SOS - Discu doente


pbara

Recommended Posts

Boas

 

Pois é!

 

Ainda há umas semanas apenas, me iniciei nos discus e já me estou a estrear no tópico das Doenças.

 

Então é o seguinte: adquiri recentemente 2 discus ainda jovens (cerca de 6/7 cm) e coloquei-os num aqua montado para eles, de 70lts (eu sei q é pequeno, mas os discus são só 2 e tb ainda são pequenos. Para além deles só tem 2 ottos).

 

Passados uns dias já estavam a comer que era uma maravilha (comida seca, artémia congelada e mistura para discus). Em termos de aspecto e comportamento, tb tudo óptimo, sem sinais de stresses.

 

Esta era a situação até há 2 dias. Ontem qdo cheguei a casa vi logo que um deles já não estava bem.

 

Sintomas/alterações que me pude aperceber:

- De aspecto:

. Escurecimento;

. As barbatanas parece que já não estão tão "perfeitas" como estavam. Parece que se vêem mais ou pelo menos que se notam mais as suas extremidades.

- De comportamento:

. Alimentação: continua a comer, mas bem pior que antes. Na mesma sessão (vou dando sequencialmente pequenos pedaços de cada vez), umas vezes vai bem à comida, outras parece que a ignora e fica mais recolhido, seja com artémia, seja com flocos;

. Movimenta-se bem menos pelo aqua. Fica mais parado, normalmente a um canto e basta olhar para ele para se ver que não está bem.

. Observei por diversas vezes, movimentos anormais de natação (qdo comparados com os de anteriormente), nomeadamente, movimentos circulares de lado (corpo paralelo ao fundo) e uma natação de cabeça para baixo.

 

Outros dados:

- Desde há uns dias que havia alguns (poucos) pontos brancos nas peitorais, mas que eu estava a controlar no sentido de tentar ultrapassar isso só com boa alimentação e sem medicamentos. Nesta altura há apenas um único e na dorsal.

Sinceramente, não me parece que o problema dele seja causado pelo íctio.

- Fezes: não me pareceu que sejam esbranquiçadas. Acho que se mantêm escuras, só que, parece, com um ou outro filamento branco/meio transparente agarrado.

- Parâmetros da água (medidos ontem, sendo q não me parece q seja por aí que esteja o probelma):

. Temp: estável, nos 29º.

. PH: cerca de 7,0/7,1 (um pouco mais alto do q estava há uns dias, mas nada de especial. Os discus vieram de uma água de 7,0).

. NO2: entre 0,025 e 0,05 (acho q tb está razoável)

. NO3: cerca de 30

. Quanto às durezas, não medi mas sei que andam sempre em valores bastante baixos.

 

Desculpem a extensão do post, mas realmente queria dar toda a informação possível para facilitar uma possível ajuda.

 

Desde já o meu muito obrigado a todos os que me puderem ajudar com os vossos conhecimentos.

 

Pedro Bara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, não te tens que desculpar pela extensão, pois colocaste lá tudo e isso é que ajuda a nós te podermos ajudar!

 

No entanto, tendo NO2 e NO3, falta um dado, Amónia! Isto, porque parece-me que podes estar com um problema de toxicidade.

 

Para já devias colocar o Discu a fazer Flagyl, pois esses excrementos semi transparentes é sinónimo de parasitas intestinais e fazer TPAs com fartura, pelo menos, até esse NO2 desaparecer, pois com 2 Discus pequenos e 2 Ottos em 70 litros, o NO2 está alto e, eventualmente, até terás Amónia.

 

Neste Sub Fórum tens um tópico elaborado pelo Rui Ferreira de Almeida sobre as doenças dos Discus, lê porque está excelente.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Deves desde já aumentar a temperatura para 34º.

Parece-me um problema bacteriano! Que tipo de filtragem tem o aquario?

Quais as mudas de água que fazes? Tem areão? Se sim quantas vezes aspiras o aquario? há quanto tempo tens o aquario montado?

Só mais uma coisa, tens de ter corydoras, pois os discus deixam ir muita comida para o fundo e depois não é absorvida!

Vai dando noticias!

Cump.

A.Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Pedro.

Lamento o sucedido.

Caso o peixe tenha a respiração normal (acelerada pois são pequenos), os operculos a abrir na mesma "proporção" (nenhum fechado) e não o vejas coçar nas pedras devemos excluir parasitas externos.

Na minha opinião o "stress" ajudou na proliferação de parasitas intestinais.

Tratamento :

Hoje ao fim da tarde muda 10/20% da àgua, dilui 2 comprimidos de FLAGYL e põe na àgua.

Amanhã de manhã nova muda de àgua e nova dose de flagyl.

Ao fim da tarde igual.

Assim sucessivamente até efectuares 8 tratamentos, 4 dias.

Caso os peixes comam raspa uns bocadinhos dos comprimidos e mistura na comida.

Amónia e nitritos quando não estão a 0 algo se passa e os discus não toleram.

Vamos "agir".

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já, o meu obrigado pelos vossos comentários.

 

Bom, em relação a informações adicionais, é o seguinte:

- observei o peixe e não vejo sinais de problemas nas guelras;

- já fiz o teste de amónia e deu "0";

- o aqua está montado já há tempo, mas só estava com 2 peixes antes (1 escalar e um barbo rosado);

- a filtragem é feita com um 2213 e faço mudanças semanais de 30% água.

 

Entretanto, o disco parece que piorou em termos de comportamento: a posição "normal" dele agora é estar a tocar no areão, a um canto e meio de lado. A nadar (e mesmo parado), movimenta-se muitas vezes com o corpo em posição oblíqua (em vez de horizontal, como o outro discu).

No entanto, continua a vir comer, mesmo que menos e com alguma dificuldade.

Entretanto, também segui os vossos conselhos e estou agora a meio de tratamento com flagyl (e esperando, ansiosamente, que isso faça o peixe melhorar). Com esse tratamento estou tb a fazer TPAs diárias de cerca de 15%.

 

Se houver mais alguma coisa q me possam aconselhar, é só dizer.

 

Cumps

 

Pedro Bara

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola

 

Mas noticias!

 

Se o peixe ja esta a nadar de lado, penso que pouco mais ha a fazer. :lol:

 

Ele ate podde recomeçar a comer muito bem, mas não irá conseguir voltar a nadar normalmente.

 

Tenho um adulto com esse problema à seis meses, come que nem um doido, ainda afuguentava os outros na hora da refeição, mas nunca mais recuperou a natação.

Tenho-o agora num aquario sozinho,para não incomodar os outros.

 

cump

fsoares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais