Qual a luz ideal para um aquário de 80 L


Recommended Posts

Viva!

Tenho um aquário de 83 L volume total, (+/- 60 L de agua), uma placa de fundo e um filtro interior aparece-me sempre aquelas maldita alga verde no areão e no vidro, e as plantas que tenho vindo a por morrem todas, bem como os peixes que tenho comprado, já troquei varias vezes a lâmpada, mas estou desconfiado que é do tempo em que ela esta acesa, ou não.

O aquário esta +/- a 4 mt. De uma janela com vidro fosco, e tenho a luz acesa entre as 17 e as 21 horas.

Estas são as características do local e do meu aquário, hoje dia 18-6-06 estou a fazer uma limpeza total ao dito, tenho os únicos peixes resistentes noutro aquário de quarentena, até a agua estar com o PH em boa qualidade, se me poderem ajudar em algumas dicas para melhorar na qualidade do aquário eu agradeço.

 

Cumprimentos

João Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

primeiro 4 h e manifestamente mt pouco tempo para as plantas !

segundo ja fizeste teste a agua ? secalhar tas com a amonia e nitritos altos por isso e que os peixes te morrem .

faz os teste ou se ja os fizeste poe aqui os valores para te podermos ajudar mais :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Em relação à tua pergunta da iluminação, a resposta varia consuante o que pretendes/mantens no aqua.

Se tiveres muitas plantas é aconselhado 1w por 1 litro, mas se não tiveres muitas plantas e se essas não forem muito exigentes, podes colocar 0,5w por 1 litro.

Agora, sem saber quantos W tens de luz, parece-me que 4 horas de luz diárias é muito pouca luz para as plantas o que as leva a morrer com mais facilidade... Penso sinceramente que o erro pode ser daí, a falta de tempo de luz (deve ter luz +/- 10 horas por dia).

 

Fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

parece-me a mim que a informação que colocou aqui é pouco precisa. E após ler atentamente decidi arriscar dar-lhe um conselho. experimente ler este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=36380.

 

abraços

A.K.A. Kapitonio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Antes de tudo, quero agradecer pelas dicas que me foram dadas, nas quais optei por segui-las.

De seguida vou relatar os passos que dei com a nova limpeza e mudança de água total do aquário.

Rectificando, o meu aquário tem 80cm de frente, por 29cm de largura e 36cm altura, uma camada de areão +/- 6 cm, 5 rochas vulcânicas, 7 pés de plantas (ELODEA) e 4 pés (CABOMBA), 1 filtro interno para 80 L. 1 placa de fundo e 1 pedra difusora. Uma lâmpada florescente 20W (Aqua-Glo 18000k), com ligação das 11h. até 21h (10 horas como aconselhado), levou +/- um total de 80 litros de agua, a uma temperatura +/- 25 / 29 g.

Testes efectuados:

PH, 6.6 / 6.8

NH 3 e NH 4, +/- 0 ml/L a 0.3 ml/L

Quando enchi o aquário o valor de PH estava em 8.0, coloquei um produto para descer o PH para o valor em que ele esta descrito acima.

A agua esta cristalina e limpa mas ainda sem os peixes lá dentro, eles estão á espera noutro aquário, até que este fique impecável.

Os peixes que tenho são:

2 Pterophyllum Scalare

1 Corydora Aeneus

Penso que é tudo, se houver algum alerta que me possam avisar antes de colocar os peixes lá dentro, eu agradeço.

Cumprimentos

João Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Viva!

Tenho um aquário de 83 L volume total, (+/- 60 L de agua), uma placa de fundo e um filtro interior aparece-me sempre aquelas maldita alga verde no areão e no vidro, e as plantas que tenho vindo a por morrem todas, bem como os peixes que tenho comprado, já troquei varias vezes a lâmpada, mas estou desconfiado que é do tempo em que ela esta acesa, ou não.  

O aquário esta +/- a 4 muito (palavra corrigida). De uma janela com vidro fosco, e tenho a luz acesa entre as 17 e as 21 horas.

Cumprimentos  

João Ramalho

A placa de fundo já quase não se usa , até porque ao longo do tempo vai acumulando toda a porcaria que eliminamos quando se limpa os filtros.

 

O aquário esta +/- a 4 muito (palavra corrigida). De uma janela com vidro fosco, e tenho a luz acesa entre as 17 e as 21 horas.

Suponho que queres dizer que o aquário está a + ou - 4 m da janela?

A distância é pouco importante o aquário não deve receber a luz do sol directamente se isso está a acontecer , tens aí a explicação para as algas verdes que referes.

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

 

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.