Os Kinguios e as Plantas


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Estou a iniciar-me nos Kinguios :( , e gostaria de saber quais as plantas mais indicadas para ter no aquário. Sei que devem ser de folha mais rija, mas gostaria que me elucidassem de quais as espécies que melhor se adaptam a vida com eles.

João Francisco Azevedo Patrício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho umas perguntas a fazer:

1.Qual o areão mais adequado? No meu aquário tenho cascalho de 9mm – 1cm de espessura. Será o mais adequado? Não será muito grande?

 

2.Neste último mês tenho tido um problemão com as algas. De 15 em 15 dias os vidros ficam todos verdinhos. Mudo 40% a 50% de água semanalmente adicionando o condicionador para remover o cloro e metais pesados e um produto que adiciona as bactérias auxiliadoras. A temperatura da água não ultrapassa os 20ºC e a iluminação foi sempre a mesma, 12h diárias. Estas algas têm aparecido com maior frequência quando comprei o produto biológico. Será que o nível de nitratos aumentou substancialmente (devido ao maior nº de bactérias) provocando o crescimento de algas? É que até o cascalho já está todo verde e a planta de plástico está coberta por um lodo verde-escuro. Comprei umas fitas que se introduzem na água para verificar o pH, GH, KH, Nitritos e Nitratos. Tenho mudado a água quando os nitratos estão entre 50 a 100. O que terá sucedido?

 

3.Fui a uma loja de aquariofilia e pedi por plantas naturais de água fria. Ele indicou-me algumas e eu perguntei se era preciso pôr adubo por baixo do cascalho. Ele respondeu-me que só era necessário enterrá-las no cascalho e ir pondo um produto para as plantas, ou seja não havia necessidade de mexer no aquário. Será que planta sobreviverá? Já fui a muitas lojas e as plantas estão todas a boiar na água e estavam todas viçosas!

4.Qual os parâmetros da água (pH, GH, KH, temperatura) ideais para o peixe-dourado, nomeadamente os de cultura superior (telescópio, orandas e caudas de véu)?

Agradecia que me respondessem... e também jofazepa!

Obrigado!

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo como os seus animais são tratados"

Mahatma Gandhi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não lhe sei responder a essas questões mas como utilizador de internet vou dar-lhe uma morada em que basta colocar o tipo de aquário que tem e os valores de p, nitritos, etc... que ela faz os calculos e lhe dá os valores que n estão correctos e quais deveriam ser as margens de manobra.

 

Cá vai..

 

1. http://www.jbl.de/index_uk.html

2. Escolher no menu -> Online Laboratory

3. Escolher no menu -> Cold Water Aquarium

4. Escolher no meni -> General analysis without any specific problem.

5. Inserir os valores e mandar analisar

 

Outro site que tem muita informação que pode ser útil na resposta a essas questões é http://elgoldfish.com

 

Espero ter sido útil.. um abraço

João Francisco Azevedo Patrício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Algumas das plantas mais adequadas p se colocar em aquas c peixes de agua fria são anubias e valisnerias.

 

 

Em relação áo tramento das plantas, elas devem ser enterradas no areao, sem danificar as raízes e o meis profundamente possivel, pode ser adicionado um adubo liquido de 3 em 3 semanas.

 

O areão c 1 cm de espessura é adequado para peixes de agua fria

 

As algas surgem devido a variados motivos, alimentação exagerada é um deles, como não existem plantas naturais para consumir os nutrientes em excesso as algas proliferam facilmente, esta situação pode ser combatida c a introduçaõ de plantas naturais e trocas parciais de agua, se mudar apenas 10% da agua não é necessario colocar bacterias nitrificantes na agua, apenas o anticloro.

 

O filtro deve ser lavado c a agua retirada do aquario, assim como as materias filtrantes.

 

Espero ter ajudado

 

DiDi :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um livro sobre peixes dourados e eles falam que a planta mais adaptada aos kinguios são as Cabombas. Qual a vossa experiência sobre essa relação? É que a cabomba parece um banquete para os kinguios com as suas folhas estreitas...

 

Abraço

João Francisco Azevedo Patrício

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi ! Na questão de escolha das plantas concordo inteiramente com a DIDI e se querem uma boa sugestão não matem muito a cabeça a pensar nas plantas pois apenas com Vallisnerias e anubias o aqua ja fica bem bonito. Para os kinguios, a partir do ponto em que a agua do aqua se encontra bem estabilizada o espaço ( dimensões do aquario ) é que é mais o importante... A decoração até pode ser apenas com pedras roliças de rio :wink:

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas

 

São raros os peixes q gostem e devam estar sozinhos, os kinguios são peixes q com bons companheiros ficam mais activos, participam entre si e interagem.

 

Questão aqui mesmo é escolher a companhia q deve ser pacifica, da mesma especie e c o mesmo temperamento...ou seja...outros kinguios.

 

Boa sorte

 

DiDi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
Oi ! Na questão de escolha das plantas concordo inteiramente com a DIDI e se querem uma boa sugestão não matem muito a cabeça a pensar nas plantas pois apenas com Vallisnerias e anubias o aqua ja fica bem bonito. Para os kinguios, a partir do ponto em que a agua do aqua se encontra bem estabilizada o espaço ( dimensões do aquario ) é que é mais o importante... A decoração até pode ser apenas com pedras roliças de rio :wink:

 

Por acaso a minha namorada tem um Ryukin que já comeu de tudo o que foram plantas introduzidas:

 

Elódeas

Hygrophila Polisperma (vai comendo as folhas à medida que ficam com mais de 3cm)

Sagitária Subulata

Valisnéria Spiralis var tiger

Anubias var nana (sim comeu as folhas e deixou só o pé destas e o rizoma)

Musgo de Java (nem este escapou!)

Salvínea Natans

 

Curiosamente costuma brincar também puxando pr uma planta plástica que está no aquario, de resto a única coisa que se mostro incapáz até à data de destruir ou consumir. Diverte-se também empurrando e mudando de lugar algumas pedras vulcânicas (com o tamanho de uma bola de golf) as quais muda e rearranja de lugar curiosam,ente deixando-as numa disposição bem mais estética que a em que as pomos (eu ou a minha namorada).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais