os sintomas (muito esqusitos) do meu peixe


Recommended Posts

Boas a todos

 

Eu tenhu um aqua comunitario de 32l (agua fria) com 6 peixes.

 

Mas ha um (um dourado de tres caudas e com os olhos ligeiramente pa fora da cabeça) que ultimamente tem lhe dado umas coisas esqusitas:

 

:) ele parece que nao se aguenta no fundo, ou seja pa se mantaer lá em baixo faz uma força tremenda e vem logo para cima.

 

e ontem aquilo piorou. ele vinha tanto pra cima que pro fim do dia ele ate virava de bariga para cima e ficava a boiar encostado a um canto sem forças pa voltar para baixo.

 

siceramente tava a espera que hoje de manha ele estivesse morto :cry::cry::cry::cry: ..

 

mas pelo contrario, tava um pouco melhor:? .

 

:) nao sei se é alguma coisa que lhe falta, se é habitual isto acontecer,se é da comida.... :|

 

obrigado por qualquer ajuda que seja dada um abraço

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Em primeiro lugar deixa-me dizer.te que tens muiiiiitos peixes para a litragem do teu aquario. A regra nos peixes dourados devia ser 2L ou mais !!! por cada cm de peixe. Agora faz as contas :cry:

 

Qto ao problema do teu peixe ele sofre de problemas da bexiga natatoria orgão hidrostatico do peixe. Pode ter duas causas mais comuns:

 

:) Alimentação dado apenas por flocos que incham dentro do peixe depois destes comerem inflamando a bexiga e dando por isso problemas na natação( opinião pessoal: para alguns peixes dourados é um autentico veneno ! ) Por isso é preferivel mudares a comida para por exemplo Dafnias lionifizadas ( vende nos supermercados da marca Friskie ). Vais ver que o teu peixe melhora...

 

:) inflamação da bexiga por alguma bacteria. Ai o problema é mais grave e pode levar a morte do peixe..

 

Pelo que descreves-te parece-me a primeira hipostese a mais viavel.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por acaso da cinco litros e tal por peixe lol se é dois litros por peixe ate que tao a larga

 

:) pois ele realmente tem a bariga um cado po inchada :)

 

vou esprimentar mudar de comida. e os outros? comem tb dessa comida??

 

ja agora qual é o nome da especie do peixe referido??

 

 

Muito obrigado pela ajuda :cry::cry:

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá... Percebes-te mal se a regra diz 2 L por cada cm de peixe... Se cada peixe teu tiver 3 cm (seria um kinguio anão :cry: ) ja dava

 

6*3= 18 cm

 

18*2 = 36 L

 

Se eles todos só medirem 3 cm cada ja viste que mesmo assim ja ficam fora dos limites do teu aqua...

 

:):)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, entao assim o caso muda de aspecto :) . nao sabia a parte dos centimetros lol entao assim eles realmente devem tar um bocado apertados :cry: . obrigado pela atençao e pela ajuda sobre a sua "doença"

 

tambem era so pa dizer que passei a pouco pelo aquario e o peixinho ja estava outra vez no fundo sem grandes problemas de nataçao. vou ter mais cuidado em diante com a alimentaçao e tentar mudar de alimento

 

obrigado

 

:cry::)

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estar de barriga para o ar significa que o problema na bexiga piorou.´ :wink:

 

Como disse o oranda, corta nos flocos durante um tempo, dá-lhe dafnias (pulgas de água) encontras da marca Friskies, da marca continente (estas as mais vulgares), depois podias comprar comida em Tabs (GoldPerls da JBL, por exemplo) e espinafres cozidos (uma fervura curta) e ripados, presos ao fundo do aquário com um arame. Podes também dar ervilhas cozidas partidas em pedacinhos pequeninos.

 

Caso o problema não seja alimentar o melhor é cosultares um livro sobre Kinguios que fale das doenças e que explique os melhores tratamentos. :D

 

Um abraço

João Francisco Azevedo Patrício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! O virar de barriga para cima é um sintoma mais grave da doença podendo indicar que o problema pode ser bacteriologico. ( Talvez o excesso de população não te permita ter a agua em optimas condições -- Excesso de materia organica = Boom !!! Nitratos --- peixes menos resistentes as infecções o que acontece muito nos chamados "cauda dupla")

 

Convem te dizer que se o problema for bacteriologico a cura não vai ser facil pq teras de retirar o peixinho de junto dos outros e dar um medicamento ( muito bem doseado se não matas o peixe !!!! ) até que ele melhore que encontras nas lojas de animais.

 

Por fim o virar de barriga para cima apenas ele te está a "dizer" que não consegue sequer controlar a bexiga para permanecer na posição correcta ou seja horizontal de barriganha para baixo.

 

Abraço ! E vai dando noticias....

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois :D ele inda esta vivo e espero que recupere, pois fico mm triste de ver o peixinho assim :wink: ja agora, podem esplicar melhor sobre dar outro tipo de alimentos, tais como espinafres? e ja agora que outros alimentos deste genero se pode fornecer aos peixes??

 

 

muito obrigado pela ajuda e pela compreensao :)

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ervilhas e espinafres eu já dei e eles gostam (tb tenho ampulárias e para limparem os detritos e algas e elas tb gostam) as ervilhas cozo-as 4 a 5 ervilhas, depois parto em pedacinhos pequenos e dou-lhes, os espinafres tenho água a ferver (1 folha de espinafre chega), coloco os espinafres durantes 3 minutos e tiro, corto em tiras e prendo com um arame numa ponta das tiras (todas juntas a parecer uma planta de aquário) e ponho o arame preso no fundo nas pedras, eles "bicam" os espinafres todos...

 

Podes ver se os teus gostam... os meus gostam e as ampulárias também...

 

Abraço

João Francisco Azevedo Patrício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Problemas da bexiga natatória podem originar por mudanças bruscas de temperatura! Cuidado com as mudas de água, e tem atenção ao tratamento prévio da agua.

 

Relativamente ao tamanho, é isso mesmo.. pelo menos 2L por cm.. o Oranda esqueceu-se de dizer que este calculo deve ser feito tendo em conta o seu tamanho em adulto, pois os peixes crescem!! :lol:

 

Costumo dar aos meus, simplesmente artémia, igual àquela que se dá aos peixes de água quente. Eles adoram!! Quanto a comida feita em casa.. nao tenho pachorra para isso.. :oops: hehehe..

 

Os teus peixes são de agua fria, o que nao quer dizer "gelada".. se tiveres oportunidade poe um termostato dentro do aquario e sobe a temperatura para os 22º C. Os peixinhos vao agradecer.. e talvez ajude na cura do peixe doente.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teus peixes são de agua fria, o que nao quer dizer "gelada".. se tiveres oportunidade poe um termostato dentro do aquario e sobe a temperatura para os 22º C. Os peixinhos vao agradecer.. e talvez ajude na cura do peixe doente.

 

22 graus?? para peixes de agua fria? de certeza??

 

bom, eu apenas tenho a agradecer a todos voces :lol: hoje o peixinho esta um pouco melhor (de vez em quando fica melhor outra vezes tem recaidas) e eu penso que é realmente devido a comida.

os outros peixes é que estao a passar um puco de fome a custa deste (ponho poucos flocos de cada vez para que o outro coma o menos possivel) mas vou esprimentar ferver espinafres e dar-lhes. espero que eles gostem hehe

 

 

outro dia fui a uma loja de aminais (ainda nao tive oportunidade de ir a um hipermercado) e perguntei se havia dafinas, e a empregada nao fazia a minima ideia do que era :oops: enfim... espero que haja dafinas no hiper e mais uma vez muito obrigado pela ajuda de todos. depois digo se eles gostaram dos espinafres hehe

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

22 graus?? para peixes de agua fria? de certeza??

 

Pois, pois.. hehehehe.. tu tambem és um "bicho" de clima frio.. mas se te puserem num ambiente de 27º C ou 28º C, de certeza que agradeces!

Os peixitos vivem sem termostato.. mas com uma tremedeira desgraçada. :oops: No verão.. a "coisa" ainda disfarça.. mas no inverno.. chegamos a ter a agua dos nossos aquas a 10ºC sem nos apercebermos!

Também já se sabe que, em caso de doenças, os peixes recuperam mais rapidamente se subirmos a temperatura do aqua. Esta subida tem de ser gradual.. por exemplo.. 1ºC em cada 12 horas.

 

Tenho dáfnias secas que comprei no Continente! hehehe.. as minhas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] adoram!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a ler outros topicos que falavam de usar termostato em peixes de agua fria, e ate que tem a sua logica.

 

inda por cima vivendo nos açores em que nun dia faz 10 graus e no outro dia aseguir faz 20graus.

 

se calhar nao é má ideia, mas como inda nao tenho € para comprar um aquario maior :oops: , (ja que eles estao um cado apertados nao convem que cresçam muito) nao vou utilizar termostato, mas obrigado pela dica

 

e mais uma vez obrigado pela ajuda de todos :lol::P

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

inda por cima vivendo nos açores em que nun dia faz 10 graus e no outro dia aseguir faz 20graus.

 

:oops: Mudanças de 10º C num unico dia pode ser uma das causas (ou a causa) dos problemas da bexiga natatoria do teu peixinho.

Ficou a dica!

Boa sorte!!

 

P.S.: Os peixes não crescem assim taaaaanto só porque têm a agua mais quentinha! :lol:

 

Força!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de cozer espinafres e ja os pus no fundo do aquario.

 

arece que eles nao sabem comer daquilo(em vez de bicarem na parte estreita da folha(a parte cortada) bicavam na folha em si (na parte larga)) nao conseguindo comer. mas isso deve ser so uma questao de tempo ate descobrirem.

 

eu tenho uma fotografia do peixe mas nao sei como postala :lol:

 

mais uma vez obrigfado pela ajuda e atençao disponibilizada :oops:

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá. Tenho um peixe que também tem esse problema à vários meses. Tenho muita pena dele.

Mas no outro dia fui ao continente e comprei Dáfnia Secas da marca continente e parece que está melhor.

 

Agora dou flocos de manhã e as Dáfnia a noite.

 

Boa sorte!

 

:D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Só para referir que em relação à temp da agua dos kinguios o que a experiencia mostra é que eles vivem bem quer em temp baixas ou não. Ou seja por exemplo no Japão de onde eles inicialmente são originarios no Inverno a agua dos lagos chega a gelar, formando uma pelicula de gelo à superficie e os peixes ai hibernam naturalmente.

 

A adaptção ao Ocidente e climas bem mais quentes ( Brasil por ex ) fez com que os peixes tb vivam bem em temp de 25, 26 graus tendo as suas vantagens e desvantagens.

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

 

era so para dizer que desde que reduzi os flocos na sua alimentaçao, e forneço-lhes ervilhas cozidas e espinafres (a falta de dafinas), que o seu problema melhorou substancialmente

 

:P

 

 

Um abraço

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites

 

penso q estamos a passar uma ideia errada, os flocos nao são comida desadequada para nenhum peixe, ou seja existem flocos especificos p peixes de agua fria e esses sao perfeitamente adequados p este tipo de peixe.

Inclusive alguns criadores referem q o uso de flocos p peixes tropicais ate são mais adequados devido a serem mais nutritivos.

 

Pessoalmente comecei c peixes de agua fria, peixes q ainda mantenho há anos e se houve peixe q nunca perdi foram mesmo esses alimentados c flocos da sera, hj em dia e com mais algum conhecimento alimento-os c mais variedade pq me apercebo q eles apreciam, mas os flocos mantêm -se sempre.

 

Em todos os sites de goldfish seja qual for a variedade nunca ouvi ou li qq referencia ás consequencias nefastas do uso de flocos.

 

A minha experiencia e a de outras pessoas c quem falo diz-nos q o problema da bexiga natatoria nao se prende c o uso de flocos e as melhoras prendem-se c outro tipo de situações q nao o deixar de os usar .

 

Boa Sorte

 

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá DIDI ! Mantenho a minha modesta opinião e sempre referindo que a dieta feita exclusivamente de flocos e é isso ao que sempre me quiz referir é uma dieta desequilibrada e para muitos ( não todos!! ) os peixes de agua fria tem sem duvidas consequencias desagradáveis.

 

No entanto não posso deixar de salientar ( sei que as marcas não deviam ser referidas mas enfim... ) concordo contigo pois a SERA tem os melhores flocos para os peixes. Qto ao resto :);)

 

Xauzinho !!!

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais