Guppy doente..será obstipação?


Recommended Posts

Oi pessoal,

 

à dois dias que eu reparei que um dos meus guppys está um pouco inchado, e não é fêmea!!

Não sei exactamente do se trata mas suspeito de obstipação.

 

Sintomas:

- Está com o ventre inchado e não é da comida, pois logo de manha, quando ainda não comeram nada, todos se apresentam "normais" e aquele desgraçado parece que esteve a comer a noite inteira.

- está mais parado e não descansa no fundo do aquário passadando grande parte do tempo à superficie.

 

Condições do aquário.

- 40 Litros

- pH - 6.6

- Não tenho valores de nitritos, nitratos e amónia, mas a muda de água foi à dois dias, por isso custa-me a crer que estajam altos.

- Temperatura 28ºc (está regulado para 27, mas com o calor tende a subir).

- Faço TPA's todas as semanas, mudando, 20% de água, com tratamento com aquasafe

- Iluminação 15W/l

- companheiros - néons (5) e corydoras (2) e um caracol misterioso

- Plantas : anubia anã, echinodorus e bacopa, feto de fava

- Decorações - Troncos à inseridos à algum tempo.

- Comida - flocos a plastilhas para as corydoras (alternados). Não dou muito de uma vez só e apenas um vez ao dia.

 

No livro que tenho, a obstipação é tratada com "sulfato de magnésio (sais epson)". o que são sais epson?? e onde posso arranjar sulfato de magnésio.

No entanto não queria aplicar nenhum tratamento até que alguns de vós, bem mais experientes de diga mais alguma coisa.

 

 

Obrigada a todos,

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fui ver ao meu guia de aquariofilia(MANUAL COMPLETO DO AQUARIO)e diz o mesmo que o teu...Chá de sulfato de magnésio...mas tambem pode ser hidropisia...Liga para a ornimundo e diz-lhes os sintomas...eles dir-te-ão alguma coisa... :o

A VITÓRIA É PARA QUEM ACREDITA MAIS TEMPO NELA!!!!:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estaram gravidas? Ja olhaste para a parte de tras a ver se não (palavra corrigida) tem uma mancha preta

 

São machos...disso tenho eu a certeza pois estamos a falar de guppys

 

Não sei se ajuda, mas as escamas não estão levantadas!

 

Vou esperar por mais respostas

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a ver vários sites, e um deles indica que para a obstipação se deve colocar o peixe algum tempo em água com sal de cozinha (1 colher de sal de cozinha para 4 litros de água). Mas o sal de cozinha não é venenoso, ou esta concentração é baixa o suficiente..

 

Obrigada a todos

 

Wooddy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais