Pedr091 Publicado Agosto 18, 2017 Publicado Agosto 18, 2017 Olá pessoal! Após alguns anos afastado do fórum e da aquariofilia, tenho vindo a ponderar iniciar um projecto novo para colocar na sala. Anteriormente, ha uns pares de anos, tive e cuidei de 3 aquas distintos (1 aqua de ~120L com kinguios, 1 aqua ~100L com sul americanos e 1 aqua com ~30L com red cherry). Desfiz-me dos 3 por motivos de força maior e desde entao nao possuí mais nenhum aquario. Neste momento ando em fase de pesquisa e tenho os seguintes dados para aquilo que pretendo: Um aqua com aproximadamente entre 60L e 80L com uma frente de 50/60cm e entre os 30/40cm de altura e largura. Estas dimensões vao depender do móvel que, neste momento está a ser escolhido para o local. Sendo que tenho a noção de quanto maior, melhor. A ideia será ter um comunitário baseado em sul americanos. Cardinais/Neons, Corydoras, Ancistrus, Ramirezis, Nariz de Bebado, por aí... Um tronco e algumas pedras, não me recordo concretamente os tipos de troncos e pedras usados anteriormente. Plantas pouco exigentes pois não pretendo enveredar pelo CO2 e coisas mais complicadas (pelo menos por agora). Substrato, recordo-me de ter utilizado JBL Manado na altura, mas também me recordo de ser um substrato leve e que tinha tendencia para flutuar. Também me recordo de na altura as corydoras que tinha no aqua, terem tido problemas nos bigodes, mas nao me lembro se tinha chegado a conclusao que era do solo. Existem alternativas que se enquadrem nos sul americanos? Quanto ao hardware, tenho andado a pesquisar e pareceu-me bem um filtro externo Eheim Ecco Pro, não sei se o 200 ou o 300. Ou os JBL Cristalprofi 702 ou 902? Usei sempre EHEIM e tenho noção que a opiniao geral acaba por recair nesta marca. Também tenho duvidas por qual dos 2 modelos devo optar. E as calhas (houve um grande update desde a altura em que tive aquas) e parece-me que uma calha de LED é o mais acertado e já reparei que muita gente usa umas calhas CHIHIROS? e também encontrei umas calhas Beamswork (Odyssea?) que me pareceram ter bom aspecto. Neste caso específico, e tendo em conta os fatores fauna e plantas menos exigentes o que aconcelham? Para já parece-me ser isto! E já é extenso. Vou continuar na busca de informações, para fazer um refresh e encontrar mais respostas, mas parece-me que será mais facil encontrar o caminho certo com a vossa ajuda! Cheers! Citar
Recommended Posts