Recommended Posts

Publicado

Um antigo aquariofilista experiente contou-me que estando uma série de pessoas a fumar numa sala onde tinha vários aquários, o fumo do tabaco acabou por matar os peixes todos.

Correr-se-á o mesmo risco ao lavar o chão da sala com detergentes ricos em cloro?

 

Obrigado

Publicado:

Tanto quanto sei produtos potencialmente nocivos, dispersos no ar, acabam por entrar na coluna da água por trocas gasosas com a atmosfera.

É o caso dos insecticidas (não é estranho ouvir alguém dizer que lhe morreram os peixes todos devido a isso).

Os exemplos que sugere também são possiveis.

Os detergentes com cloro ou amoniaco são "desenhados" para não serem nocivos para os humanos numa normal utilização mas a fisiologia dos nossos peixes é bastante diferente sendo sensiveis a menores concentrações. Além disso o meio ambiente deles é bastante menor (um aquário de 100L=0.1 m^3 contra uma sala com vários metros cúbicos).

O fumo do tabaco contêm dezenas de sub-produtos nocivos ao Homem, julgo ser possivel deduzir que também o serão aos nossos peixes (novamente o problema são as concentrações).

Os peixes não são os únicos a sofrer este problema, quem possui canários ou especies similares também já se deparou com este problema.

 

A solução é prevenir o problema, evitando detergentes, insecticidas e pondo o pessoal a fumar na rua.

launch1au.gif

 

Temos dois ouvidos e uma boca para ouvirmos mais do que falamos.

Publicado:

Vamos ver se consigo que as funcionárias da escola não abusem dos detergentes quando lavarem esta sala. Note-se que nesta escola ainda há quem misture detergentes amoniacais com lixívia, apesar dos avisos, felizmente não é a deste pavilhão.

 

Obrigado pela resposta.