias palhaço(nao sao bem amazonicos... mas simplesmente adoro-os), 7 neons negros, 5 ottos, 5 corydoras bronze, 1 ramirezi

e acho que e tudo...

abraço

Sérgio Sousa

 

 

experimenta por umas echinodorus, são do biotopo, dão o preenchimento pretendido e não precisam de muita luz.

 

AQUI

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

experimenta por umas echinodorus, são do biotopo, dão o preenchimento pretendido e não precisam de muita luz.

 

AQUI

 

 

Boas, Matt

 

Es Grande!!!!!

 

muito obrigado!!! eu vinha usando somente o site da Tropica como referencia... como disse atras nao pretendo seguir o biotopo a regra.... senao nao estava a pensar em meter anubias e musgo de java.... se calhar nem devia ter mencionado o biotopo em si... apenas um meio termo entre biotopo algo mais elaborado a nivel de layout sem exagerar nas plantas .

 

 

e ja agora- com botias palhaço a mistura biotopo, biotopo nao e ..... :)

 

 

Abraço,

 

 

 

Sérgio Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

Boas, Matt

 

Es Grande!!!!!

 

1.93mt :D

 

muito obrigado!!! eu vinha usando somente o site da Tropica como referencia... como disse atras nao pretendo seguir o biotopo a regra.... senao nao estava a pensar em meter anubias e musgo de java.... se calhar nem devia ter mencionado o biotopo em si... apenas um meio termo entre biotopo algo mais elaborado a nivel de layout sem exagerar nas plantas .

e ja agora- com botias palhaço a mistura biotopo, biotopo nao e ..... :)

Abraço,

Sérgio Sousa

 

fazes o biotopo e dizes que o botia está de ferias na bacia amazonica :?

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Esta pergunta vai parecer estúpida mas será que não há a espécie correspondente aos Botia, mas amazónico? É que realmente são peixes lindíssimos...custa abdicar deles num comunitário.

www.catiasilva.com/chinchilas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.