Aquário Peixe Betta


Ana Neto

Recommended Posts

Olá a todos!

 

Estou a iniciar-me com um aquário de pequena dimensões para apenas um único peixe Betta.

 

Li bastante e percebi que uma beteira minúscula de água fria não seria o mais indicado, então optei por comprar um aquário de 15 litros. Infelizmente percebi que afinal leva na realidade 10 litros com o cascalho de fundo (e deixando uma margem para o peixe vir ao cimo respirar). Não compreendo o porquê desta diferença de litragem. Se soubesse teria comprado maior!

 

Para já, o aquário está a ciclar há uma semana com termostato a 28º e filtro. Coloquei um condicionador na água (Nutrafin Aqua plus). O PH está neutro de momento.

Pelo que tenho lido e pelo que me disse a senhora da loja, a temperatura ideal para o Betta é de 25º pelo que terei de tentar desce-la.

 

Nesta primeira aventura, optei por não colocar plantas e apenas cascalho de rio (incolor)...também resisti a colocar decoração artificial que, pelo que li, não é saudável a médio prazo.

 

Não sei se poderia colocar uma planta artificial com folhas de seda ou se ficaria com todo o espaço livre para nadar...

 

Tenho dúvidas de como poderei vir a fazer as TPAs num aquário destes...se deixo o Betta dentro do aquário ou se o retiro durante a sinfonagem...

 

Estou a pensar ir buscar o peixe no final da próxima semana.

 

Estou a tentar evitar erros ao máximo, por isso agradeço toda a ajuda!

 

Ana Neto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana eu realmente teria comprado um aquário um pouquinho maior porque é mais facil manter... que filtro tens? E que luz tens? Podes fazer a tpa com o peixe la dentro tiras a agua com um sifão pequeno ou uma mangueira. Agora no verão nem me preocupava com o termostato, mais importante é deixares o ciclo bem feito ainda que não estejas com vontade de plantar umas anubias e um bocado de musgo num tronco não ficava mal, não metas nada artificial por favor... boa sorte.

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana!

 

Agradeço muito a tua resposta e esclarecimento.

 

De facto, o aquário não é o ideal, mas terei de estar bem informada para não cometer erros ou evitá-los ao máximo.

O filtro é o que vinha com o aquário que é da Aquatlantis TC-200 Internal Filter com regulador de fluxo. Pelo menos já vi que não faz grande pressão e a regulação é importante para um peixe como o Betta.

 

Quanto às plantas senti algum receio e preferi simplificar nesta primeira fase. Por outro lado este aquário não tem equipamento de luz que faria falta às plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana Neto

Olha lei aqui no Fórum,sobre o ciclo do azoto,

não compres ainda o Beta,sem o ciclo,tem

calma,para que as coisas corram bem,

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada! Sim é o melhor. Já estive a ler e estou mais esclarecida sobre a importância do ciclo do azoto.

Ontem perguntei na loja se seria importante adquirir testes de amónio e de nitratos...mas disseram-se que o de PH seria suficiente.

Como ficarei então a saber se a ciclagem está concluida e é seguro introduzir o peixe?! Achei estranho...

Entretanto já coloquei um pouco de comida no aquário e a água está ligeiramente turva...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana, se a água está turva o ciclo não está concluído.

 

Na minha opinião não deves ter em grande conta as opiniões dos vendedores porque a cima de tudo são vendedores e precisam de apresentar resultados. Claro que há excepções e encontras pessoas esclarecidas em muitas lojas, mas regra geral são jovens com pouco treino e parcos conhecimentos.

 

Expõe as tuas questões aqui e verás que aparecem muitos experts prontos a ajudar com a partilha das suas experiências.

 

Boa sorte para o teu bettario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Tenho dois aquários.

Um com plantas e outro que se pode chamar de plantado ie com muitas plantas.

No meu caso aconteceu e acontece o seguinte (para ambos os aquários)

 

Ambos estiveram sem peixes cerca de 3 semanas.

Fui à loja e levei uma amostra da água para testar nitritos e amónia.

De uma das vezes ainda tinha e por isso não levei peixes, voltei posteriormente para novo teste.

No outro aquário estava tudo bem e comprei uns 3 peixes.

Este serviço fica em 1 ou pouco mais, sendo que por vezes até não levam nada a clientes regulares.

Os testes que tenho são para Nitratos, pH e Fosfatos (todos JBL).

Actualmente raramente os utilizo, pois sigo mais ou menos a mesma rotina, faço as devidas TPAs, e procuro ter um ecossistema que trabalhe em conjunto. Posso dizer-te que há vários meses que não aspiro o aquário.

Obviamente que o facto de ter muitas plantas ajuda a combater os nitratos e o drop checker dá-me uma ideia do pH.

O teste dos fosfatos prende-se com a razão de ter um plantado.

Há quem tenha testes de KH e GH, importantes para certas espécies, nomeadamente invertebrados.

No teu caso aconselho Nitratos e pH, sendo que acho o dos nitratos mais importante já que não estás a lidar com um peixe que necessita de um pH muito diferente da água D'Elcano.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Desde já agradeço ao José a à Anaiv pela ajuda...

 

sinto-me um pouco desacompanhada porque perto da minha casa apenas tenho uma loja agricultura/pet com a respetiva seccão de peixes. Elas têm sido impecáveis e têm me dado algum aconselhamento importante. Pelo menos, não trouxe um peixe e o aquário no mesmo dia para casa!! (A partir daí nunca mais parei de ler e considero a aquariofilia uma ciência...é preciso saber!)

 

Nesta loja penso que não fazem testes à água (o que seria o ideal para mim), mas já que tenho o de PH terei de comprar o de nitratos pelo menos.

Para já não vou ter plantas...prefiro aprender e depois, caso evolua, e com a preciosa ajuda deste site, comprar um com outra capacidade e com outras condições.

 

Peço desculpa mas ainda não coloquei foto do meu pequeno aquário, porque não percebi como se faz ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Desde já agradeço ao José a à Anaiv pela ajuda...

 

sinto-me um pouco desacompanhada porque perto da minha casa apenas tenho uma loja agricultura/pet com a respetiva seccão de peixes. Elas têm sido impecáveis e têm me dado algum aconselhamento importante. Pelo menos, não trouxe um peixe e o aquário no mesmo dia para casa!! (A partir daí nunca mais parei de ler e considero a aquariofilia uma ciência...é preciso saber!)

 

Nesta loja penso que não fazem testes à água (o que seria o ideal para mim), mas já que tenho o de PH terei de comprar o de nitratos pelo menos.

Para já não vou ter plantas...prefiro aprender e depois, caso evolua, e com a preciosa ajuda deste site, comprar um com outra capacidade e com outras condições.

 

Peço desculpa mas ainda não coloquei foto do meu pequeno aquário, porque não percebi como se faz ;)

Boas Ana,

Pode ser uma ciência mas não é preciso ser um génio, é só preciso vontade e isso já deu pra ver que tens muita. Compra o teste para teres mais segurança e vai andando sem pressas com muita calminha e vais ver que vai valer a pena. ;)

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

anaiv é viana invertido, Nuno Viana ao teu dispor ;)

 

Não penses nas plantas como algo que vai complicar, antes pelo contrário, são essenciais para o equilíbrio do ecossistema.

 

Procura plantas que não precisem de substrato, um feto de Java é muito bonito e fácil de manter, mesmo com pouca luz.

Editado por anaiv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela vossa ajuda mais uma vez!

 

Como já tenho o cascalho...o ideal para mim era mesmo uma planta que não precisasse de substrato ;) e já sei de uma loja que tem...no entanto terei de instalar luz porque o meu mini aquário não traz...mas se optar por integrar uma plantinha...devo esperar mais um tempo para colocar o Betta ou posso colocá-lo logo, caso os parametros da água estejam ok?

 

Hoje adquiri o JBL Easy test par ver como estão os parametros.

 

Já agora se os parametros estiverem ok, faço uma pequena TPA antes de colocar o peixe ou não é preciso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgos, fetos de Java e anubias não precisam de substrato, antes pelo contrário, devem ficar amarrados a pedras ou troncos sem enterrar a raíz.

 

Há quanto tempo tens o aquário montado? Se leste sobre o ciclo sabes que tens que aguentar 3 a 4 semanas antes de introduzir o betta....

 

Já pensaste em substituir o betta por uns red cherry? Para essa litragem era mais indicado, eles reproduzem-se bastante mas podes sempre vender ou oferecer aos amigos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos! Agradeço as vossas ajudas :)

 

De facto, terei de arranjar uma planta para um melhor equilíbrio no aquário, no entanto terei de esperar porque na loja onde poderei arranjar não têm nada de momento...agradeço as vossas sugestões, tomei notas.

 

A última análise à água deu: nitratos 0 nitritos 0 cloro 0 dureza (Ok!!) Ph 7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.