Ajuda, peixes a morrer.


metralha

Recommended Posts

Viva pessoal sou novo nestas andanças e estou a começar no mundo da aquariofilia. Tenho um aqua há cerca de 4 meses, já passei por alguns problemas e fui lendo e consegui ultrapassar mas agora estou pela 1ª vez com um problema de doenças.

 

Tudo começou com "pontos brancos", tenho praticamente todas as especies infectadas. Guppies; neon´s; botia palhaço (morreram); molie´s; platis; zebras só estão a resistir os gurami. esta praga já dura à 2 semanas e para além dos pontos brancos começão também a aparecer e a morrerem peixes com as barbatanas "apodrecerem".

 

Já tenho tentado de tudo; mudar a água; aumentar a temperatura para +/- 29º a 30º; aplicação pela 3ª vez de 3 em 3 dias de medicação anti- Pontos brancos inclusive entre estes utilizei uma medicação anti fungos.

 

Será que o tempo de cura é mesmo prolongado?

 

necessito de ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se for efectivamente a doença dos pontos (ictio), demora algum tempo a tratar. Toma atenção que ela deve-se ás variações de temperatura, portanto deves mante-la constante, a uma temperatura perto dos 28 graus, enquanto fazes o tratamento. Atenção à oxigenação durante este.

 

Creio que após uma série, no tratamento do ictio, poderias/deverias fazer um tratamento anti-fungos, sendo que te aconselho o Esha2000.

 

Por fim, creio que esses neons não pertencem aí, e já agora, qual o tamnho desse aquario, e que filtros usas?

Cumps

Fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Omeu aquario é de +/- 100 l e o tipo de filtro é por decantação a onde tenho cerâmica, esponja, carvão(está retirado durante o tratamento), lã e esponja (iisto de baixo para cima).

Tenho a bomba de ar sempre a funcionar

 

Porque é que dizes que os neon não deveriam estar ali ?, já tive outras espécies mas estas tem coabitado bastante bem.

 

Como é que se coloca uma imagem neste forum, tinha todo o prazer de mostrar o meu aqua e coloca-lo à vossa consideração.

 

FVicente, obrigado pela tua resposta

 

um abraço, Metralha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que dizes que os neon não deveriam estar ali ?, já tive outras espécies mas estas tem coabitado bastante bem.

um abraço, Metralha

 

Principalmente devido ao pH e dureza, que presumo que tenhas alcalino e algo dura. Se assim não for, são os outros todos que estão mal... :)

Abraço

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorância, mas a água da minha zona é dura (Zona centro do país POMBAL) e o PH da minha água ronda os 7,2.

 

quando li sobre os Neons e mesmo os outros as gamas de PH eram entre 6.8 e 7.5, também não é menos verdade que já encontrei muitas informações de livro para livro que não são propriamente concordantes.

 

Já agora noto algumas melhoras nos peixes mas tenho guppies machos a ficarem completamente sem cauda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando li sobre os Neons e mesmo os outros as gamas de PH eram entre 6.8 e 7.5, também não é menos verdade que já encontrei muitas informações de livro para livro que não são propriamente concordantes.

 

também há que ver que há vários tipos de neons...tetra, black, por exemplo há quem confunda os cardinal tetra com os neon tetra...enfim muita confusao ás vezes, mas também concordo que dependendo do guia, certos peixes são de 6 outros de 8...

eu sei o que digo, mas não digo o que sei!

 

www.nelsoncarvalho.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais