Principiante-compra de aquário


Glorioso_18

Recommended Posts

Boas,

vou comprar um aquário novo, no entanto onde era para comprar eles não tinham, sendo que eu ia comprar um daqueles kits que já trazem tudo, visto ser principiante nestas andanças e penso que isso chegaria. Eles tinham lá um aquario de 100*30*40 senão me engano, apenas o aquário em si, por cerca de 60€ ( não sei se posso dizer preços, se não puder peço descupla).

Numa outra loja encontrei um kit, com o aquário do mesmo tamanho, por 200€. A minha dúvida é se vale a pena comprar apenas o aquário e depois comprar os restantes instrumentos à parte, ou se vale a pena comprar esse kit. Sei que muitos de vocês são contra os kits, mas as minhas dúvidas são principalmente na compra depois da iluminação, sendo que não sei como é que vou arranjar a tampa e a iluminção para o aquário, tendo também em conta os preços, pois não tenciono meter plantas que "peçam" muita luz e não tenciona gastar mais que os tais 200€, aliás o objectivo era reduzir um pouco o preço.

Já agora, 30 cm de largura não será pouco? Tenho ouvido dizer que a profundidade( largura) quanto maior melhor o aquário fica...

Desculpem o testamento e desde já o meu obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Se conseguires explicar em que consiste o kit (o que contém e se possível de que marca) talvez seja mais fácil ouvires opiniões mais fundamentadas.

A diferença entre as duas possibilidades (200-60=140 euros) dá (e sobra) para um bom filtro, um bom aquecedor, areia para o fundo e para povoares o aquário.

Pessoalmente gosto de aquários com mais de 30 cm de profundidade.

 

Cumprimentos,

Pedro Pato Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela resposta.

A marca não sei :x , mas o kit continha uma tampa com iluminação de 18 watts se não me engano, um filtro interno, uma bomba, termostato e termometro. Penso que era tudo pois também não vi muito bem o kit. A marca dos instrumentos sinceramente não reparei. A minha principal dúvida é mesmo na iluminação. Vi esta calha: SUNSUN HDD1000 Compact 2x36W numa das lojas on-line, pois penso que para um aquário de 1 metro tem de ser uma calha de 1 metro, mas pelo que percebi isto encaixa no aquário, mas e depois como funciona a cobertura? Fica o aquário sem tampa? Os peixes não vão saltar? Por outro lado a calha custa perto de 80 euros, e penso que seja um pouco caro para o que pretendo (apesar de já ser uma boa iluminação, penso eu), mas preferia gastar mais no filtro por exemplo.

Eu também preferia que tivesse mais de 30 cm de largura, pois disseram-me que fazia um espelho de água (não sei se é bem isso) mais bonito, mas não encontrei nenhum com essas caracteristicas, a um preço acessivel...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A razão de já teres lido no forum opiniões pouco entusiamadas sobre os kits deve-se ao facto de normalmente os acessórios de um kit não serem da melhor qualidade. E mais tarde ou mais cedo as pessoas acabam por trocar esses acessórios por outros melhores.

Com um pouco de paciência encontram-se (comprando em separado) boas soluções e que não ficam mais caras do que no kit. Além disso por vezes os kits trazem algumas coisas que são dispensáveis. No teu caso por exemplo a bomba talvez não seja imprescindível.

Dá uma olhada nas páginas dos patrocinadores do forum para ficares com uma ideia das opções que tens.

Sobre a iluminação não posso falar muito pois ainda estou a assimilar o que vou lendo aqui pelo forum :x Mas daquilo que já li, parece-me que 18w para esse aquário é insuficiente para a maioria das plantas.

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu também tenho estado a ler o que vão dizendo por aqui, e também percebi porque é que não gostam dos kits, era só mesmo porque é mais prático Razz

Também li que a bomba de água é dispensável em alguns casos, que se usa mais para quem tem filtro de fundo...

Tive a ver um filtro exeterior de Eheim que senão me engano era o 2211, que penso que não seja mau e tem um preço acessivel.

O termostato penso que sirva um de 100 w pelo que percebi.

O termometro arranjo facilmente Razz

Agora falta mesmo (palavra corrigida) a parte da iluminação...

Não sei se me pode ajudar nesse aspecto, pois gostava mesmo de saber como funciona essas calhas e depois como posso arranjar a tampa, ou até se é preciso ou não (penso que sim pois a peixes que podem saltar...)

Penso que seja isso o necessário para por o aquario a funcionar, e claro depois (palavra corrigida) o areao e as plantas...

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, tb sou um pouco verde nisto, mas acho que te posso ajudar.

 

Quanto aos kits que veem juntamente com o aquario, nunca sao o que necessitamos na realidade, O mesmo se diz da luz.

 

Compra o aquario simples, e depois ve as opcoes que tens aqui, em segunda mao ou nas lojas patrocinadoras do forum.

 

Um filtro externo e sempre a melhor opcao. Bonbas de ar, sao para aquarios muito pequenos.

 

Luz, bem neste caso pelo que tenho lido aqui conta com 1w por cada litro.

 

Penso que foi neste forum que vi alguem a vender aquas com essas medidas a 20 patacas, vou confirmar e depois digo alguma coisa.

 

O meu de 100/40/30 tb so veio com uma lampada, mas como foi oferecido nao refilo, mas vou fazer uma calha para colocar mais luz.

 

As lampadas podes comprar tb numa loja patrocinadora. Pesquisa que encontras muita informacao aqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho estado a ver nessas lojas, mais propriemante na Animalife.

Também penso que neste caso será melhor comprar o aquário separado, comprando depois as outras coisas.

Mas continuo com a minha dúvida :x

A calha que falei em cima penso que já seja maneirinha, mas não percebo como vou tapar o aquário depois, nas lojas que vi não encontrei nada relaccionado com tampas, nem tenho a certeza se será preciso...

Desculpem continuar a chatear com isto, mas é mesmo um questão que me está a dar a volta à cabeça :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Os aquários em kit estão dimensionados segundo aquilo que o fabricante acha necessário para meter o mesmo em funcionamento. no entanto os aquariofilistas gostam sempre mais desta ou daquela marca, o que faz com que o investimento no kit seja sempre um desperdicio de Euros. notem que eu não estou a dizer que o material seja de má qualidade ou que não preste.

 

Diz-me a experiência que comprar o aquário só e os acessórios á parte se torna mais gratificante porque a oferta é vasta e há sempre aquilo que idealizamos para o nosso "cantinho natural".

 

Quanto á iluminação á quem precise vivamente de ler os manuais... 1 watt litro é para um plantado. eu tenho cerca de 0,5 watts litro e quanto a mim chega para as plantas que lá estão. Senão vejam: as grandes marcas da aquariofilia tem soluções completas (aquario, movel, sistemas de filtragem, etc) e nessas soluções ele não usam a maxima 1W/litro...

 

Um conselho para quem os Euros não abundam: as lampadas "glo" da hagen e afins são optimas é verdade, mas tem concorrentes. A osram, a philips, a sylvania e outras tem lampadas equivalentes por 1/3 do preço...

é mais que motivo para pensar bem...

 

Por ultimo: a tampa do aquario tem duas funções principais:

 

1 - impedir peixes acrobatas de sairem fora do mesmo.

2 - diminuir a quantidade da água perdida por evaporação

 

Se quizer pode deixar o aquario destapado, mas com o calor que está vai ver que a água evapora mais depressa...

 

espero ter esclarecido.

 

Abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos

Mas se eu comprar o aquário e depois os acessórios, onde posso comprar a tampa para o aquário? E comprando a tampa as calhas já não funcionam certo? Ou como é que funcionam? Porque os kits que tenho visto trazem uma tampa negra com uma lâmpada de 18 ou 30 watts incorporada. MAs neste caso como é qe iria funcionar? É que nas lojas que procurei não encontrei nada parecido com tampas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes visitar o meu site em www.aquariofilia.co.nr e vê que o meu tb vem com essa tampa, mas eu vou tiar e fazer uma calha, e não vou colocar tampa.

 

A tampa serve par não cair nada para dentro do aqua, mas hoje em dia quase ninguém usa tampas.

se o aqua vier com a calha preta à volta, poderás sempre ir a um vidraceiro e pedir para fazer uma à medida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo

 

A tampa serve par não cair nada para dentro do aqua, mas hoje em dia quase ninguém usa tampas.

 

mais uma incorrecção! há quem não use assim como há quem use! normalmente todos os aquarios standart (mp, aquapor, juwel, etc etc) trazem todos tampa e/ou iluminação integrada!

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem falar que a tampa serve de barreira fisica aos peixes mais saltadores ou assustadiços!! :lol:

Reduz também a evaporação, o que para sitios fechados e com pouca renovação de ar até é bom!

 

São escolhas que têm de ser bem ponderadas tendo em conta a localização do aquário e o que se quer fazer dele.

 

Quanto a kits...sinceramente não aconselho muito. Será muito melhor pequisarmos inicialmente o que realmente queremos, equacionarmos todas as possibilidades, e então ai partirmos para a compra! Se tivermos de esperar mais um pouco para arranjarmos dinheiro para avançar com o projecto...faz parte das coisas! (até tem mais piada assim)

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.