Recommended Posts

Publicado

Boas

Este é um dos dias mais trágicos na minha experiência na aquariofilia... banana rock Eis o que se passou...

Há cerca de três semanas experienciei o meu primeiro nascimento de alevins de guppy. Como é sabido nem todos sobrevivem devido ao apetite dos adultos, mas mesmo assim consegui salvar cerca de 20 para a maternidade dentro do aquário principal. O seu crescimento estava sujeito às condições dos adultos, com 10 horas de luz diária e alimentação duas vezes ao dia. Tudo corria bem e em pouco mais de três semanas alguns já mediam cerca de 1 cm. Para minha alegria, ontem de madrugada outra fêmea deu à luz, desta vez consegui salvar cerca de uma dezena. Como 30 peixes numa maternidade tão pequena me parecia mal, resolvi arranjar um pequeno aquário e montar uma maternidade maior para dar melhor qualidade de vida aos pequenotes...

Com cerca de 15 L, instalei um filtro de esponja e lã de vidro, um aquecedor de 25W e iluminação básica, ficando o aquário sem mais elementos para conseguir a maior litragem possível. Utilizei a água do aquário principal e ciclei durante um dia pois não me pareceu necessário mais tempo, dado que a água era a mesma. Transferi os alevins com o devido processo de adaptação e tudo me pareceu bem ao início, com os peixes a nadarem livremente pelo aquário. Até no que diz respeito ao filtro que temi ter potência a mais, verifiquei que ao aproximarem-se da entrada os alevins afastavam-se rapidamente e sem dificuldade. Isto de manhã... quando cheguei a casa à noite tinha meia dúzia mortos e outros que não me pareciam em grande estado. Num momento de pânico ou como medida de segurança resolvi transferi-los outra vez para o aquário principal. Hoje de manhã estavam praticamente todos mortos, à excepção de 7 ou 8. Espero que pelo menos estes se salvem...

Desculpem o testamento mas tentei ser o mais preciso para ver se me ajudam. O que se terá passado? O que fiz mal para que não se repita? Os parâmetros de água do aquário principal são: pH +/- 7, Amónia 0 e Nitratos 12,5 mg/L.

Obrigado desde já

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Publicado:

Boas...

Tenho um aquário com as mesmas medidas que o teu, e tenho os mesmo peixes ( falando em guppies ), e por isso, o que te posso dizer, é que os deixes no mesmo aquário onde nasceram. Existem muitas opiniões que te aconselham usar maternidades, mas, para mim, prefiro continuar a deixa-los no aquário de nascença. Não me preocupo em vê-los quando nascem, até porque quando menos os vejo melhor, é sinal que andam "refundidos" nas plantas... Depois lá vão aparecendo com um tamanho maior.

Sendo assim, aconselhava a colocar alguma plantas para os "camuflares", tipo cabombas que são de rápido crecimento e se tornam densas.

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Publicado:
Boas...

Tenho um aquário com as mesmas medidas que o teu, e tenho os mesmo peixes ( falando em guppies ), e por isso, o que te posso dizer, é que os deixes no mesmo aquário onde nasceram. Existem muitas opiniões que te aconselham usar maternidades, mas, para mim, prefiro continuar a deixa-los no aquário de nascença. Não me preocupo em vê-los quando nascem, até porque quando menos os vejo melhor, é sinal que andam "refundidos" nas plantas... Depois lá vão aparecendo com um tamanho maior.

Sendo assim, aconselhava a colocar alguma plantas para os "camuflares", tipo cabombas que são de rápido crecimento e se tornam densas.

Boas!

Já é o que acontece. O meu aquário não é um verdadeiro plantado mas tem algumas plantas e eles de facto vão sobrevivendo a esconder-se dos adultos. Só os mudei porque queria salvar o máximo possível. Vou seguir o conselho e deixa-los estar...

Obrigado:)

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)