Recommended Posts

Publicado

olá ;)

Pois bem, ontem como estou de férias aproveitei para fazer um receita caseira para dar aos meus discus e escalares.

Utilizei:

-Alguns figados de Galinha

-Alguns corações de frango

-Um pedaço de coração de boi

-Um pouco de delicias do mar

-2 ou três camarões

-3 dentes de alho

-Um pedaço de espinafres congelados

-Brocolos

-Um pouquinho de nada de Couve flor

-Uma Cenoura

-E umas quantas Ervilhas

Fervi a carne e os vegetais 3 minutos em panelas separadas.

Muí os pedaços de carne no um, dois,três e passei a varinha mágica por cima dos vegetais e de seguida misturei tudo e congelei.

Tava todo feliz e deitei a minha obra de culinária aos meus 6 discus e aos escalares.

Os discus mostravam interesse mas cospiam tudo, os escalares nem sequer tocavam.

Umas horas depois reparei que os meus 6 discus tavam todos escondidos muito escuros com uma respiraçao acelerada, parados no fundo, a mecher as barbatanas rápidamente.

Apressei-me logo a fazer testes à água os resultados dentro dos conformes: pH 6.8 No3 0.

Os escalares continuavam normais.

Hoje de manhã cheguei perto do aquário e lá estavam os discus todos loucos como o habitual.

Como não fazia ideia do que tinha acontecido deitei novamente a papa caseira.

Ficaram iguais, escuros escondidos tipo em coma.

Assustado fiz novamente os testes e tudo dentro do normal pH 6.8 nitritos 0. Mas por precaussão fiz uma troca de 70L. Quase que não reagiam à minha mão que lhes tocava.

O que acham disto?

Uma intoxicação alimentar?

Os escalares não comeram e estão bem.

Já ouvi dizer que alguns peixes têm uma quantidade de tiaminasa que os discus não conseguem digerir não sei se essa mesma tiaminasa está presente no camarão e nas delicias do mar.

Mas pode-se evitar fervendo os alimentos e eu fervi-os.

Curiosamente tive também um ataque de cianobacterias.

Aqua 160L

Filtro Eheim 2028 1050L/h

Temperatura 31ºC

Algué me pode ajudar em saber o que aconteceu?

Publicado:

Sinceramente não sei o que se passou, mas que é da comida, isso é quase uma certeza!

Na mistura que faço para os meus Discus, vai tudo cru. Não fervo nada!

Cuidado com as miudezas das galinhas! As galinhas comem de tudo, até merd.....

Não utilizes delícias do mar, sendo uma "mistela", também não sabes o que está lá dentro. Usa miolo de camarão e lombos de pescada (Omega 3).

Outra coisa que reparei é que não estás a usar complemento vitamínico. Não te esqueças que os Discus nessecitam da Vitamina D3 que por norma não se encontra nos alimentos. (Vigantol - 30 gotas para cada 500 gr de mistura)

Publicado:

olá,

Esqueci-me ontem de dizer que a água cheirava muito a alho. Será que 3 dentes de alho foi de mais?

E as ceanobacterias? Será que ajudaram à festa?

Também ontem estava em tratamento com zipyran já era o 3º tratamento.

Hoje estão aparentemente melhores, já têm as cores normais e já bicaram um pedacinho de flocos.

Aconselham a fazer hoje novamente uma TPA?

Muito obrigado