Recommended Posts

Publicado

Olá meus amigos!

Tenho um discu que tinha um filamento branco a sair das guelras (que acbou por se soltar) e abre bastante os operculos para respirar... ele tem andado mais escondido, mas não esta escuro e continua a comer, mas de vez em quando lá vai ele para o seu cantinho.

À cerca de 3 semanas tive de os desparazitar com flagyl, pois tinham as fezes transparentes. Tudo ficou bem com os meninos, neste momento comem que nem uns animais e com as suas fezezitas estão em ordem.

Tenho 5 discus num aqua de 200 Lts e os parametro da agua são, medidos hoje:

Ph - 7.1

Kh - 60

Gh - 180

Nh2 - 0

No2 - 0

Já tive um assim que acabou por morrer, começou a a andar mais à tona com dificuldades respiratórias e com estes filamentos (parecia que as guelras se estavam a desfazer)

Podemd ar uma ajudinha, já me fartei de ler tudo o que encontrei e nada me pareceu dar resposta a este problema... não vá ser isto uma qualquer infestação que depois não conseguirei controlar.

Obrigado e abraços a todos!

Vamos ver... mas só com paciência!

Publicado:

Boa tarde Zé Mario.

Segundo os "experts" os parasitas intestinais e os Dactylogirus/Gyrodactilus, e afins (Guelras/pele), são práticamente impossiveis de erradicar.

Num momento de fraquesa o sistema imunitário "baixa" e os parasitas desenvolvem-se.

Pode-se atacar este problema com formol, Praziquantel, etc, etc.

Como os tens num comunitario o praziquantel (comprimidos de uso veterinario Droncit, Zypiran ou Tenil Vet 250 Mg/100 Lt dia 1, 8 e 15) é seguro mas podes tambem optar por um desparasitante como por exemplo o Sterazin da Waterlife (conforme as instruções).

Não te esqueças de ser generoso nas mudanças de àgua.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Grande João! Tudo bem?! Espero que sim!

Isto de facto é terrivel... ele até aparenta estar de saude, tb acho que não tem motivos para o contrário.

Mas como existem 3 maiores que ele, e na altura de comer já se sabe como é... ele come sempre mas de fininho...

Parace que a resposta esta dada! Vou atacar já hoje este problema...

Abraços e obrigado!

Zm

Publicado:

Achas que se fizer um tratamento só com sal resultará?

Abraços