Recommended Posts

Publicado

Há algum tempo que reparei que um dos meus Tetra Serpae começou a comer pouco e a movimentar-se pouco no aquário. Está praticamente o dia todo na mesma zona do aquário.

 

Hoje à tarde, quando dei de comer ao peixes reparei que o Tetra tinha uma substância branca na zona anal. Alguém me pode dar indicações sobre o que se pode estar a passar com este peixe?

 

Aqui está uma foto tirada hoje à tarde.

 

serpae.jpg

 

 

Cumprimentos.

Publicado:

olá Nelson.

os tetras são os meus peixitos de eleição....e como tal tenho uns 120, distribuidos por umas 8 subespecies....tambem por ter tal quantidade de tetras não custumo facilitar, e quando me aparece algum com pontinho branco, isolo-o logo...é que a chamada doença dos neons, não é exclusiva destes, e pode atacar outros tretas...é menos comum, mas acontece...e essa doença tem dois sintomas que descreveste, que é a descoloração branca e, por ser uma doença que ataca o sistema muscular dos bichos, há um 'entorpecimento' dos mesmos, até ficarem incapazes de se moverem, e andarem ao sabor da corrente, até morrerem. Nos serpae, por terem uma mais rubosta compleição, é natural que este processo seja mais lento.

Atenção que não estou a afiançar que seja este o problema, mas na dúvida, e antes que fiques sem os outros, é melhor isolares esse.

Já agora....eu, pessoalmente, nunca consegui recuperar um peixe com essa doença, pois é extremamente dificil de controlar.

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Publicado:

Obrigado pelas indicações, F.Vicente. Realmente, este é o menos desenvolvido dos Serpae que tenho. Vou tentar fazer algumas pesquisas e, se não encontrar nenhum tratamento...

 

Cumprimentos.

Publicado:

Pela informação que encontrei, também é muito provável que seja tuberculose...

 

A zona branca que o Tetra tem não é provocada por descoloração, como na doença dos néons.