Aquario Novo - [actualizado com fotos 06/07/2006]


diasje

Recommended Posts

Olá sou novo aqui no forum e relativamente novo na aquariofilia.

À um bom par de anos que não mexo nisto.

 

Foi-me oferecido um aquario 30cmx100cmx37cm (Quantos litros serão? 110?), que actualmente irei apenas colocar algumas plantas e guppys, mais tarde irei para os meus preferidos os ciclidios. (preferencialmente o kribensis, que já tive e são lindos)

 

Gostaria de saber o seguinte

 

É melhor utilizar motor interno ou externo? (interno é inestético)

 

Onde encontrar uma loja online com este tipo de material?

Qual o melhor (qualidade/preço) e que motorização deverei escolher.

 

Num aquário com este tamanho, é aconselhável colocar dois aquecedores, um de cada lado com temperaturas diferentes?

Ex: lado direito: 26º

Ex: Lado esquerdo: 30º

Estava a pensar nisto para os peixes poderem escolher o melhor lado para eles.

 

Estava a pensar colocar um misto de areia (branca) de praia (fluvial) e um areão um pouco mais grosso. Que aconselham? (Gosto de um aquário cláro)

 

Que lojas aconselham, para comprar peixes e plantas? (Antigamente comprava por encomenda não gosto de comprar os desgraçados que estão na loja)

 

No caso das artémias, onde posso comprar um kit complecto de criação de artémias?

 

Que sugestões aconselham a um novato?

 

Adoro os Discus, mas sei que são dificeis de manter... Que acham?

 

O que pensava colocar:

 

Peixes:

2 Kribensis

2 Discus ????

2 Acará Azul

2 Ramirezi

2 Peixe Jóia

2 Peixe-Cobra (Kuhli)

2 Bótia Palhaço

2 Plecostomus ou cascudo comum ou 2 Limpa vidros

5 Barbo Tigre (Sumatra)

1 Flying Fox

5 Rásbora Arlequim

1 Baiacu Verde Pintado

Vários Guppys (bastantes)

Plantas:

Musgo para troncos e pedras

o resto logo se vê.

 

Isto tudo é para ir aos pouco e poucos, não faço tenções de os colocar todos de uma v~ez, penso colocar os menos territoriais primeiro, e depois os outros mais territoriais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como ja vi que és do barreiro uma boa loja para ires é a Animalife que é na baixa da banheira, e ate é uma das lojas patrocinadoras do forum.

Se quiseres ter discus tenta nao meter a areia da praia porque faz subir o PH e os discus tem que tar pelo menos com pH 6.5. Os discus nao sao muito dificeis de manter, da um pouco mais trabalho e atençao que os restantes peixes, mas é so tentares ter a agua com boa qualidade. Em relaçao as restantes duvidas deixo para os experts :wink:

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Devo dizer-te que isso sao peixes a mais para esse aquário.

Não só a mais, como uma grande mistura. Se o peixe jóia a que te referes é o ciclideo jóia (Hemichromis bimaculatus), então tira a ideia dos discus, guppies e afins, para além de que é africano...

Em relação à filtragem, exterior, algo dentro de 600 a 800 L/H é adequado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diasje, parece que estás um pouco enferrujado na aquariofilia!

 

Os peixes que sugeres para o teu aquário não irás fazer um aquário, irás sim enlatar o peixes para conserva!

 

Se queres manter kribensis porque não começas já com eles e só com eles? Na minha modesta opinião será a melhor opção que tens!

 

Dá uma voltinha pelo forum...vais obter muita informação essencial à tua montagem :wink:

 

Quanto à filtragem: um externo de 600 a 750 L/h será conveniente. :)

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reproduçao de kribs...

 

Ficava engraçado :wink:

 

MEte um casal e pimba.

 

 

Ramirezis? nao gostas?

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso das artémias, onde posso comprar um kit complecto de criação de artémias?

 

 

Avipeixe...Almada

Celeiro dos animais...Sobreda

Não é permitido assinaturas comerciais. PC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, tirando os discus (monto outro aquario noutra altura só para eles) que me aconselham?

 

Que tal?

Acará Azul

Peixe Joia

Kribensis

Baiacu Verde Pintado

E que outros mais para enfeitar aconselham?

Existem lojas que comprem os peixes nascidos nos nossos aquarios?

Ou que tipos de peixes aconselham?

 

Que tipo de areão/areia aconselham?

 

Onde comprar os motores? Preços alguém sabe?

 

Não conheço essa loja da baixa da banheira, mas é boa?

È especializada em aquariofilia?

 

O meu pai quando eu era puto (cerca de 20 anos atráz), costumava criar guppys á parte, para alimentar os peixes maiores, alguém ainda fáz isso?

 

Num aquário com este tamanho, é aconselhável colocar dois aquecedores, um de cada lado com temperaturas diferentes?

Ex: lado direito: 26º

Ex: Lado esquerdo: 30º

 

O meu sonho era montar um aquário de parede, (3metrosx3metros) como o meu pai tinha na sala, mas a minha mulher não me deixa :(, um dia mais tarde quem sabe, quando o bichinho da aquariofilia pegar.

 

Ele tinha um montão de peixes nesse aquario, mas tinha outro à parte só com discus.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á questão da temperatura julgo completamente descabido teres 2 termostatos calibrados para temperaturas diferentes pois nesse caso só o k tiver calibrado com a temperatura maior irá funcionar, visto que a agua circula e está á mesma temperatura.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso tens k ver a potencia, por exemplo para 90l, 100W chega.

nao sei quais sao as potencias disponiveis no mercado mas é uma questão de veres.

 

A questão de um ou 2 aquecedores, é so por dizer k com 2, espalha melhor o calor, mas se tiveres uma boa bomba isso nao é problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não só...

Tem uma mais vantagem ter dois termoestatos... fault tolerance (a informática a falar, hehe), quero dizer com isto que tens sempre a segurança de que se um falhar, a agua continua a ser aquecida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não batam mais no ceguinho, pronto coloco só um!!!!!! Já cá não está quem falou!!!!

 

Alguém deste forum fáz criação de algum destes meninos?

 

Para já não quero, pois ainda vou começar o ciclo de 4 semans agora, mas daqui por um mesito já vou precisar de começara povoar.

 

 

Dêm as vossas opiniões, e digam o que escolheriam.

 

 

O que desejo é um aquario colorido, mas não desejo algo muito banal, por isso escolhi estes meninos, se por algum acaso acharem que não é correcto dêm a vossa opinião.

 

Vou pesquisar mais sobre estes meninos.

 

No sabado em principio irei para a zona do Meco, a um riacho que eu conheço, para apanhar alguma areia, plantas, e uns troncos.

 

Algumas plantas que vi e gostei:

 

(P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratoites

Echinodorus macrophyllus

Cabomba

Kæmpe Vallisneria

Hjerte Anubias

Langbladet Anubias

Lille Cryptocoryne

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem, eu disse muita coisa, mas não fiz quase nada, a falta de tempo é a principal culpada.

 

Quanto a peixes ainda não tenho, mas já tenho bastantes plantas que alguns users (Pedro Nuno, Ebrium, etc) me forneceram, ainda não tenho um movel para o meu aqua, nem sequer um bom filtro. (estou á espera de uma encomenda que fiz)

 

Mas resolvi começar a fazer as primeiras experiências.

 

Como li num artigo, que se poderia colocar Humus bem tratado no aqua, eu fiz como dizia o artigo (lavei, lavei, lavei, fervi, cozi etc) depois pimba, coloquei no aqua, depois comprei um pouco de areão normal (3 a 4mm de expessura), mais tarde após ver uns aquas bem lindos aqui no forum resolvi comprar areia de silica, que eu esperava ser branca, mas a embalagem azul, não deixava que se visse a cor, e quando cheguei a casa, verifiquei que era amarela. (tenho aqui no forum para a troca)

 

Lavei muito bem e coloquei por cima do areão.

 

Pera ai já me adiantei...

Coloquei o humos do lado esquerdo do aqua, e uma camada de areão no lado direito, mais uma camada muito fina sobre o humos.

 

Continuando...

Coloquei uma camada fina de areia de silica branca sobre o areão que estava sobre o humos, e uma camada mais grossa sobre o areão do lado direito.

Não coloquei agua nesse dia, mas deixei andar as cenas como estavam pois não tinha tempo para nada. Um dia encontrei-me com o Pedro Nuno, que me indicou que deveria colocar algo que podesse manter as plantas, fertelizante ou areão fertelizado, comprei então, um areão fertelizado. ~

 

Removi um pouco da areia de silica, e coloquei o fertelizado, depois voltei a colocar uma camada fina de areia de silica. Do lado esquerdo removi a areia de silica e o areão, depois junto com o humos coloquei uma camada de areão fertelizante, só depois coloquei uma camada fina de areão e outra tb fina de areia de silica.

 

Já tinha comprado um pequeno filtro de 10€: http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&que (palavra corrigida)=Hagen%20Elite%20Mini&sa=N&tab=wi

 

Este filtro irá servir apenas para o nicio até vir o filtro que encomendei.

 

Esqueci-me então de comprar um tubo (mangueira fina) e tinha a mangueira na garagem, e a perguiça era mais que muita, então foi à panelada, primeiro coloquei quatro palenas de água, depois comecei a colocar as plantas, depois com a ajuda da minha cara metade carreguei lá para dentro erca de 80l de água, a perguiça saiu cara, (dor nas costas).

 

Isto foi tudo feito no dia em que Portugal ganhou à Inglaterra, (sabado) :lol: durante a manhã.

 

Depois a água ficou turva, ontem tive de ir a trabalho para o Porto/Louzada/Guimarãoes/Braga, e quando cheguei vi que a agua já não se encontra tão turva, mas sim leitosa. (quanto tempo acham que vai durar).

 

Hoje enquanto está leitosa, mas já dá para ver lá para dentro, vou começar a fazer o layout, depois coloco fotos, mas não critiquem, muito, pois os conhecimentos que eu pensava que tinha de aquariofilia, não são nenhuns, após ver este forum, sinto-me um ignorante.

 

Actulamente os unicos habitantes (para além das plantas) é um caracol parasita, e um emplastro :lol: .

 

O Pedro Nuno falou-me tb em CO2, que se arranja aqui no forum quem venda este sistema com garrafas, mas eu primeiro estava a pensar em fazer um caseiro.

Resulta na mesma?

Existem problemas?

 

Depois de ter o sistema caseiro feito (hoje), vou comprar o teste de nitratos e outros mais que me vex´s me indicarem.

Já tenho o de PH.

 

Vou fazer o teste mais tarde após uns dias de estabilização da agua.

A minha agua da torneira anda à volta de 7.5/8.0 ph.

Moro no Barreiro/Verderena.

Amanhã já trago fotos para o pessoal. Já tenho um nano (caixa optimus) a bulir. não está nada que se compareça com os da malta daqui mas com o tempo vou lá.

 

Um grande abraço a todos aqueles que me têm ajudado.

Ps: Fauna que desejo:

Casal de Labidochromis caerleus

casal de Kribs

Mais uns ornamentais.

Ps2: o meu aqua tem 100c*40a*30l

Desculpem algum erro, pois fiz 1100km ontem e hoje estou com 2 horas de dormida, por isso tenho passado o dia todo na net, nem me apetece fazer nada.

 

Filtro biológico de plantas como se fáz? è bom?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi então onem recebi mais uma leva de plantas do User: JOSE (obrigado)

 

Não sei o nome delas de cor, mas mais tarde coloco aqui um post com os nomes todos.

 

Bem quando cheguei a casa ontem, por volta das 19:00 o aqua ainda estava com um aspecto leitoso, mas achei uma boa altura para colocar as restantes plantas, e colocar o mini filtro a bulir no local certo.

 

Relembro que esta colocação não é a final, estou apenas a colocar as plantas para não morrerem e estou tb a fazer algumas experiências.

 

Como disse no post acima a tenho 4 tipos de fundo (humos/subtrato/areão 3mm/areia de silica amarela "não encontro a branca")

 

Agora gostei das plantas que tenho mas não sei ainda o layout que vou fazer.

Procurei tb por akadama ou algo do género mas não encontrei.

 

Se o empo estiver de feição no próximo fds vou para os lados da Serra da Estrela, onde tenho conhecimento de muitos roachos (saudáveis), e vou procurar troncos e pedras.

 

Já tenho alguns troncos, que após todo o tipo de tratamento que tentei e sei, eles teimam em flutuar, tinha umas ideias bem loucas para estes troncos mas estou a ver que vai ficar para depois.

 

Algumas fotos do trabalho de ontem de noite:

Nota: Fotos tiradas hoje de manhã com o telemovel.

 

1: Aqua e troncos que esta a pensar colocar.

image1862hb.jpg

 

2: Aspecto leitoso

image1875hy.jpg

 

3: Lado direito

image1881hx.jpg

 

4: Mais ou menos o meio

image1890lz.jpg

 

5: Lado esquerdo

image1908ov.jpg

 

6: Substrato

image1915vc.jpg

 

7: Troncos

image1923hb.jpg

 

8: Caixinha da Optimus

image1939as.jpg

 

9: Vista de cima

image1945zu.jpg

 

10: Estou com umas ideias para a luz do nano....

image1957oi.jpg

 

Desculpem o tamanho das fotos.

 

Perguntas:

 

1- É normal hoje terça feira ainda estar com este aspecto leitoso, desde sabado que está com agua.

 

2- Ouvi falar em Filtro biológico de plantas, alguém o tem? Como se fáz?

 

Hoje durante a hora de almoço dei um pulo ao Continente e fui comprar isto:

 

NPK: Blaukorn 100g = 1€

12% Azoto (N)

12% Fósforo (P,O)

17% Potássio (K,O)

3,2% Cálcio (CaO)

2% Magnésio (MgO)

2,4% Enxofre (SO)

???% Boro (B)

???% Manganês (Mn)

???% Zinco (Zn)

Isento de Cloretos

Aguém já usou? É bom?

 

Para o CO2:

Fermipan

Não encontrei o bicabornato de sódio, estava esgotádo

2 Valvulas anti retorno

e uma mangueirinha

Será bom ligar esta mangueira ao meu nini filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer, fica entre Alfarim e o Meco, o pior é quando cheguei lá, a ponte antiga que havia, tinha desaparecido fáz uma boa quantidade de anos que não visito aquela zona. (costumava ir muito para lá na minha infância)

 

Naquela altura não havia casas em cimento, nem aldeamentos, a minha madrinha tinha comprado um bocado de terreno ai, e tinha colocado, um Electrico( sim daqueles que andam pelas ruas de Lisboa) e o meu padrinho que era estufador, fêz daquilo casa, depois com o passar do tempo fomos cada vêz menos para aquela zona, e agora quando lá cheguei, cadé riacho? Nada nem sombra dele, apenas um monte de arbustos, parei o carro e fui ver, então bem ao estilo tiga, a ponte velha continua lá, mas por debaixo da nova, por debeixo da velha, (onde passava o riacho) deitaram um monte de terra, e agora o riacho, que era mesmo um pequeno riacho, não tem força para passar. Uma pena, ainda tentei passar pels arbustos, mas nada feito, está mata serrada mesmo. Quando tiver um tempinho volto lá e trago-vos algumas fotos.

 

Posso vos dizer que o meu pai se abasteceu ali de troncos e pedras, era lindo, em algumas zonas fazia uma poça enorme que dava até para mergulhar.

 

Passei verões lindo ali.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já sei onde é...... realmente não se preserva nada neste país, é só estragar...... estas autarquias deviam é ter juizo e bom senso em vez de andarem a chular nos o dinheirinho todo pa fazerem obras da tanga, que em vez de beneficiar a natureza só a prejudicam, não há de portugal estar assim entregue aos bichos :oops:

 

Obrigadão......

João

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem hoje, a agua já está mais clára.

Já fiz o CO2 caseiro, e por incrível que pareça, ao final de uns minutos já estava borbulhar.

 

Tal como nos conselhos que tenho lido por aqui, durante a noite mantive o mini filtro ligado, que tb fáz oxigenação, hoje de manhã é que coloquei o CO2 na agua, e estava para com uma saida de 1 bolha por segundo, como não tenho mais nada a não ser uma ampulária no aqua hach que não é problema.

 

Comentem por favor.

 

Estou arrependido, de ter colocado aquela areia de silica amarela, está por todo o lado, tive de sacudir as plantas que estavam cobertas com essa areira.

 

Coloquei o NPK que comprei, e agora é só esperar para ver resultados.

 

Vou comprar uns peixinhos ornamentais para continuar o ciclo, o que me aconselham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TENS um tópico muito baril, e já postei.... acho que tens razão.....

Em relação a peixinhos para o ciclo é complicado pois não sei qual o teu gosto , pois poderias colocar barbos, mas depois já sabes né, adicionar peixes com barbatanas bonitas tá fora de questão, limpa vidros é baril , mas atenção podem intrujar te comedores de algas chineses que são territoriais e crescem bastante...... poderias tb colocar um ancistrus ou um LDA 25 Pitbull que ficam se pelos 5 a 6 cm e comem as algas, tudo depende do teu gosto, tem é que ser resistente a condições adversas pois poderá haver algum pico de nitritos ou amónia e tem que ter resistencia para nao morrer..........

 

Boa Sorte

João

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, obrigado, gostei desse LDA-25, muito giro.

 

Para inicio:

 

Nome: Parotocinclus jumbo

Origem: Nordeste do Brasil

Tamanho: 6 cm

PH: 6.4

Temp: 26°C

 

Casal.

Nome: Pelvicachromis pulcher / Sei que é bastante resistente.

Origem: África Ocidental

Tamanho: 10 cm

PH: 7.0

Temp: 26°C

 

Alguns peixes de meia água diversos

cardume de lápis por exemplo, ou zebras.

 

Mais tarde:

 

Casal.

Nome: Aequidens pulcher (Acara Azul)

Origem: Colômbia até Panamá

Tamanho: 20 cm

PH: 7.0

Temp: 24°C/26ºC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelvicachromis pulcher - são kribensis, bonitos ..... mas um pouco territoriais, e crescem bastante.... deverias fazer um biotopo, ou Amazónico ou Africano.... pois assim podes criar um layout de acordo com os biotopos naturais, fazendo assim os peixes sentirem se em casa :wink:

Obrigado

 

Joao Costa

 

DBDportugal.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.