O Meu Discu é Cego!?!?!?!


mex1co

Recommended Posts

Boas a todos !!

 

Tenho aquarios ha cerca de 6 anos, mas só recentemente tive coragem para comprar o meu primeiro Disco.

 

 

Acontece que passaados 15 dias ele continua com muito medo e esconde-se sempre quando vou dar comida.

 

Por vezes chega a ir contra a decoração, de tão assustado.

 

 

Acho estranho como passados 15 dias ainda não me associe a alimento, e não se faz à comida que lhe dou.

 

Dou com ele no fundo, à procura de restos de comida no meio do areão, tal como uma corydora!, e se me aproximo assusta-se.

 

Tenho 5 marcas diferentes e só uma vez por outra mostra interesse no que lhe está a passar à frente da boca.

 

O mais estranho para mim é o facto de ele não conseguir aspirar a comida para a boca, perseguindo-a no fundo do areão sem conseguir comer!

 

Quando a comida lhe passa à frente, e das raras vezes que mostrou interesse, não consegue ter "pontaria" para aspirar a comida para a boca!

 

 

Será que vê mal? :wink:

 

Serei eu que sou eu, que sendo um principiante em discus, que estou a fazer algo errado?

 

 

De resto ele tem bom aspecto, nada pelo aquario todo, por vezes nada perto da superficie por entre as plantas e parece saudavel, mas não me parece que esteja a comer, e assusta-se muito com a minha presença.

 

 

Aqua com 90 L, muitas plantas, CO2, 10 neons, 1 cory, ph estável, 2 Trocas parciais de àgua por semana, 30ºC, mas 1 único exemplar de discus :wink:

 

 

 

Qual é a vossa opinião?

 

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas!!

 

Ja experimentas-te comida viva?? por exemplo alevins de gupie ou larvas de mosquito?

isso vai relembra-lo que ele é o predador do aquario.

 

Qual o PH do teu aqua??

 

um aparte...

 

quando meto as maos dentro do aqua os meus escondem-se dentro dum tronco oco.

arranja-lhe algo grande para ele se esconder de ti.

userbar03.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cego não deve ser.

Mas, sózinho, anda seguramente muito triste.

Os discus gostam de companhia, arranja-lhe uns amigos, mais 4 ou 5.

Mas não te preocupes muito com esse comportamente.

Os meus estão cá vai fazer um mês e quando alguém se aproxima, fogem como o diabo da cruz.

Mesmo quando lhes vou dar de comer.

Uns palermas.

Tenho a sorte de passar o dia inteiro com eles ao meu lado, a pouca distância e os gajos já se habituaram á minha presença, desde que não faça movimentos bruscos, pelo que disfruto imenso da companhia nos momentos em que eles não estão assustados.

Mas lá vão acabar por se habituar ás pessoas, aos movimentos e aos barulhos.

Dou-lhes artémia e krill congelados de manhã, flocos ao almoço e granulado ao jantar. Na comida congelada, um dia adiciono vitaminas e noutro extracto de alho.

Comem que nem bestas, quer no cone, quer no areão, e já se nota a diferença de tamanho, tirando um, coitadito, que está magrito e não tem crescido.

Esse anda-me a preocupar.

Mas, como o teu, nunca comem quando meto a comida no aquário.

Escondem-se logo.

Põe-lhe a comida congelada num cone para avaliares melhor a quantidade que o gajo está efectivamente a comer.

E, em circunstância alguma, dás ao tipo seja que porcaria for criada em água doce.

Mas, acima de tudo, arranja-lhe companhia.

Abraço

Pedro

 

(só agora reparei no volume do aqua. Arranja também um aquário maior. Isso é muito, muito curto)

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O disco ainda não deve estra ambientado, o idela era três Discos nesse aquário, mas ele aquário é muito pequeno para três, com dois vai haver sempre um dominante e se não for ele vai andar ainda mais triste, por isso o melhor é dares tempo e calma que ele vai ambientar-se. Pois ele come do chão não deve comer é quando tu estás por perto, por exemplo os meus quase sempre comem no chão e raramente quando estou a dar a comida, fazem sempre um compasso de espera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É provavel ele andar assim por estar sozinho, sem mais discus, mas com 90litros é complicado teres mais. Pode ser que aos poucos ele se vá habituando. Mas os discus nesse aspecto são complicados.

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Antes de mais, concordo 100% com o facto que o problema desse bicho é a solidão. Num cardume, havendo uns mais 'azelhas' e outros mais vivaços,os azelhas tendem a aprender com os vivaços e fazerem-se à vidinha...se não têm exemplo, é complicado. Portanto, Arranjar maneira de aumentar o numero de discus, sff... um aquario com maior litragem, é imperativo.

 

Depois, deixo-te aqui um truque, algo que eu observei nos discus e que acho muito engraçado, e que pode ser util nessa questão em concreto deles comerem 'em cima' ou 'em baixo'. É assim:

 

Arranjas uns pés de cetarophyllium demersum, ou outra qualquer planta flutuante do genero, e deixas a flutuarna superficie da agua. Depois, poes uns flocos junto das plantas, no sentido da corrente, de modo a que o 1º sitio para onde irão, com a corrente do filtro, é ficar 'presos' nas plantas...è claro que boa parte irá afundar +- de imediato, mas tenta que parte fique presa. Afasta-te do aquario. Depois, os flocos que restarem irão afundado espaçadamente, durante algum tempo. Vais ver que o animal se vai habituar à 'comida que vem de cima', e vai ficar, quando habituado, a mirar as plantas flutuantes à espera da paparoca...e vai chegar a uma altura, que assim que um floquito comece a cair lá de cima, já lá esta o gajo pronto para o papar...

 

Isto é um comportamento que eu, casualmente, observei nos meus discus: é certo que aqueles mamões nunca tiveram problemas em comer, ele é em cima, no meio , em baixo... é uma desgraça para a carteira, mas pode ser que resulte no teu, e, espero eu, teus, pois tens mesmo de lhe arranjar companhia. Mais 2, no minimo...

 

Abraço

Fausto

Editado por Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais