Recommended Posts

Publicado

Olá! =)

Gostava de por uma plantinha no meu aquario que tem 2 peixes de agua fria (15 litros). Recomendam-me alguma? E como é que a ponho lá dentro (quais sao os passos a tomar pra que nao aconteça nenhum desastre?)?

Obrigada :shock:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Publicado:

Olá!

Não é dificil encontrar as mais conhecidas.. normalmente presentes em aquarios de aqua quente. As anúbias e fectos de java. Qualquer loja (minimamente decente) tem estas plantas. São muito resistentes. As anúbias crescem muiiiiiiiito devagar, já os fetos de java.. se gostarem do abiente, lá vão aparecendo umas folhas novas, de vez em quando.

Colocar as plantas é fácil. Depois de as comprares.. em casa, lavas as plantas, cortas as raizes (não é o rizoma, é apenas as raizes que saiem do rizoma) e enterras-las no areão do aqua.

Ter plantas acarreta outras necessidades. Luz é uma delas.. embora seja importante ter alimento e Co2. Em principio o Co2 não será utilizado (já que são muito poucas plantas), quanto aos ingredientes.. deixo ao teu critério. Existem fertilizantes liquidos (que adicionas na agua 1x por semana), pauzinhos que enterras junto das raizes, substrato (para por por baixo do areao), etc..

A luz também é importante. Para um aquario de 15L basta uma pequena luz de 10 watts.. de preferencia de cor branca. Luz indirecta do sol também é uma opção. Atenção.. "luz indirecta"!!

Embora possa parecer muito confuso.. não é!

Começa por ir a uma loja e escolher uma anúbia que gostes.. compra-a, lava-a, corta as raizes e enterra-a no areao. Abre um bocadinho o cortinado e pronto.. ao fim de 1 semana ou 2.. logo vês se ela mantém a cor verde (optimo) ou se começa a ficar amarela. Nessa altura... diz qualquer coisa neste fórum. Alguem te vai ajudar!

Boa sorte!

P.S.: Agua fria não é sinonimo de agua gelada!! Se tiveres possibilidade poe um termostato dentro do aquario e sobe a temperatura para os 22º C. Os peixinhos vão agradecer!! :oops:

Publicado:

Xi muito obrigada =) Essa ajuda foi excelente! Vou fazer isso :wink: O meu aquario ja traz uma lâmpada, tem assim uma cor violeta, serve? Eu até costumo acendê-la porque fica uma cor bonita e como aquece o ambiente do aquario aquece um pouco tambem (só táticas :lol: )

Vamos lá a ver se me desenrasco :lol:

e7487a8c65559756888a887038a3111c.jpg Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
Publicado:

:wink:

Vê lá se essa luz violeta é uma luz Ultra-Violeta. Se for.. não a acendas mais, já que irá danificar as plantas, os olhos e a "pele" dos peixes. As lampadas convém terem protecção UV.

Entretanto.. para plantas.. convem que a luz seja branca.. Existem aquelas lampadas amareladas, essas não sao boas. As melhores são as brancas. Claro que dentro das lampadas brancas tens muitas variadades, fluorescentes, incandescentes, compactas, hiodetos metalicos, etc.. para nao gastares muito dinheiro, e já que se trata de um aquario pequeno com 1 ou 2 plantinhas pequenas.. preferia a luz indirecta do sol. O truque do cortinado semi-aberto. Essa lampada violeta.. é melhor tentares informar-te que lampada é. Tenta escrever aqui as caracteristicas da lampada. Marca e modelo.

Boa sorte! :lol:

Publicado:

A lâmpada é uma daquelas que já vem incorporada na "tampa" do aquário.. Já não sei bem as propriedades porque sou capaz de o ter a cerca de 6 anos :evil:

Quanto a luz indirecta... o aquário está numa sala que tem uma portada e uma janela de vidro, mas está na parede oposta, onde o sol nunca bate directamente, apesar de haver sempre uma boa iluminação =) Acho que serve não é? :evil:

Publicado:

Olá!

Sim.. se o sol nunca bater directamente no aquario e se houver luminosidade ambiente suficiente.. é preferivel, do que estares a gastar dinheiro em sistemas de luz.

Quanto a essa luz violeta... penso não ser boa ideia usares! :D