Recommended Posts

Publicado

Bom dia

Tenho um escalar adulto que de um momento para o outro começou a perder o equilibrio, ficando virado de cabeça para baixo, tentando nadar de lado ate aterrar no fundo do aquario.

Ontem de manha nao comeu c a vontade habitual e ao fim da tarde começou a perda de equilibrio.

Os parâmetros da agua ja foram devidamente testados (tudo OK) e a unica intervençao que foi feita, alem das mudanças parciais semanais de água, foi o tratamento ao Ictio neste aquario que termina semana passada.

Podem ajudar?

Obrigada, Rita

Publicado:

Ola

É uma doença comum nos escalares, não sei se é bexiga natatória ou não, Tudo indica que sim.

Infelizmente é como diz o Nelson, na minha opinião não ha nada a fazer, ele pode ficar assim durante meses, piorando gradualmente, ate chegar a um ponto que fica completamente deitado no fundo sem se conseguir levantar.

Nunca consegui curar nehum!

cump

fsoares

Publicado:

Infelizmente tb penso ser a bexiga natatória, apesar de ele nao mostrar qualquer inchaço.

De qualquer forma e apesar de saber que é dificil recuperar, decidi colocar sulfato de magnesio na agua (caso se trata de obstipaçao intestinal ou gases) e flagyl na tentativa de debelar uma infecçao bacteriana se for o caso.

Esta desde ontem a noite deitado no fundo do aquario, mas com uma respiraçao normal...

Vamos ver se, e como, evolui.

Obrigada a ambos.

Rita

Publicado:

Atenção Rita

Não convem misturar medicamentos!! :lol:

O flagyl não é usado para infecções bacterianas, mas sim para parazitas intestinais.

De qualquer forma não ha nada a perder :D

Publicado:

Ora Bolas....

Apenas agora vi o tópico, mas o que o escalar tinha podia ser uma infecção bacteriana. Espero que não aconteça de novo, mas se tal acontecer tenta uma medicação contra isso.

Se fosse gases ou obstipação, o escalar estava com a "barriga" inchada. Aconteceu-me ha pouco tempo e o sulfato resolveu na boinha.

Joka