Recommended Posts

Publicado

Bons dias a todos,

não tenho por enquanto teste para medição de amónia mas tenho reparado que as bolhas de ar que se formam quando a agua sai pelo filtro não são imediatamente dissolvidas (ficam a pairar junto á superficie por algum tempo) e segundo li, isto é um indicador de que o nivel de amónia está alto.

Coloquei recentemente 6 novos peixes que aparentemente estão bem.

Acham que o nivel de amónia será um pico momentaneo devido á introdução dos peixes e poderá baixar ou aconselham-me a tomar alguma medida?

Mais uma vez os meus agradecimentos e cumprimentos a todos.

Um abraço

I want a bigger tank...

Publicado:

Para já, bem vindo ao Fórum!

Pelo que percebi, montaste o aquário à pouco tempo. Para te podermos ajudar, era bom, para iniciar, que relatasses quais os procedimentos que executas-te desde a montagem e quais os materiais de filtragem que manténs.

Um aquário quando está ciclado e com a filtragem biológica a funcionar, ou seja, a colónia de bactérias está instalada e a alimentar-se, dificilmente tem picos de amónia. Pode, eventualmente, ter picos de nitritos, mas em baixa escala.

A amónia e os nitritos são eliminados pela colónia de bactérias, designada globalmente por filtragem biológica. Quando estes não estão a ser eliminados e, quando presentes, tendem a aumentar, é sinónimo que a filtragem biológica não está a funcionar.

A filtragem biológica tem como produto final os Nitratos, que não sendo tão tóxicos como a Amónia e Nitritos, em excesso, podem provocar danos no sistema do aquário e levar à morte de alguns peixes mais frágeis. Para eliminar os Nitratos, a meu ver à dois grandes escoamentos, ou TPAs (Trocas Parciais de Água) ou plantas de alto consumo.

Espero que tenha sido elucidativo

Publicado:

Bom dia e desde já obrigado.

Montei o aquario em janeiro e está ciclado, é um 120lt plantado. Em relação ao filtro, é um eheim classic (não memorizei a ref) e quanto aos materiais filtrantes tem uma esponja azul e uma branca, uma especie de malha verde (tipo fio de pesca) que segundo me disseram substituia a ceramica (já sei que não é bem assim) e umas bolas (desculpa a expressão) da eheim para a colónia de bacterias.

I want a bigger tank...

Publicado:

Independentemente da Ref do Classic da Eheim, só o 2211 é que será curto para o teu aquário.

No filtro deverás ter e por esta ordem: Cerâmicas cilindricas (macro filtragem), Esponja de fina filtragem (ou Lã de Vidro); Filtragem biológica (bioballs ou cerâmicas porosas) e por fim, se houver necessidade, filtragem química (exemplo: turfa para baixar o PH, Carvão Activado para limpar restos de medicamentos, etc).

No teu caso, parece que tens o essencial. Introduzis-te bactérias?

Publicado:

Sim, introduzi bactérias apesar de me ter sido dito que, com a ciclagem de 1 mês, em principio não ía ser necessário.

I want a bigger tank...

Publicado:

É necessário introduzir bactérias até o ciclo estar feito, bem como introduzir comida para libertar amónia na sua decomposição de forma a alimentar as bactérias.

O meu conselho é para que adquiras o teste de Amónia e de Nitritos