ATAQUE A GUPPIE


Ícaro

Recommended Posts

Tenho desde Janeiro um aqua de 60 litros, plantado, com os seguintes peixes: 2 coridoras, 1 ancistrus, 2 serpae, 2 santa filomena, 2 guppies (1 machoe 1 fêmea). Há cerca de 15 dias morreu-me a guppie fêmea - estava enorme e calculo que tenha sido também devido ao calor. Entretanto comprei uma nova guppie e 2 danios zebra. Hoje de manhã o meu guppie macho estava praticamente sem cuda e sem barbatanas, embora vivo e escondido debiaxo do tronco :roll: . Depois de observar bastante tempo, percebi que foram os santa filomena, que também estão enormes. Uma situação idêntica, embora não tão grave, já tinha acontecido há uns meses... mas o guppie recuperou... agora duvido :lol:O que terá originado esta agressividade dos outros peixes? Afinal eles desde sempre que convivem com o guppie... acho que vou desistir de ter guppies... para os ver assim não vale a pena...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

É bem natural que tenhas esses problemas estranho é só agora te estárem a aparecer isto porque...

 

- Os Santa Filomena são peixes de cardume e quando se encontram isolados ou com poucos elementos tendem naturalmente a serem mais agracivos, alem disso estás a mesturar especies de ph diferente o que só daí também já vai provocar stress aos peixes.

 

- Com o aquario que tens e sem saber as caracteristicas da agua diria que se conseguires ter um ph por volta dos 7.0, tiravas os tetras daí e fazias criação de guppys, dentro de pouco tempo tens o aqua cheio bonito, facil de cuidar...

 

- Tens é de o ter relativamente bem plantado para os alevins se esconderem!

 

Não precisas desistir de nada, mas é melhor veres todas as caracteristicas dos peixes antes de comprares para ver se se adaptam.

 

Boa Sorte

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que a razão para a agressividade está mesmo debaixo dos nossos olhos, o crescimento dos peixes. Como disseste começou à pouco tempo, os peixes tendem a ficar territoriais quando crescem, por isso é que na altura em que foram comprados e postos no mesmo aquário nada aconteceu. Também acontece frequentemente com as colisas e os escalares. Já me disseram que se reorganizarmos o aquário, mudarmos de sítio as pedras e os troncos, que desorganiza os territórios establecidos pelos peixes, e voltam porassim dizer ao estado normal ainda que por pouco tempo, o suficiente para pensarmos numa solução definitiva, mas acho que só funciona com os ciclídeos, não sei se funciona com todos. Espero ter ajudado.

Cumps.

 

Spartan Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço as respostas e a atenção. De facto, a questão do tamanho faz todo o sentido!

Como já esperava, o guppie não sobreviveu. Agora só tenho a fêmea e assim vai ficar. Hoje reparei que os Santa Filomena não comeram os flocos, não sei se por já não ser adequado para eles por estarem grandes, se por estarem cheios (do guppie :):wink: ).

Os outros peixes do aquário safam-se bastante bem, pois são rápidos a nadar. O guppie, tadito, é que tinha uma cauda enorme e nadava devagar...

O ph da água ronda os 7, é assim tão mau para os tetra?

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Grande parte dos tetra perferem aguas mais macias, de ph mais ácido, o que não quer dizer que não sobrevivam num ph de 7, não é bem o meio deles... Mas é preciso ter cuidado na adição de novos peixes dado o comportamento dos santa filomena, sejam de que espécie forem vão ser perseguidos, a não ser que sejam da mesma espécie e se consigam integrar no cardume, isto é se se puder adicionar peixes porque também já pode ter sido atingido o limite de peixes para o tamanho do aquário. A regra é 1cm de peixe de tamanho adulto por 1L de água. Atenção a este equilíbrio pois faz a diferença da entropia da entalpia.

Cumps.

Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.