João Ferreira Publicado Dezembro 7, 2006 Publicado Dezembro 7, 2006 Ola a todos ...como tava um pouco cansado de ler historias tristes por aqui resolvi mudar um pouco aqui o ambiente e dar conta de uma historia feliz....sendo assim ca vai... em setembro comprei dois discus alenqueres sendo que um deles vinha doente...(como acontece muitas vexes) logo nos dois primeiros dias mostrou sinais de doença...então resolvi investigar melhor e acabei por descobrir sinais de buraco na cabeça ...que com o passar dos dias foi piorando ...o discu ficou escuro...vivia escondido e nao comia...foi entao que resolvi empenhar-me a serio no seu tratamento ..ate pq criei um laço muito afectivo com eles...por serem os primeiros depois de 12 anos de aquariofilia com discus...comecei então a fazer tratamentos ao discu dias a fio sempre a insestir com ele...ate que de um dia para o outro...isto é os tratamentos duraram sensivelmente cerca de 2 meses...até que ele melhorou comia normalmente as cores vivas e ainda os buracos na cabeça que estavam ate que granditos começaram a melhorar...isto é melhoraram tanto que agora so tem dois...e que estão a fechar... resumindo o que quero dixer é que existem historias de sucesso de tratamentos com discus caros amigos e nao só desgraças como muita gente tenta passar....bem...amigos posso dixer que ele na altura so tinha 7 cms...e agora ta com quase 10... e ta lindooooooooooo ate mais e um abraço a todos Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
ze carlos Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 boas isso costuma ser causado pelo hexamita que quando chega á fase de buraco na cabeça há quem diga que é extremamente dificil de curar senão impossivel por isso acho que devias contar o que tens feito para chegar ao sucesso e desde já parabens e continua o tratamento até ao sucesso total
João Ferreira Publicado: Dezembro 7, 2006 Autor Publicado: Dezembro 7, 2006 ola nao sou nenhum perito no assunto...mas ja passei algumas coisas nos primeiros anos com discus...e o buraco na cabeça foi uma delas....durante sete anos e meio consegui manter os mesmos discus e claro foi uma batalha...nunca eram as mesmas doenças, sempre diferentes o que fez que para eu nao os perder le-se bastante e pedi-se ajuda a muita gente mais entendida que eu...nao tenho nenhuma formula magica para o tratamento...simplesmente faço os diagnosticos a olho..pq nao tenho conhecimento de tudo como é obvio....sendo que este forum tem sido uma grande ajuda ultimamente no tratamento dos meus discus...e por isso agradeço a todos... entao aqui fica o que fiz...que considero que nao foi nada demais... Primeiro nos primeiros dias separei o discu noutro aquario, coloquei a temperatura a 32 graus...com a mesma agua do comunitario fazia os TPA´S para manter os paramentros da agua iguais e o peixe nao sofrer com alteraçoes dos mesmos depois dei banhos de sal 1 colher de sopa de sal para 1 litro num recipiente a parte sempre com agua do aquario onde ele estava...duas vexes por semana...durante 2 semanas...nao fiz mais pq nao achei necessario...durante 2 minutos ou menos dependia da reacçao do discu.. depois ao mesmo tempo coloquei flagyl na agua do aquario 2 comprimidos por cada 50 litros com tpa´s antes da colocação, durante cerca de 7 dias com paragens de 4 dias... enquanto o mesmo nao comia eu acrescentava vitaminas a agua...de modo a que o mesmo nao desidrata-se com falta de alimento.... Em pouco tempo consegui que ele começa-se a comer so artemia...o que ja foi bom pq começei a fazer o tratamento com falgyl na comida...7 dias seguidos com paragens de 5 dias sempre acompanhado com vitaminas de modo a que o mesmo recupera-se dos buracos que tinha na cabeça....aos poucos melhorarou bastante...começei a diminuir o flagyl e mantive as vitaminas no alimento sendo que ainda hoje uso...no alimento dele...e comecei a dar flocos e granulado...para variar a artemia... posso dixer que hoje em dia ele come de tudo cores muito bonitas e saudavel...com dois buracos a melhorar de dia para dia.... agora muitos dos que aqui estao tem mais conhecimentos que eu ...diga-me o que vc´s acham deste tratamento? deu resultado mas sera que poderia ter feito alguma coisa diferente?ou o que posso melhorar para a proxima vez? um abraço a todos!!!espero as vossas respostas Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
ze carlos Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 boas concordo com tudo o que fizeste ou estás a fazer no entanto experimenta a trocar o flagyl por metronidazol que é o principio activo do flagyl mas sem açucares e todos os compostos que são adicionados a medicação humana a meu ver de resultados mais rápidos e eficientes nota:metronidazol compra-se na farmácia na mesma em pó 25g-2.05€
ze carlos Publicado: Dezembro 7, 2006 Publicado: Dezembro 7, 2006 http://www.aquanovel.com/hexamita.htm dá uma olhada a este site
João Ferreira Publicado: Dezembro 8, 2006 Autor Publicado: Dezembro 8, 2006 ola obrigado pelo site...deu-me uma grande ajuda....a perceber melhor a questão da doença ...ja agora obrigado pelo conselho sobre o medicamento pois nao sabia que se vendia em separado...obrigado... Cumprimentos, João Ferreira Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!
Recommended Posts