Kinguio inchado, com hematomas e sangue no ânus


esimao

Recommended Posts

Tenho um kinguio de cerca de 4 anos. Ele tem já algum tempo um tumor na parte lombar, mas que parou de crescer, e não desenvolveu mais nada a nível visível. É uma fêmea, pois no passado colocou ovos. Há mais de ano que não coloca ovos e de uns tempos para cá, está com o abdomen bem cheinho, parecendo ter ovos. Também de algum tempo para cá, começou a ficar de papo para o alto, depois de comer. Pensei ser bexiga natatória, e lhe dava ervilhas, mas notei que gradualmente isto não resultava mais, e ela ficava bastante tempo assim, até a digestão estar 100% completa. Tenho todos os cuidados para não sobre-alimentar, e vario bastante a alimentação, pois sei que a bexiga natatória é um calcanhar de aquiles da espécie kinguio (ou goldfish, como costumam tb chamar).

Há 4 dias, ela ficou directo de papo para o alto, e eu a separei de imediato, colocando em água com sal de aquario e de epsom. Parei de dar de comer desde então, para ver se estava com alguma crise de bexiga.

Não melhorou, e está com o ventre super dilatado, parecendo que vai estourar. Tem já alguns hematomas abdominais, em função da imensa distenção do abdomen. Hoje, apareceu sangue no ânus. Retirei-a da água em que estava, e coloquei-a em BAKTOPUR da SERA, pois imagino que possa ser alguma bactéria...

Li toda a bibliografia sobre sintomas de doenças por bactérias e vírus, e não há nenhuma que se encaixe. A única descrição mais próxima do inchaço, foi a hidropsia, mas ela não tem nem as escamas, nem os olhos esbugalhados. Também vi no site Elgoldfish uma descrição que sugeriu algo: fêmeas com ovos que não são expostos ou tumores internos, podem causar inchaço e hemorragias internas. Se este for o caso, sei que infelizmente nada poderei fazer, mas gostaria de ouvir sugestões de todos que entendam disso melhor do que eu.

Ela está muito parada, e dá mesmo má impressão o abdomen tão inchado e avermelhado. Não sei se tem apetite, pois não me atrevo a dar-lhe de comer (ela que sempre foi tão gulosa...).

Segue em anexo uma foto tirada hoje.

 

Fico a aguardar a vossa ajuda!

 

Obrigada desde já.

doente.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais