Iluminação


Joao Cunha

Recommended Posts

Boas.

 

Tenho um aquário de 60cm de comprimento e ando a tentar resolver o meu problema de iluminação.

Quando comprei o aquário, ele vinha apenas com uma lâmpada fluorescente fraca.

Agora que já tive uma série de plantas lá dentro e já vi parte delas a morrer à custa de falta de iluminação, ando a pensar em comprar um kit de iluminação para o aquário. Para as anúbias que lá tenho, a PowerGlo de 15W chega bem, mas para as outras é insuficiente.

 

Qual deste kits da Animalife me aconselham a comprar para que tenha uma iluminção para o meu aquário mais que suficiente para por lá qualquer tipo de plantas? O dinheiro que eles custam não interessa. Digam-me o melhor que serve para o meu aquário e tenha uma excelente iluminação.

Presumo que nenhum deles traga lâmpadas certo? Quais deverei comprar para reproduzir o efeito que menciono a seguir?

 

http://www.animalife.com.pt/index.php?cPat...&sort=3a&page=1

 

O que pretendo é que lâmpadas conseguam reproduzir aquela cor muito viva nos peixes e salientar a cristalinidade da água.

Por exemplo, se formos à secção de vídeos e fotos, vemos aqueles aquários lindo que eu tanto sonho ter com uma cor espectacular. Como consigo isso?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para salientar as cores coloca a PowerGlo para corais, alem disso é porreira para as plantas, é a que eu uso e digo que é 5 estrelas.

 

vou tentar saber a referência e depois digo qualquer coisa :D

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) num aquário de 60 que eu saiba só leva uma lampada fluresc.

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mas por exemplo a PowerGlo que tenho para este aquário tem apenas 15W. Se fores a dividi-los pelo número de litros que leva não chegas a ter 0,5W/l. Pelo que li deve estar acima dos 0,5W/l e como tal ser necessário uma calha como as que mostrei no site que para aquários de 60cm de comprimento levam duas lampadas T5 de 14W cada, uma branca de 12000kº e uma actinica.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho só uma e nunca tive problemas com o aquário, os peixes desenvolveram bem e as plantas nunca mostraram qualquer tipo de problemas.

Foi aconsehada por um amigo meu que tem uma loja de peixes aqui em Gaia e deu resultado.

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o teu aquário é de 60cm? É que as calhas que mostram no site que te dei, para este tamanho de aquários, trás as lâmpadas que te disse. Agora, será que a PowerGlo que falaste substitui estas todas?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como eu disse na minha apresentação tenho mais do qum aquário, um delesque por acaso é o de criação é de 60 e se como tu dizes o teu já trazia suporte de Lamp. não estou a ver qual é o teu prob. é só trocar a lamp. e está a andar.

O que tu queres fazer é aumentar de tal forma a quantidade de luz que vai dar mal resultado. Claro que isto é a minha opinião, tu é que sabes

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Calma. Eu não quero fazer nenhuma asneira. Se há coisa que prezo é a saúde dos meus peixes e plantas. A minha dúvida existe porque é sabido que ter num aquário com plantas menos de 0,5W/l é insuficiente para as mesmas . Como tal, já me disseram mais que uma vez que deveria rever a minha iluminação. Eu tenho neste momento uma PowerGlo de 15W com uma luz arroxeada. Mas disseram-me que era insuficiente. Realmente, se fizermos as contas não tenho os tais 0,5W/l que são necessários.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas a lampada que eu falo não é arroxeada é a indicada para aquaários de água salgada principalmente, mas é excelente para os de água doce, aliás no gráfico da caixa da lamp. vem a indicação das qualidades dessa lamp, isto é, diz para que tipo de situação aquela lamp. é a mais indicada.

Nas casas que vendem peixes eles usam dessas, pois querem realçar as cores dos peixes sem descorar outros factores dos aquários onde esses peixes estão.

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Não tens nenhum site onde me mostrem essa lâmpada? Já agora, quantos wats tem ela?

 

neste momento não te sei dar promenores da lamp, mas como amanhã vou buscar 6 casais de coridoras bronze (casais de criação) e mais uma quantidade de peixes, vou perguntar ao meu amigo as caract. e ref. da lamp. :)

Carlos Dourado
Adepto da Alvaláxia ; SCP= The Best of the World
avatarot0.jpg
O meu dia a dia é como o ovo Kinder, é só surpresas
o meu blog http://novoamaznico.blogspot.com/ (ainda em construção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que estão a falar da actínica. Esta tem uma cor azul frio, tipo "sala de operações". :) A loja onde vou só tem um aquário de agua salgada e assim que se entra na loja é o que sobressai mais. Se der para aquários sem serem de água salgada avisem porque gosto do efeito e também ando atrás de calhas de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para agua doce e para um aqua de 90Litros tambem aconcelham essa lampada?

tenho plantinhas tambem e escalares e um betta crowntail, aconcelham tambem essa lampada que ja vi que estao a falar muito bem dela.... :)

A que tenho é a de origem uma normal....ja agora tambem deverei comprar a capa de aluminio para por na lampada, valera a pena?

 

Tks a todos

Cumps

Angelo

::Assinatura Editada pela Moderação. Imagem com mais de 100 pixels de altura::

 

Cumprimentos

Angelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me sabe dizer o interesse das lâmpadas que vêm na calha que eu referi?

 

Não era suficiente uma calha de 2*55W onde pudesse meter tipo duas PowerGlo?

 

Qual é o interesse das lâmpadas T5 e actinicas?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.