apistogramma MUITO doente - problema na água


Smaug

Recommended Posts

Boas, tenho um aquário com apistogramas à cerca de 6 meses sem qq tipo de problema, com o seguinte set-up:

 

100 litros

Filtragem externa com filto heim professional

26º

ph7

sem amónia, nitratos ou nitritos.

Fauna: duas femeas e um macho de apisto e um ancistrus

 

Ontem dei com o ancistrus macho a respirar pesadamente e com viziveis dificuldades em nadar.

 

Isolei o peixe na maternidade e iniciei um tratamento contra parasitas. Pelo que sei o peixe respirar rápidamente é sinal de parasitas, os outros peixes não estão em nada afectados pelo que descartei a hipodese de se tratar de uma alteração nos parametros da água.

 

Tinha realizado uma TPA à coisa de uns 4 dias, uso água da companhia, é possivel que o problema advenha daí?

Suspeito que a água aqui da companhia (de Lamego) não seja a melhor para aquários, passo a explicar: botias, barbos tigre, lda25, etc vivem bem e sem maleitas á mais de um ano no meu outro aquário, o mesmo vale para as femeas de apisto, no entanto não consigo ter ampulinárias ou corys, ou colisas...

Parecem sempre morrer com algum tipo de intoxicação no entanto tenho um botia yoyo que é uma espécie teoricamente muito sensivel, que está saudavel à quase um ano.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha tenta fazer um tratamento com esha 2000 e depois uma boa tpa e ve la cmo ficam os peixes...cuidado com os apistos que são extremamente sensiveis...e muito complicados de recuperar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais