escalares


dsalas

Recommended Posts

tenho um aqua 60x40x40 todo plantado com várias especias, entre elas, kribensis, viuvas, 2 gourami perolas, corys, tetras buenos aires e escalares!

Estao todos bem aparentemente, à escepção dos 3 escalares maiores.

Estes à coisa de uma semana começaram a apresentar uns sintomas mt esquisitos: muito parados na parte de trás do aqua em cima das bolhas de ar,às vezes começam a tremer outras vezes parecem q se querem coçar com aquelas 2 "barbatas" q têm na barriga outras vezes tão parados e de repente começam a nadar mt depressa e param de repente.

Mas continuam a comer

O q será? e q tratamento fazer?

 

Ph a 6.5 com uma temp constante de 28º.

faço TA's regularmente.

agua de furo sem quimicos.

2 filtros interiores- 1 rena Filstar iV3-500l/H e outro(nao sei nome) a 180l/h. Ambos ceramica e esponja

Alimentaçao mt variada- flocos, artemia e larva vermelha congeladas, tubifex etc.

 

Qt a nitratos e nitritos etc nunca medi!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse comportamento que os anglo-saxonicos apelidam de "shimming"por vezes é sintoma de Hexamita ,um parasita intestinal protozoário,dos ciclídeos.Poderás tentar um tratamento com metronidazol (flagyl - 1 comp.por 40 lt de água ,3 dias seguidos ).

Não estando a ver ,também poderia ser um comportamento territorial ou de corte .

Cumprimentos

Rui Ferreira de almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Tetras Buenos Aires e escalares não são uma boa combinação.

 

 

"... muito parados na parte de trás do aqua em cima das bolhas de ar,às vezes começam a tremer outras vezes parecem q se querem coçar com aquelas 2 "barbatas" q têm na barriga outras vezes tão parados e de repente começam a nadar mt depressa e param de repente."

 

 

Por toda a descrição de factos esse ambiente não lhes é propicio. Tenta remodelar essa população.

 

 

Peixes calmos e pacificos apenas.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas!

Mas axo q já descobri um motivo.Tive agora a olhar com cuidado para o aqua e vi q era um maxo molly preto q estava constantemente a perseguir e mordiscar os escalares.Já removi o molly e respectiva femea pa outro aqua.

 

Miguel Pereira por acaso os buenos aires até sao bastante calmos... nunca os vi a atacarem outro peixe.

 

olha, sabes, o aqua em que tenho os peixes foi feito pelo teu e meu amigo Gilberto.

 

Era o aqua da Micaela( minha prima) mas ela deu-mo há uns mesitos. estes buenos aires já vinham com o aqua...

 

o Gilberto fala-me mt em ti, gostava de te conhecer e ver essa tua enorme criaçao de escalares e discus!!

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal era apenas um comportamento territorial como resposta a agressão .

Donde se prova que sintomas semelhantes podem ter causas completamente diferentes( ex irritatibilidade provocada por parasitas ou por agressões).O Miguel que sabe de Escalares como poucos topou logo , só se enganou no agressor.

Cumprimentos

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é rui!

E eu a pensar q já tinha aqui uma doença malina no aqua :mrgreen:

Ja viste q os mollys sao lixados??!?!? se continuar a ser agressivo no outro aqua tenho de rifa-lo... :D

pois, o Miguel é já um mestre nisto!!! Ele é q sabe :drinking:

Bem, mas vamos lá ver se era só por causa daquele peixe ou se há mais coisas!!

 

obrigado pelos comentários

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

DSalas, folgo em saber que tudo correu pelo melhor.

No passado, já tive alguns Tetra buenos aires, e os mesmos não eram assim tão pacificos :drinking:

 

De facto o Claudio Gil. já me tinha falado do amigo Daniel ( correcto ? ).

 

Gostaria apenas de salientar que os Discus estão presentes em reduzido número.

 

 

Podes sentir-te perfeitamente avontade para me contactares quando quiseres. Será apenas uma questão de marcar uma data propicia a disponibilidade de ambos.

 

 

 

De igual modo gostaria de aproveitar o facto, para felicitar o Dr. Rui Ferreira de Almeida pelo magnifico contributo e desenvolvimento prestados a aquariofilia nacional, nomeadamente na vertente da higiene e doenças.

 

 

 

Muito obrigado

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Miguel,

 

sim, sou o Daniel. sou de Porto Covo.

Ok entao fica assim, um dia destes combinamos para nos encontrarmos.

 

entretanto se tiveres com o gilberto, manda-lhe cumprimentos meus. Há tempo q nao estou com esse maluco :shock:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais