Vítor Sampaio Publicado Novembro 18, 2005 Publicado Novembro 18, 2005 Olá. Estou com alguns problemas no meu aquário e gostava de saber opiniões sobre o que devo fazer. São situações que podem ter a mesma origem (talvez fungos ou bactérias) ou podem ser problemas distintos. O meu aquário tem 1 ano e leva 180 litros de água. pH:7-7.5 (eu sei que é alto...); 24.5ºC. A fauna inclui: 3 Coridoras (2 albinos e 1 bronze); 4 Arlequins, há cerca de 5 meses; 1 Limpa-vidros dourado, há cerca de 3 meses; 6 Barbos tigre albinos; e ainda um pleco, cardinais, neons negros, gouramis, barbos cereja e tetra pristela. Ao todo são 40 peixinhos e, em média, estão cá há uns 6 ou 7 meses. O que eu já fiz: Domingo 13: Mudança de água (20%); 4 pastilhas de Baktopur Direct; Quarta 16: Mudança de água (30%); 4 pastilhas de Baktopur Direct. Resultados: nada que se veja... Algumas questões "simples": No proximo Domingo completam-se 3 dias da segunda dose de Baktopur; devo fazer uma mudança de água, mesmo que páre o tratamento? Devo prolongar o tratamento? Devo iniciar outro tratamento? Qual? Devo separar os peixes? (não tenho como... não tenho hospital...) O Baktopur "estragou" o filtro? E agora como corrigir? Após o tratamento (ou já?) devo dar vitaminas? CASO 1: Coridora Albino Um dos coridoras albinos tem os seguintes sintomas: a) apresenta degradação das barbatanas (ver fotos), e não me parece que os outros peixes lhe andem a dar mordidelas. b) passa muito tempo na superficie; eu sei que é normal eles irem muitas vezes à superfície, mas passar lá tanto tempo...? Comecei a notar mais frequência neste comportamento desde há cerca de 1 ou 2 meses. c) dos 3 coridoras é o mais pequeno e dos 2 albinos é o mais branco (poderá ser uma questão de sexo...?) De resto, parece estar óptimo, nada e procura alimento no fundo... Aqui estão umas fotos do rapaz, reparem nas barbatanas, principalmente na cauda e na boca. CASO 2: Limpa vidros dourado Há cerca de 2 ou 3 semanas eram dois limpa vidros dourados, mas um já morreu e o único que resta está muito mal. Ambos engordaram muito. Perderam alguma actividade. O sobrevivente apresenta agora áreas hemorrágicas no corpo (e olhos esbugalhados?) (ver fotos). CASO 3: Arlequins Pelo menos dois dos 4 arlequins apresentam um único ponto branco no corpo, semelhante a um pequeno grão de sal, brilhante. Parece corresponder a uma infecção chamada "Ich" (?). Um destes arlequins tem esse ponto desde que veio para o aquário, há seis meses, e desde aí não sofreu nenhuma altreração visível. CASO 4: Barbos tigre albinos HOJE, um dos seis barbos tigre albinos apareceu com este comportamento ao final da tarde: quando pára de nadar adopta uma posição vertical, de boca para baixo, parado e parece tremer... de resto parece-me normal, nadando em cardume com os outros da mesma espécie... Os outros 5 estão como sempre, desde há mais de 5 meses. Pode não ser nada, foi mesmo ao final da tarde, mas fiquei preocupado... Por favor deixem as vossas sugestões para todos estes casos...! Obrigado.
Recommended Posts