antmarques Publicado Novembro 6, 2006 Publicado Novembro 6, 2006 Boas a todos! Com cerca de uma semana no aquário, morreu-me uma guppy fêmea durante a noite, sem que encontre alguma explicação para o sucedido. Encontrei-a a ser sugada pelo filtro Os valores que tenho da água (efectuei uma TPA no Sábado) são: pH - 7.0 NO3 - 12.5mg/L (nitratos) NH4/NH3 - 0 mg/L (amónia) Entretanto, outra guppy fêmea tem uns pontinhos brancos nas barbatanas. Será algum fungo? Que aconselham? Já agora tendo em conta que fiz uma TPA no Sábado ter 12.5mg/L de nitratos é normal ou o filtro não dá para as necessidades? Obrigado a todos pela ajuda My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
CarnivAlmeida Publicado: Novembro 6, 2006 Publicado: Novembro 6, 2006 Pontinhos brancos nas barbatanas pode ser ictio, o que pode ter sucedido por uma quebra repentina na temperatura da agua. cump Abraço Gonçalo Almeida
antmarques Publicado: Novembro 7, 2006 Autor Publicado: Novembro 7, 2006 E tratamento? Li num site que é aconselhável aumentar a temperatura até aos 29 graus e deitar sal grosso na água?!?! Isto é correcto? Alguma alternativa ao sal? (tenho medo de fazer asneira e prejudicar os outros peixes). Obrigado My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
José Miguel Gonçalves Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 aumentar a temperatura até aos 29º C costuma ajudar... para além disso há produtos anti-ictio no mercado (mas as plantas não costumam gostar muito)... quanto ao sal não sei, mas acho que também já li algo sobre o assunto (e penso que na altura também li que afectava as plantas, mas não tenho a certeza) ...boa aquariofilia...José Miguel Gonçalves (ex-mg17)a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedbackvisita o meu álbum (clica aqui)os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!
Marco Teixeira Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 Boas, eu quando montei o Aqua (março) e começei a por os primeiros peixes tb tive um ataque de ictio. À semelhança do que fazia antigamente (isto do vicio dos aquas já vem de há uns 15 anos atras) subi a temp para 29-30º, tirei as plantas e adicionei 100ml de azul de metileno (aqua de 240Lt brutos) e coloquei uma colher de sal para cada 15Lt de agua (aproximadamente 15 a 16 colheres) e foi sal de cozinha ...... (sei que não deve ser feito isto ... deve ser o sal próprio). em pouco tempo controlei a pandemia e depois com as TPAs o sal vai saindo pq não repuz vez nenhuma. Passado mais uma menos 14 dias coloquei o carvão activado por causa do azul de metileno e recoloquei as plantas.... e até hoje os peixinhos e as plantas estão lá sem doenças nem problemas ..... Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
antmarques Publicado: Novembro 7, 2006 Autor Publicado: Novembro 7, 2006 Antes de mais, obrigado pela ajuda :D Como é só um peixe (guppy) vou tentar para já só aumentar a temperatura e fazer um tratamento com ectopur (acho que é assim que se chama) a ver se resulta... não quero arriscar com o sal para já. Na loja disseram para só aumentar no máximo 2 graus. Para subir aos 29 tinha de aumentar quatro em relação ao normal. Acham que deva mesmo fazer isso? Obrigado pela ajuda mais uma vez :D My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
José Miguel Gonçalves Publicado: Novembro 7, 2006 Publicado: Novembro 7, 2006 acho que não há problema, mas se isso te preocupa podes sempre subir 2 graus hoje e 2 graus amanha (assim já é mais suave para os peixes) ...boa aquariofilia...José Miguel Gonçalves (ex-mg17)a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedbackvisita o meu álbum (clica aqui)os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!
antmarques Publicado: Novembro 8, 2006 Autor Publicado: Novembro 8, 2006 Como ontem a guppy em questão aparentemente apresentava menos pontos brancos, resolvi apenas subir a temperatura a ver se a coisa ia ao sítio naturalmente... nada disso Hoje de manhã, a guppy tava pior, outra fêmea parece-me igualmente infectada e pior do que isso... encontrei uma terceira fêmea morta para além de uma molly que penso que estava grávida... Vou começar o tratamento sem demora... mas isto é muito frustrante para além de me deixar de rastos... Tenho todos os cuidados, tento fazer o meu melhor, para além de gastar $$$ e os peixes aparecem mortos sem mais nem menos... é no mínimo ingrato... My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
jmcrfp Publicado: Novembro 8, 2006 Publicado: Novembro 8, 2006 Olha este é o documento mais completo que achei até agora sobre o ictio: http://www.skepticalaquarist.com/docs/health/ich.shtml Ajudou-me a resolver quando tive o mesmo problema. Mas o mais importante é manteres o tratamento mesmo depois de o ictio aparentemente desaparecer, porque é algo de ciclos e mesmo não o vendo, ele pode estar lá e se não o matares por completo, volta a aparecer de novo mais tarde. João
antmarques Publicado: Novembro 8, 2006 Autor Publicado: Novembro 8, 2006 Morreu-me outra fêmea :D espero que o tratamento resulte... já estou a desesperar... Com esta tragédia fiquei com um défice de fêmeas guppies, não é aconselhável colocar mais enquanto o tratamento decorrer pois não? Obrigado My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
npg Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 caro colega maiato estou com o mesmo problema sera defeito de onde compramos onde compras os teus? o meu aquazito http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=52275
antmarques Publicado: Novembro 9, 2006 Autor Publicado: Novembro 9, 2006 saudações maiatas costumo comprar no Jardilland que costumam ser espectaculares em termos de atendimento ou na ornimundo do arrábida... mas acho que não se podem tirar grandes conclusões porque os peixes que tme morrido são tanto de um lado como de outro... e tu tens algum local que aconselhes? Até logo My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
José Miguel Gonçalves Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 ola em principio vou ao Porto no domingo...se estiverem interessados posso levar algumas guppie femeas da minha criação (são rafeiras, mas bastantes resistentes, visto que nasceram em água quente, já passaram uma temporada em água fria, e agora estão de novo em água quente e não morreu uma...para além disso devem estar prenhas). Podem dar uma vista de olhos aos meus peixitos na foto que se segue se quiserem digam e logo vejo o que se pode fazer (mandem mp's ou adicionem-me ao messenger) ...boa aquariofilia...José Miguel Gonçalves (ex-mg17)a minha página -:-:-:- msn: migalha@hotmail.com -:-:-:- e-m@il: jmg.mat@gmail.com -:-:-:- feedbackvisita o meu álbum (clica aqui)os meus link's de ptc's (clica aqui), (aqui) e (aqui) experimenta !!!
antmarques Publicado: Novembro 9, 2006 Autor Publicado: Novembro 9, 2006 Olá! Por mim agradeço imenso a tua disponibilidade Mas o aquário no Domingo ainda deve estar em tratamento... de qualquer forma se vir q tal digo-t qualquer coisa durante Sábado! Obrigado desde já My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5LPara a história:Vulcanic Blossom - 120LNão tem nada a ver... ProPhone
npg Publicado: Novembro 9, 2006 Publicado: Novembro 9, 2006 saudações maiatas costumo comprar no Jardilland que costumam ser espectaculares em termos de atendimento ou na ornimundo do arrábida... mas acho que não se podem tirar grandes conclusões porque os peixes que tme morrido são tanto de um lado como de outro... e tu tens algum local que aconselhes? Até logo boas nunca fui a jardiland tenho que la ir nao sabia que tambem tinham peixes eu compro no maiashoping sao de boa qualidade os peixes que trago de la a nao ser os guppys fui tambem ao norteshoping mas nao gosto do atendimento e os preços sao asustadores, no maia sao muito em conta! nao nos devemos é fiar nas opinioes dos funcionarios,ja me lixaram 2 vezes! da la uma saltada para veres a diferença de preços tambem comparando com a ornimundo! e eu vou a jardiland bjs o meu aquazito http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=52275
Recommended Posts