Recommended Posts

Publicado

Olá a todos

Tenho o meu aqua montado à pouco tempo e tive de usar turfa para baixar o pH para 7 tendo a a agua ficado amarela como era de esperar.

A minha pergunta agora é como colocar a agua cristalina sem mudar a quimica da agua.

Ou seja quero manter o pH a 7 mas ter a agua cristalina.

O KH está por volta dos 50, a amonia e os nitratos estão ok.

Se retirar a turfa o pH vai subir? mesmo usando um pH Stabelizer para aumentar o KH ( tampão )?

Sei que o carvão activo limpa a agua mas não sei se retira as "vantagens" da turfa.

Alguém pode ajudar?

It's not the fall that get's you..........

It's the sudden stop at the bottom.

Publicado:

creio ser 50 ppm. ( 5 gotas )

Inicialmente tinha 80 ppm antes de usar a turfa

Publicado:

hummm :wink: eu acho que esses testes de gota a gota medem sempre em dH (graus de dureza) ou seja, terias 5dH. Mas não sei ao certo

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:

Porque é que em vez da turfa para baixar o pH, não injectas um pouco de CO2? É mais simples, é barato, e não dá milhões mas também não te turva a água. E se tiveres plantas elas agradecem.

Sabias que o uso de troncos e raízes também ajuda a baixar o pH?

..."Primeiro penso em mim mas não me chames egoísta, desculpa lá se eu não sou o verdadeiro artista.."

Publicado:
Sei que o carvão activo limpa a agua mas não sei se retira as "vantagens" da turfa.

quote]

Se tiveres plantas não o uses, ele absorve os nutrientes. Se não, acho que podes usa-lo para limpar a água mas não aconselho. O carvão se não for MUITO bem lavado e de molho durante uns dias, contêm elevados níveis de fosfatos, e isso não ajuda nada. Para além de que se nao for bem lavado, tem muita poeira e também pode deixar a água mais negra, ou seja, ainda ia ser pior.

Publicado:

Acabei de fazer a TPA entre 20 a 25%

Aproveitei para aspirar o areão mas não correu bem porque o meu sifão não permite devolver a agua ao aquario.

Coloquei novamente agua e foi um choque.

PH 7.6 ( era 7.0 ) :wink:

KH 40 Mg/L

GH 40 Mg/L

Nitrinos e Amonia - Insignificantes.

Os peixes parecem assustados. A coridora marmore não sai de tras das plantas e o cascudo não sai do buraco. Quando saiem, fogem ao menor movimento.

Li no forum que variações de PH bruscas podem causar stress nos animais ou mesmo a morte. É verdade????

Começo a considerar seriamente a hipotse retirar a turfa, colocar o carvão ( para limpar a agua ) e a ceramica, e de fazer alteração quimica do PH.

O que acham?

O problema é como manter o PH estavel mesmo durante as TPA's???

Já se passaram 2 horas mas quando vi o PH a 7.6 quase me deu uma coisa má. Pensei que os neons íam morrer todos.

Publicado:

Exacto, água a acrescentar deve estar com os parâmetros ideais.

0.6 de mudança de pH é um pouco mais do que aquilo a que os peixes devem estar sujeitos, mas não creio que seja razão para tanto alarme. Eles podem estar em stress mas rapidamente se aclimatizam, desde que o pH depois se mantenha estável. Não acredito que morram só por causa dessa mudança :wink: Contudo o stress pode debilitá-los e expô-los mais facilmente a parasitas e patologias..

Abraço

Sam Lopez

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!