Problemas (fungos, bactérias ?) - Ajudem urgente PF


Vítor Sampaio

Recommended Posts

Olá.

 

Estou com alguns problemas no meu aquário e gostava de saber opiniões sobre o que devo fazer.

São situações que podem ter a mesma origem (talvez fungos ou bactérias) ou podem ser problemas distintos.

 

O meu aquário tem 1 ano e leva 180 litros de água.

pH:7-7.5 (eu sei que é alto...); 24.5ºC.

 

A fauna inclui:

3 Coridoras (2 albinos e 1 bronze);

4 Arlequins, há cerca de 5 meses;

1 Limpa-vidros dourado, há cerca de 3 meses;

6 Barbos tigre albinos;

e ainda um pleco, cardinais, neons negros, gouramis, barbos cereja e tetra pristela.

 

Ao todo são 40 peixinhos e, em média, estão cá há uns 6 ou 7 meses.

 

O que eu já fiz:

Domingo 13: Mudança de água (20%); 4 pastilhas de Baktopur Direct;

Quarta 16: Mudança de água (30%); 4 pastilhas de Baktopur Direct.

Resultados: nada que se veja...

 

Algumas questões "simples":

No proximo Domingo completam-se 3 dias da segunda dose de Baktopur; devo fazer uma mudança de água, mesmo que páre o tratamento?

Devo prolongar o tratamento?

Devo iniciar outro tratamento? Qual?

Devo separar os peixes? (não tenho como... não tenho hospital...)

O Baktopur "estragou" o filtro? E agora como corrigir?

Após o tratamento (ou já?) devo dar vitaminas?

 

CASO 1: Coridora Albino

 

Um dos coridoras albinos tem os seguintes sintomas:

a) apresenta degradação das barbatanas (ver fotos), e não me parece que os outros peixes lhe andem a dar mordidelas.

b) passa muito tempo na superficie; eu sei que é normal eles irem muitas vezes à superfície, mas passar lá tanto tempo...? Comecei a notar mais frequência neste comportamento desde há cerca de 1 ou 2 meses.

c) dos 3 coridoras é o mais pequeno e dos 2 albinos é o mais branco (poderá ser uma questão de sexo...?)

 

De resto, parece estar óptimo, nada e procura alimento no fundo...

Aqui estão umas fotos do rapaz, reparem nas barbatanas, principalmente na cauda e na boca.

 

200510xDSCN8439.jpg

 

200510xDSCN8434.jpg

 

200510xDSCN8430.jpg

 

 

 

CASO 2: Limpa vidros dourado

 

Há cerca de 2 ou 3 semanas eram dois limpa vidros dourados, mas um já morreu e o único que resta está muito mal. Ambos engordaram muito. Perderam alguma actividade. O sobrevivente apresenta agora áreas hemorrágicas no corpo (e olhos esbugalhados?) (ver fotos).

 

limpavidros1.jpg

 

limpavidros2.jpg

 

limpavidros3.jpg

 

 

CASO 3: Arlequins

 

Pelo menos dois dos 4 arlequins apresentam um único ponto branco no corpo, semelhante a um pequeno grão de sal, brilhante.

Parece corresponder a uma infecção chamada "Ich" (?).

Um destes arlequins tem esse ponto desde que veio para o aquário, há seis meses, e desde aí não sofreu nenhuma altreração visível.

 

 

CASO 4: Barbos tigre albinos

 

HOJE, um dos seis barbos tigre albinos apareceu com este comportamento ao final da tarde: quando pára de nadar adopta uma posição vertical, de boca para baixo, parado e parece tremer... de resto parece-me normal, nadando em cardume com os outros da mesma espécie... Os outros 5 estão como sempre, desde há mais de 5 meses.

Pode não ser nada, foi mesmo ao final da tarde, mas fiquei preocupado...

 

 

Por favor deixem as vossas sugestões para todos estes casos...!

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais