parasitas nas guelras?


joaoFonseca

Recommended Posts

Boas!

 

Os meus discus apresentam os operculos muito abertos e, ao abri-los, vê-se "uma menbrana" a sair. Além disso num deles dá para ver o interior: vêm-se as branquias (penso eu) muito vermelhas. Pesso desculpa se não estou a usar os termos correctos.

Estava a pensar em usar praziquantel mas como não tenho a certeza se são gyrodactitlus ou dactylogyrus queria saber a vossa opinião. Nunca tive essa experiência mas pelo que sei, quando eles têm estes parasitas, apresentam o opérculo fechado...

 

De resto os discus estão bons, comem bem, boa coloraçao...

 

Precisava de uma resposta o + rapido possivel pois amanha vou sair e so volto na 3a feira e gostava de explicar a minha irmã que tratamento fazer. :wink:

 

Abraço

João Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , pela tua descriçao parecem ser parasitas externos , ha varios tipos de tratamentos que podes fazer, ve neste link que te deixo em baixo, tens varias formas de tratamento que poderas aplicar, eu nos meus tenho-me dado muito bem a tratar com o esha 2000 da esha

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33199

 

 

abraço e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se tens praziquantel usa-o pois é seguro e pode resolver o problema.

250 mg/100 lt dias 1, 7 e 14.

Retira carvão e UV se os houver.

Atenção que oscilações de Ph provocam nos discus sintomas semelhantes a parasitas, por exp. própria.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelas respostas. vou iniciar o tratamento com praziquantel.

 

Atenção que oscilações de Ph provocam nos discus sintomas semelhantes a parasitas, por exp. própria

 

O pH está baixo ( +/- 5.:( porque o pH da agua da torneira tb é baixo e devido ao CO2, mas n têm havido oscilações.

João Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fosse parasitas das guelras, um dos operculos estava fechado e não aberto em demasia!

 

Penso que pode ser principio de acidose. Aumenta um pouco o PH para 6,5. Aumenta gradualmente.

 

A membrana branca e guelras extremamente abertas é sinónimo de queimadura! Será que o teu PH é mesmo 5,8? Será que não está mais baixo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O teste de pH que tenho é daqueles "rasca" e não dá para ver ao certo. Penso que será no minimo 5.5.

 

Aumenta um pouco o PH para 6,5. Aumenta gradualmente.

 

Como é que aumento? quimicos, pedras calcarias...

 

Abraço

João Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quimicos sao desaconselhados! depois volta a descer e andas aí num sobe e desce de ph e so pioras a situação! experimenta com pedras calcarias ou entao areao de coral no filtro , mas poe pouco de cada vez pra ir subindo gradualmente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPAs regulares com água mais alcalina!

 

Se não tens fabricas com pedras calcárias, tal como disse o William. Atenção à quantidade. O melhor é fazeres a água cá fora!

 

Também podes usar um pouco de bicabornato de sódio, mas experimenta primeiro fora do aquário para ver qual a reacção de quantidade / litro!

 

O Bicabornato de Sódio podes arranjar num supermercado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver é o bicarbonato! As pedras não dão para quantificar a sua alcalinidade, além de que as pedras adicionam também calcário, so o tiverem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ontem comprei novo teste de pH e medi gh e kh.

pH: 5

GH:2

kH: 0 :wink:

 

Fiz uma TPA com agua de torneira com pH 6.5 (parece-me que varia bastante porque a cerca d 2semanas era de 5 e pouco).

 

Hoje o pH esta em 5.5 e a dureza mantêm-se. Preciso de aumentar um pouco a dureza... o bicarbonato so sobe pH não e´?

Numa outro situaçao parecida aconselharam-se "SERA mineral salt" numa loja. o que acham?

 

Abraço

João Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais