Cianobactérias


Visitante

Recommended Posts

Li há algum tempo algures num dos tópicos deste fórum (já não me lembro exactamente onde :lol: ...) uma chamada de atenção sobre cianobactérias.

 

Alguém me poderia indicar exactamente do que se trata, qual a importância que estas bactérias têm para a Aquariofilia e, se tiverem uma influência negativa nos aquários como se previne o aparecimento das mesmas?

 

Desde já obrigado! :(

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cianobactérias são microorganismos semelhantes a bactérias, com metabolismos muito distintos e têm clorofila, tal como outros pigmentos para a fotossintese. São de cor verde azulada. Aparecem em condições de periodos prolongados de luz intensa sobre o aquário. Podem ajudar um pouco no ciclo do azoto, enxoufre e carbono, mas quando em grande quantidade podem excretar produtos toxicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado caotropheus.

 

Como é que se determina onde começa a «grande quantidade» a partir da qual o grupo de cianobatcérias pode começar a «excretar produtos tóxicos»? Formam-se manchas grandes no fundo do aquário, sobre o areão por exemplo? Fixa-se nos vidros?

 

E como é que se pode remover as cianobactérias, uma vez determinado que a quantidade presente no aquário é demasiado abundante? Raspa-se dos vidros, tal como as algas "green-spot"? Diminui-se o fotoperíodo?

 

Obrigado desde já pelos esclarecimentos que me possas dar!

 

 

PiterMaikal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes reduzir as cianobactérias reduzindo a intensidade luminosa e o nº de horas de luz. Podes também raspar para manter o vidro limpo. Tenho aquários há mais de 25 anos e nunca tive intoxicações motivadas por cianobactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Eu no Amazónico de 84L já tive uns vestigios de cianobacterias no arião e nas cabombas, mas por enquanto estão controladas. Mas na minha "estufa de plantas" houve um grande aparecimento, e graças ao Taslixado, consegui controlalas. Utilizei agua oxigenada, 1ml por cada 20L, durante 3 dias seguidos, à noite. Desapareceram totalmente!!! :P Mas no caso de o aquário ter peixes, pelo o que o Taslxado me disse, os peixes-gato não aguaentam o tratamento, devem ser retirados antes de se usar a água oxigenada. Também se usa eritromicina, é um antibiótico, mas além de ser caro, só é vendido com receita médica!!! :P Mas em ambos os processos é de referir ainda que a colónia de bactérias do filtro fica bastante reduzida, podendo mesmo todas elas morrer!!! :wink:

 

Fiquem bem... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais