substância esbranquiçada na boca dos neons


L4G4RT0

Recommended Posts

Olá,

 

Os meus néons têm estado com um comportamento normal, e o aquário tem tido níveis normais de amónia, nitritos e nitratos. A temperatura tem estado estável nos 26 graus, e apenas tenho de facto, naquilo que meço, a água ligeiramente alcalina, mesmo sabendo que os neons gostam dela um pouco ácida. Para além dos néons tenho algumas plantas e Otos e Corydoras.

 

Claro está que esta descrição serve para chegar ao ponto fulcral: hoje ao olhar com mais atenção reparei que 2 dos néons abrem e fecham a boca mais insistentemente e têm uma substância espumosa e branca na zona da boca. Pensei que poderia ser um pouco de comida mal engolida, mas fiquei com receio que seja alguma doença e resolvi vir de imediato aqui ao fórum não vá ser mesmo algo contagioso para os outros, e que precise de intervenção rápida... Que me podem dizer sobre isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela descrição que li nalguns sites, parece que tenho mesmo isso no aquário. Vou começar já hoje a tomar as medidas, que vão começar por baixar a temperatura 1º hoje e amanhã mais 1º, estabilizando nos 24º. Outra coisa que vou fazer é uma TPA (que tenho feito regularmente visto não ter um daqueles filtros xpto com cerâmicas e afins). É claro que, a par disto vou já comprar o antibiótico para ver se ataco desde já o problema.

 

O ideal provavelmente seria isolar os 2 peixes, mas não tenho um segundo aquário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Precisava mesmo da vossa ajuda e por isso actualizei esta mensagem. Vou tentar descrever por pontos o que se passou no meu aquário na ultima semana:

 

- tenho feito TPAs semanalmente 1/4 da água e testado amónia, nitritos e nitratos - durante as TPAs a água nunca diminuíu a temperatura mais de 1ºC - os teste têm dado valores muito baixos ou nulos, embora num dos ultimos que fiz notei que os nitratos subiram ligeiramente

 

- até 5ª feira da semana passada tudo parecia estar bem com os peixes, a unica coisa menos ok eram as plantas que estavam amarelecidas

- 4ª feira dei pela primeira vez artémia aos peixes

- 6ª feira detectei que 3 dos néons tinham uma substância branca na boca, mas que não aparecia em mais ponto nenhum do corpo

- Sábado comprei Myxazin da Waterlife e comecei o tratamento

- Sábado tirei um pouco de água do aquário para o filtro mandar água fazendo-a cair na superfície para "aumentar a oxigenação"

- Domingo os Otocinclus começaram a movimentar-se menos

- 3ª feira morreu um dos Otocinclus

- 4ª feira terminou o tratamento sem que notasse melhoria nos Néons

- 6ª feira fiz uma TPA

- Domingo (hoje!) morreu outro Otocinclus

 

Não sei mais o que fazer... O ultimo dos meus Otocinclus está algo parado, parece que come ainda, mas deve estar também doente. Aliás, desde que começaram os problemas as algas aumentaram também, talvez porque os Otocinclus trabalham menos. Os néons apesar do problema na boca continuam a comer e aparentam estar razoavelmente bem.

 

O que posso fazer agora? Alguma outra sugestão para o tratamento? Devo esperar uns dias e ver se evolui e consigo diagnosticar melhor o problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Infelizmente recebi muito pouca ajuda do pessoal aqui do fórum em relação a este problema. Bem, fiz o tratamento com o bactopur direct por duas vezes e parece-me que finalmente os néons estão ok...

 

Hoje tirei-os do aquário de quarentena e passei-os para o aquário comunitário. Se detectar algum comportamento estranho ou sintomas de que algum néon piorou, tiro-o isoladamente pois não me parece necessário voltar a tirar todos, já que o stress deixou-os mesmo à beira de um ataque de nervos!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais