Recommended Posts

Publicado
Boa noite a todos, um dos peixes do aquário do meu sogro adoeceu, gostaria de ajuda com a identificação da doença e tratamento. O peixe está com os olhos esbugalhados, bem saltados, e com um ponto branco em sua calda. Somente este peixe apresenta estes sintomas no aqua, os demais estão aparentemente normais. Embora visivelmente doente, o peixe esta nadando e se alimentando normalmente.

Também aceito sugestões quanto a configuração do aqua, pois assim posso ajudar o dono a melhorar o ambiente para os peixes.

Abaixo segue o formulário respondido com as especificações do aqua, sintomas e fotos do peixe doente. Agradeço desde já a ajuda dos membros do fórum e peço desculpas se o post se encontra fora dos padrões, estou há muito tempo sem utilizar a página. Muito obrigado.

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :

Dimensões do aquário:

Comprimento: 82cmxLargura35cmxAltura 32cm

Volume: 92 litros

Filtro(s): Sump Lateral Embutido

Matérias filtrantes: Filtragem mecânica com lã acrílica (perlon), 2kg de cerâmica, sendo 1kg de cerâmica JBL e 1kg de cerâmica, marca chinesa desconhecida.

Iluminação:

Lâmpada Flurescente doméstica 9W - 6400K 60w

PARÂMETROS DA ÁGUA:

Temperatura da água : 30º(ºC)

pH:_ 6.6

Amônia:_ 0,25ppm

Nitrito:_ Não possui teste

Nitrato:_ Não possui teste

TPA's (Trocas Parciais de Água):

TpA's de 40 a 50% da água a cada 15 dias.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna:

2 Acarás Bandeira, 6 Tetras Negros, 5 Mato Grosso, 1 cascudo.

Aspecto físico:

Um dos Tetras está apresentando olhos esbugalhados, bem saltados do corpo, bem como um ponto branco saltando na calda. Apenas um peixe está doente os outros estão normais.

Aspecto comportamental:

Nadando e se alimentando normalmente.

Aspecto das fezes:

Não consegui detectar.

Alimentação:

Espirulina Alcon, Alcon Basic, Tetra Color e Sera vipagran alternadas, os peixes se alimentam duas vezes ao dia, de manhã e ao final da tarde.

O peixe doente alimenta-se ou não?: O peixe está se alimentando.

Flora:

Aquario sem plantas, somente ornamentos artificiais e um tronco tratado.

Imagens do Peixe Doente

LYmjqB.jpg

60Qi4i.jpg

Publicado:

Acho que não devia de existir essa quantidade de amónia, mas não tenho a certeza.

Plantas artificiais e ornamentos não fazem falta.

Plantas naturais, sim.

TPAs a cada semana de 30%.

Utilizar Seachem Prime para tratar a água um dia antes de entrar no aquário.

Deita uma tampa de Seachem Stability; podes deitar meia tampa a cada duas TPAs, por exemplo.